Quais são os 7 Principais Tipos de Acessibilidade? Como Tornar a Inclusão Digital Real e Sustentável

Felipe Gruetzmacher
Instagram da Perto DigitalFacebook da Perto DigitalCanal do Youtube da Perto Digital

A acessibilidade é vital para a inclusão. Neste artigo, você conhecerá mais sobre as diferentes maneiras de acesso. Afinal, uma sociedade só consegue acolher diferentes perfis de pessoas se atender às necessidades específicas de cada uma. O texto aborda os seguintes temas:

  • O que diz a Lei sobre Pessoas com Deficiência?

  • Como cada tipo de acessibilidade contribui para a inclusão?

  • Como a inclusão digital pode ser reforçada com essas dimensões da acessibilidade?

Confira nosso conteúdo e aprofunde seus conhecimentos sobre as dimensões da acessibilidade no texto abaixo.

O que diz a Lei sobre Pessoas com Deficiência?

O artigo 2º da Lei 13.146, de 6 de julho de 2015, traz o conceito de pessoa com deficiência. O texto descreve essa definição da seguinte forma:

“Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.”

Uma situação ajuda a contextualizar essa terminologia: Uma pessoa que utiliza cadeira de rodas para se deslocar tem um impedimento de natureza física. Se ela se depara com uma calçada esburacada — um ambiente não acessível — pode enfrentar dificuldades para participar plenamente da vida em sociedade.

Conhecer essa definição contribui para o entendimento das dimensões da acessibilidade. Agora que você compreende o conceito legal de deficiência, vamos explorar essas dimensões.

Como cada tipo de acessibilidade contribui para a inclusão?

Essa parte do texto diz respeito às 7 dimensões da acessibilidade. Cada um desses aspectos será desenvolvido com a profundidade que o tema merece.

  • Acessibilidade atitudinal: consiste em atitudes proativas que garantem um mundo mais acessível e inclusivo para pessoas com deficiência.
    Ações focadas no respeito e fim da discriminação são a base para outras acessibilidades e mudança social. Em empresas, por exemplo, a pauta da diversidade deve envolver todas as equipes e times. A cultura empresarial deve oferecer ambiente de pertencimento e aceitação das diferenças.
    Perguntas bem colocadas para entender o contexto do outro são formas de causar um impacto positivo. Repensar e redesenhar processos, comunicação, estruturas físicas, tecnologias e a gestão de talentos são consequências desse primeiro item. É um toque de humanização real para o empreendimento e um acréscimo para a qualidade de vida no trabalho;

  • Acessibilidade arquitetônica: são espaços e dimensões físicas que garantem maior comodidade e praticidade para todas as pessoas. Rampas, disponibilização de braille em elevadores e barras de acesso em sanitários são exemplos. Trata-se de uma arquitetura que acolhe diferentes perfis de público e atende necessidades específicas.
    Seguir bons critérios técnicos e prestar atenção nas características dos locais podem gerar uma maior sensibilização. Assim, é possível instalar meios que facilitem a vida das pessoas com deficiência;

  • Acessibilidade programática: consiste na remoção de barreiras encontradas em leis, políticas, regulamentos e normas que dificultam a participação social plena das pessoas com deficiência. O caráter acessível deve ser incorporado até mesmo no âmbito jurídico. Com esses instrumentos, o Estado consegue promover e assegurar o exercício dos direitos, seguindo os critérios da igualdade e equidade. O propósito é a inclusão social e a ampliação da cidadania. Essas regras possibilitam uma vida com mais qualidade e estimulam o protagonismo das pessoas com deficiência — reconhecendo-as como cidadãs e cidadãos.

