Por que comemorar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência?

Felipe Gruetzmacher
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Este artigo traz insights inéditos sobre a data 3 de dezembro, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A Perto Digital quer detalhar o propósito e um pouco do histórico da data nos seguintes itens:

  • Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: história e importância

  • Por que sua marca deve evitar o tokenismo?

  • Acessibilidade digital: como impacta seu site e sua marca?

Entenda como celebrar essa ocasião dedicada à diversidade humana pode fortalecer seu negócio. Confira o motivo pelo qual a acessibilidade digital deve ser uma estratégia constante da sua organização.

Neste Artigo:

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: história e importância

No ano de 1992, a Organização das Nações Unidas, ONU, proclamou a data 3 de dezembro como o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Esse é um momento de comemoração e fomento de estratégias para incluir pessoas com deficiência.

Afinal, ter a data sempre na lembrança estimula avanços em termos sociais na garantia de direitos. Há, ainda, muitas barreiras de inúmeras naturezas que impedem o acesso pleno à saúde, educação e emprego.

O público com deficiência precisa de uma atenção específica dos empreendimentos no que diz respeito à inclusão. Até porque há diversas dimensões de acessibilidade bastante necessárias para elevar a qualidade de vida dessa população.

Por isso, a data vai além da celebração: ela estimula a cocriação de soluções para problemas reais enfrentados pelas pessoas com deficiência. O lema ‘nada sobre nós, sem nós’ reforça que elas devem participar ativamente de qualquer iniciativa, especialmente em ambientes de inovação.

Esse ponto é relevante em diversas dimensões do universo corporativo como:

  • Contratação de talentos diversos: O RH deve valorizar a complementaridade entre skills de equipes. Diferentes perspectivas podem fornecer caminhos inéditos para a inovação empresarial. Além do mais, a inclusão produtiva é uma boa medida para fortalecer o ODS 1, a erradicação da pobreza;

  • Atração e fidelização de clientes: um tratamento sob medida e empático fortalece a conexão entre marcas e mercado. Isso gera maiores resultados financeiros para o seu negócio.

Agora que você já entendeu o legado da data, a Perto aprofunda ainda mais o tema no item abaixo.

Por que sua marca deve evitar o tokenismo?

O principal risco é adotar um marketing superficial, distante das pautas reais das pessoas com deficiência. Isso caracteriza o tokenismo. Um exemplo seria as publicações oportunistas, sem compromisso verdadeiro com inclusão.

Os clientes percebem quando uma marca não é confiável e aberta à diversidade. Esse fato arranha a reputação de qualquer empresa. Não basta somente mencionar sobre práticas inclusivas. A acessibilidade deve ser um tema diário nas empresas.

Assim, a experiência do consumidor com a empresa deve ser genuína em todos os sentidos. O branding deve ser consistente e coerente. A reputação é construída dia após dia e funciona como uma moeda valiosa no ambiente online. Mais adiante, recursos acessíveis para a web serão apresentados como um ponto importante na construção de uma sólida autoridade.

Acessibilidade digital: como impacta seu site e sua marca?

Uma web inclusiva é um ingrediente fundamental para oferecer uma jornada confortável a todos os mercados, principalmente as pessoas com deficiência. Uma navegação com menor atrito posiciona seu site como um local mais acolhedor para diversas formas de uso.

Dessa maneira, a sua empresa está mais alinhada com as causas inclusivas, o que solidifica a credibilidade empresarial. Os ganhos de contar com a acessibilidade digital são vários, como:

  • Uma navegabilidade mais fluida e mais convidativa, o que significa maiores possibilidades de conversão. Seu desempenho financeiro será maior;

  • A satisfação de critérios ESG e ODS, seja qual for o seu nicho ou tamanho do negócio. Esse fator de diferenciação acaba atraindo mais clientes e investimentos;

  • Um uso mais atrativo significa que seu cliente se sentirá mais estimulado a mencionar a sua marca para mais pessoas;

  • Requisitos de acessibilidade ajudam seu site a conquistar posições superiores nos mecanismos de busca.

Mais adiante, vamos aprofundar os conceitos apresentados no texto numa rápida síntese.

Resumo: por que sua marca deve comemorar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência?

Abaixo, a Perto Digital apresenta todos os insights do texto em um formato de perguntas e respostas bem curtas.

O que representa o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência?

Foi criado pela ONU em 1992 para promover direitos, inclusão e eliminar barreiras que ainda dificultam o acesso à saúde, educação, emprego e demais aspectos da vida social.

Por que essa data importa para as marcas?

Porque reforça o compromisso com inclusão, diversidade e práticas internas que valorizam talentos diversos e ampliam a inovação.

Qual é o risco de uma marca apenas “comemorar a data” sem agir de verdade?

Isso caracteriza o tokenismo — quando a empresa publica conteúdos inclusivos apenas por tendência, prejudicando a reputação e a confiança do público.

Como evitar o tokenismo?

Com ações reais e contínuas de inclusão, consistência de branding e compromisso diário com acessibilidade.

Por que a acessibilidade digital é essencial na pauta da deficiência?

Porque torna a web mais fluida, acolhedora e utilizável por todos, fortalecendo a experiência da pessoa usuária e a credibilidade da marca.

Quais são os principais benefícios da acessibilidade digital para empresas?

Melhor navegação, mais conversões, alinhamento com ESG/ODS, aumento da autoridade da marca e melhor ranqueamento nos mecanismos de busca.

Conclusão:

Comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência expressa o compromisso da sua empresa em apoiar causas inclusivas. Para tanto, sua organização deve contar com os recursos certos.

A Perto Digital oferece um conjunto de ferramentas indispensáveis para agregar acessibilidade em seu site. A proposta do ecossistema Perto é o mais completo do mercado. Ele alinha empreendedorismo, tecnologia, inteligência artificial e inovação acessível de alto impacto social.

A transformação digital pode elevar o padrão do seu negócio. Fale com nossos especialistas e conheça os recursos acessíveis que tornarão seu site realmente preparado para receber todas as pessoas.

Felipe Gruetzmacher

Felipe Emilio Gruetzmacher é um homem autista que atua como redator da Perto Digital, diretor de produção textual da diverSCInnova, copywriter da Editora Simulacro e blogueiro do site da ANAGEA (Associação Nacional dos Gestores Nacionais). Acredita no potencial da tecnologia em transformar a experiência digital e promover a inclusão das pessoas com deficiência.
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