A internet e as tecnologias assistivas criam novas oportunidades de incluir pessoas com deficiência. Com as possibilidades trazidas pela inovação, pessoas com limitações de mobilidade ou de comunicação podem se expressar e interagir. Desse modo, elas podem:
Portanto, este texto vai construir conhecimento a partir dos seguintes subtítulos:
Esse cenário representa a possibilidade de as pessoas com deficiência criarem maior conexão com a sua marca. Desse modo, seu empreendimento consegue fechar mais vendas e transforma clientes em fãs apaixonados pela sua solução.
O propósito deste texto é detalhar as tecnologias assistivas para que você entenda a aplicabilidade dela. Afinal, as tecnologias assistivas têm um uso diversificado. Conheça mais sobre o tema abaixo:
A Tecnologia Assistiva corresponde a produtos e serviços que ampliam a funcionalidade e a participação social de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A informática fornece bons exemplos de tecnologia assistiva. O hardware-padrão não foi projetado para contemplar as necessidades e especificações das pessoas com deficiência. Os tradicionais computador, mouse e teclado oferecem um uso não muito convidativo para elas.
Em virtude disso, foram criadas ferramentas adequadas para a inclusão digital. O caso de adequar recursos não é uma novidade. A própria História tem variados exemplos de apoio dado às pessoas com deficiência.
Os tipos de tecnologia assistivas no ramo da internet correspondem a recursos que derrubam barreiras digitais. Até porque a acessibilidade digital é um ganho significativo para diversos públicos. Recursos acessíveis melhoram a vida de pessoas com deficiência, idosos e indivíduos pertencentes às classes mais baixas. Empresas, quando oferecem facilidades, conquistam um maior número de clientes.
Sem essas ferramentas e adaptações, as pessoas podem ser excluídas virtualmente. Uma barreira é qualquer obstáculo físico ou atitude que impeça a participação plena de uma pessoa com deficiência.
Essa barreira limita o acesso à acessibilidade, liberdade de movimento e de expressão, comunicação, acesso à informação ou circulação com segurança. As tecnologias assistivas auxiliam a pessoa com deficiência a superar a exclusão digital.
Neste ponto, o computador se transforma numa oportunidade de se expressar e interagir. As tecnologias assistivas englobam diversos equipamentos, estratégias, práticas e serviços. Elas proporcionam qualidade de vida e inclusão para as pessoas com deficiência.
Seus benefícios incluem a ampliação da independência e autonomia. Toda a tecnologia assistiva compartilha dessas características:
No contexto digital, tecnologias assistivas possibilitam que pessoas com deficiência usem computadores. Essas deficiências podem ser físicas, sensoriais ou cognitivas, transitórias ou permanentes.
Essa variedade de soluções contempla diferentes usos por uma pluralidade de pessoas usuárias. Essas tecnologias ampliam a possibilidade das pessoas com deficiência de interagir, comprar, vender e se relacionar digitalmente.
A inclusão digital permite a construção de uma sociedade da informação acolhedora para o uso da informação pela diversidade. Assim, esta inovação para todos os perfis faz com que seu negócio esteja mais perto da realidade do cliente. Essa proximidade garante maior lucro e vendas efetuadas para seu empreendimento.
O intuito desta parte do texto é apresentar questões especialmente elaboradas para sintetizar as ideias discutidas no artigo.
São ferramentas, equipamentos e serviços que promovem a inclusão e autonomia de pessoas com deficiência no ambiente digital.
Permitir que pessoas com deficiência tenham acesso, comunicação e participação plena na sociedade digital.
Surgiram para adaptar equipamentos padrão, como mouse e teclado, às necessidades de pessoas com deficiência.
Elas promovem acessibilidade, autonomia e inclusão, melhorando a qualidade de vida e ampliando oportunidades.
Pessoas com deficiência, idosos e populações de baixa renda.
Aumentam o alcance de clientes e fortalecem a relação com o público, gerando mais vendas e fidelização.
Incluem mouses e teclados adaptados, softwares de navegação e recursos de controle por movimentos, voz ou olhar.
Mouse com acionadores, foot mouse, mouse de cabeça, de olhos, de boca (Sip-N-Puff) e navegação por face.
Existem teclados ampliados, reduzidos, em Braille, com etiquetas em Braille e teclados virtuais.
Marcas empresariais que oferecem uma navegação mais amigável e inclusiva conquistam um relevante espaço no mercado. Nós da Perto Digital oferecemos um conjunto de recursos e ferramentas para que seu site seja mais acessível e inclusivo.
Com nossas soluções, a jornada digital é completa e compatível com todas as necessidades das pessoas com deficiência. Agende uma conversa com nossos especialistas e transforme a oferta da sua experiência digital.