Sua empresa realmente pratica inclusão — ou apenas parece inclusiva? Descubra como a acessibilidade digital evita armadilhas como o tokenismo e o social washing!
Em algumas organizações, muitas iniciativas de inclusão fracassam porque são apenas simbólicas. Neste texto, você vai entender o que caracteriza esse tipo de prática e como combatê-la com estratégias reais. Vamos detalhar como a inovação trazida pelo ecossistema Perto Digital pode gerar acesso equitativo. Assim, o artigo apresentará esse tema dentro dos seguintes eixos:
A proposta da Perto Digital vai além da oferta de bons plugins. Nosso propósito é colaborar com a construção de conhecimento. Queremos apoiar nossos clientes para construir, de fato, um mundo mais inclusivo.
O material “Pequeno guia para a inclusão de autistas no mercado de trabalho para organizações” de Mariana Moreira Andrade, Felipe Emílio Gruetzmacher e Ghael Henrique Leite fornece um bom detalhamento sobre o tema.
A sigla ESG significa Environmental (ambiental), Social (social) e Governance (governança). Ela incorpora boas práticas empresariais que levam em consideração aspectos ambientais, sociais e de governança em um negócio.
O “S” de Social pode ser efetivado com a incorporação de soluções acessíveis em sites, por exemplo. Até mesmo pequenas empresas podem usufruir da incorporação do conceito de ESG.
Além disso, o posicionamento da empresa de acordo com o ESG representa uma vantagem competitiva quando se trata de conteúdo para redes sociais. Organizações que incorporam o ESG devem evitar o social washing que consiste em ações sociais, pontuais e superficiais.
Essas ações não geram resultados reais e têm como objetivo apenas gerar marketing. O foco é somente associar a marca à responsabilidade social.
O tokenismo é um desdobramento do social washing. Trata-se de ações que simulam a inclusão de grupos diversos, mas sem gerar transformação real nas empresas. Um exemplo seria a contratação de pessoas com deficiência somente para cumprir cotas, sem um plano de carreira consistente. Podemos citar outros exemplos:
A acessibilidade digital pode evitar o tokenismo e reforçar o compromisso da empresa com o ESG de diversas maneiras. Por exemplo:
É relevante afirmar: assim como o tokenismo não se restringe às pessoas com deficiência, o acesso é válido para todos os públicos. Ferramentas e jornadas inclusivas são úteis para qualquer perfil de pessoa usuária.
Esta seção traz perguntas estrategicamente elaboradas para detalhar ainda mais este texto e fazer um resgate das ideias mais importantes. Confira!
São ações de fachada, feitas apenas para parecer responsáveis socialmente.
Associar a marca à responsabilidade social apenas para fins de marketing.
É a falsa inclusão de grupos minoritários em empresas, como contratar apenas para cumprir cotas.
A inclusão real promove oportunidades efetivas. O tokenismo apenas simula mudanças, sem impacto estrutural.
É um conjunto de boas práticas ambientais, sociais e de governança adotadas pelas empresas.
Ela garante acesso real e equitativo, promovendo inclusão digital autêntica.
Facilita o uso de sistemas internos por todas as pessoas, promovendo a valorização da diversidade.
Sites acessíveis atraem mais candidatos diversos. Isso amplia a inclusão.
Não. Ela beneficia todo tipo de pessoa.
A acessibilidade digital tem um potencial incrível para posicionar empresas contra o tokenismo e o social washing. As soluções da Perto Digital são as mais completas do mercado. Elas foram projetadas para atender todos os públicos com deficiência e, ainda, simplificar a navegação de pessoas sem deficiência.
Com a tecnologia assistiva Perto, sua marca vai impactar o mundo! Quer potencializar a internet acolhedora na sua instituição com os mais completos plugins do mercado? Converse com nossa equipe de especialistas e transforme sua empresa em um ambiente digitalmente acessível.