  • Acessibilidade pedagógica. é um importante instrumento para mitigar as disparidades educacionais e econômicas. Consiste no redesenho de metodologias, processos e materiais de ensino que favoreçam o aprendizado de estudantes com deficiência. O uso de letras ampliadas, textos coloridos ou em braille são boas práticas.
    No contexto empresarial, um exemplo seria a flexibilização dos critérios de seleção para acolher talentos diversos;

  • Acessibilidade comunicacional: diz respeito a métodos comunicacionais adequados para diferentes audiências, perfis e públicos. Palestras que contam com intérpretes de línguas e audiodescrição de imagens e filmes são medidas que asseguram um bom entendimento para pessoas com deficiência auditiva e visual;

  • Acessibilidade natural: É a tentativa de mitigar ou retirar barreiras naturais. É a acessibilidade em praias, trilhas, paisagens naturais e unidades de conservação, por exemplo; 

  • Acessibilidade instrumental: Diz respeito às ferramentas utilizadas em atividades de trabalho, estudo, aprendizagem e lazer. Elas devem ser projetadas para atender pessoas com deficiência. Um software de leitura de tela é um exemplo de instrumento que atende as necessidades das pessoas com deficiência visual. Sites que incorporam a acessibilidade podem contar com plugins específicos para fornecer uma melhor experiência.

Como a inclusão digital pode ser reforçada com essas dimensões da acessibilidade?

A inclusão digital pode ser apoiada de diversas formas com essas dimensões. Por exemplo:

  • Sites acessíveis são essenciais para acolher pessoas no ambiente empresarial. Recursos digitais inclusivos ajudam a desenvolver talentos diversos. A acessibilidade digital e a atitudinal se complementam;

  • Plugins instalados em sites promovem uma experiência mais acessível e incentivam a visita a espaços físicos. Por exemplo, quando um restaurante tem um site acessível, mais pessoas se sentem encorajadas a ir até o local. Isso, por sua vez, exige uma estrutura física igualmente acessível;

  • Ambientes virtuais que apresentam leis precisam ser acessíveis para garantir o acesso à informação. Isso é uma combinação entre recursos online e acessibilidade programática. Um site de fácil navegação amplia as oportunidades de conhecimento sobre legislação, direitos, deveres e demais obrigatoriedades legais.

Bem, estes são apenas três exemplos de como as dimensões da acessibilidade podem reforçar a inclusão digital. Há bem mais! Mesmo assim, já foi possível concluir como as dimensões estão fortemente conectadas.

A Perto Digital reforça seu aprendizado com um resumo estratégico

Esta seção contribui para enriquecer seu conhecimento com perguntas que sintetizam todas as ideias do texto acima.

O que é uma pessoa com deficiência, segundo a lei?

É aquela com impedimentos físicos, mentais, intelectuais ou sensoriais de longo prazo que, ao interagir com barreiras, tem limitada sua participação na sociedade.

Quais são as 7 principais dimensões da acessibilidade?

Atitudinal, Arquitetônica, Programática, Metodológica, Comunicacional, Natural e Instrumental.

O que é acessibilidade atitudinal?

É o respeito às diferenças e a eliminação de preconceitos, promovendo uma cultura inclusiva e empática.

O que é acessibilidade arquitetônica?

É a adaptação de espaços físicos com rampas, sinalização, barras de apoio, entre outros, para facilitar o acesso a todos.

O que é acessibilidade programática?

É a existência de leis e normas que garantem os direitos das pessoas com deficiência, promovendo equidade e cidadania.

O que é acessibilidade metodológica?

É o uso de métodos, materiais e processos adaptados para facilitar o aprendizado e a inclusão no trabalho e na educação.

O que é acessibilidade comunicacional?

É o uso de recursos como intérpretes de Libras, legendas e audiodescrição para facilitar a comunicação.

O que é acessibilidade natural?

É a adaptação de ambientes naturais, como praias e trilhas, para garantir o acesso de pessoas com deficiência.

O que é acessibilidade instrumental?

É a adaptação de ferramentas, como softwares e dispositivos, para garantir autonomia no trabalho, estudo e lazer.

Conclusão:

Perceba como cada dimensão da acessibilidade cumpre uma função bem específica na inclusão da diversidade.  

A proposta da Perto Digital foca, prioritariamente, no acesso à web para proporcionar um cotidiano mais autônomo para pessoas usuárias de soluções acessíveis.
Nosso propósito é fornecer todos os recursos necessários que seu site necessita para ser mais inclusivo. 

Seu negócio pode abraçar uma base muito maior do mercado se contar com a tecnologia certa. Converse com nossa equipe para conhecer mais dos diferenciais da solução Perto Digital.

Newsletter

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Posts relacionados

Nenhum post.