
Este artigo traz insights inéditos sobre a data 3 de dezembro, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A Perto Digital quer detalhar o propósito e um pouco do histórico da data nos seguintes itens:
Entenda como celebrar essa ocasião dedicada à diversidade humana pode fortalecer seu negócio. Confira o motivo pelo qual a acessibilidade digital deve ser uma estratégia constante da sua organização.
No ano de 1992, a Organização das Nações Unidas, ONU, proclamou a data 3 de dezembro como o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Esse é um momento de comemoração e fomento de estratégias para incluir pessoas com deficiência.
Afinal, ter a data sempre na lembrança estimula avanços em termos sociais na garantia de direitos. Há, ainda, muitas barreiras de inúmeras naturezas que impedem o acesso pleno à saúde, educação e emprego.
O público com deficiência precisa de uma atenção específica dos empreendimentos no que diz respeito à inclusão. Até porque há diversas dimensões de acessibilidade bastante necessárias para elevar a qualidade de vida dessa população.
Por isso, a data vai além da celebração: ela estimula a cocriação de soluções para problemas reais enfrentados pelas pessoas com deficiência. O lema ‘nada sobre nós, sem nós’ reforça que elas devem participar ativamente de qualquer iniciativa, especialmente em ambientes de inovação.
Esse ponto é relevante em diversas dimensões do universo corporativo como:
Agora que você já entendeu o legado da data, a Perto aprofunda ainda mais o tema no item abaixo.
O principal risco é adotar um marketing superficial, distante das pautas reais das pessoas com deficiência. Isso caracteriza o tokenismo. Um exemplo seria as publicações oportunistas, sem compromisso verdadeiro com inclusão.
Os clientes percebem quando uma marca não é confiável e aberta à diversidade. Esse fato arranha a reputação de qualquer empresa. Não basta somente mencionar sobre práticas inclusivas. A acessibilidade deve ser um tema diário nas empresas.
Assim, a experiência do consumidor com a empresa deve ser genuína em todos os sentidos. O branding deve ser consistente e coerente. A reputação é construída dia após dia e funciona como uma moeda valiosa no ambiente online. Mais adiante, recursos acessíveis para a web serão apresentados como um ponto importante na construção de uma sólida autoridade.
Uma web inclusiva é um ingrediente fundamental para oferecer uma jornada confortável a todos os mercados, principalmente as pessoas com deficiência. Uma navegação com menor atrito posiciona seu site como um local mais acolhedor para diversas formas de uso.
Dessa maneira, a sua empresa está mais alinhada com as causas inclusivas, o que solidifica a credibilidade empresarial. Os ganhos de contar com a acessibilidade digital são vários, como:
Mais adiante, vamos aprofundar os conceitos apresentados no texto numa rápida síntese.
Abaixo, a Perto Digital apresenta todos os insights do texto em um formato de perguntas e respostas bem curtas.
Foi criado pela ONU em 1992 para promover direitos, inclusão e eliminar barreiras que ainda dificultam o acesso à saúde, educação, emprego e demais aspectos da vida social.
Porque reforça o compromisso com inclusão, diversidade e práticas internas que valorizam talentos diversos e ampliam a inovação.
Isso caracteriza o tokenismo — quando a empresa publica conteúdos inclusivos apenas por tendência, prejudicando a reputação e a confiança do público.
Com ações reais e contínuas de inclusão, consistência de branding e compromisso diário com acessibilidade.
Porque torna a web mais fluida, acolhedora e utilizável por todos, fortalecendo a experiência da pessoa usuária e a credibilidade da marca.
Melhor navegação, mais conversões, alinhamento com ESG/ODS, aumento da autoridade da marca e melhor ranqueamento nos mecanismos de busca.

Comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência expressa o compromisso da sua empresa em apoiar causas inclusivas. Para tanto, sua organização deve contar com os recursos certos.
A Perto Digital oferece um conjunto de ferramentas indispensáveis para agregar acessibilidade em seu site. A proposta do ecossistema Perto é o mais completo do mercado. Ele alinha empreendedorismo, tecnologia, inteligência artificial e inovação acessível de alto impacto social.
A transformação digital pode elevar o padrão do seu negócio. Fale com nossos especialistas e conheça os recursos acessíveis que tornarão seu site realmente preparado para receber todas as pessoas.

O marketing inclusivo vem ganhando destaque por sua capacidade de conectar marcas a públicos...
Ler artigo

Este artigo traz insights inéditos sobre a data 3 de dezembro, o Dia Internacional das Pessoas...
Ler artigo

A Lei 15.263/25, publicada na segunda-feira, dia 17/11/2025, no Diário Oficial determina que a...
Ler artigo