Símbolos trazem significados. Quando nomeamos ou simbolizamos alguma coisa, ela passa a existir em nossa memória coletiva. O Símbolo Internacional de Acessibilidade estimula que sempre lembremos a importância da inclusão no nosso cotidiano. A Perto Digital tem o propósito de trazer sempre novidades relacionadas à causa da pessoa com deficiência. Então, o objetivo desse texto é analisar este tema da acessibilidade.
Compreender a simbologia da acessibilidade é essencial para criar jornadas digitais mais inclusivas. Logo, o nosso texto vai passar pelos seguintes pontos:
Perceba como a acessibilidade é um aspecto constante dos negócios, indo além do hype. Assim, seu empreendimento pode incorporar inovações inclusivas no seu portfólio de serviços, como um site acessível. Por isso, leia mais sobre o assunto abaixo para identificar dores de mercado não atendidas. Com milhões de brasileiros vivendo com algum tipo de deficiência, a inclusão digital nunca foi tão urgente.
Ele substitui o Símbolo Internacional de Acesso que consistia numa imagem de cadeira de rodas. No nosso Brasil, essa mudança foi aprovada pelo Plenário do Senado em 2025. Já o novo símbolo, criado pelas Nações Unidas em 2015, é mais inclusivo, pois não se limita apenas às pessoas sem mobilidade.
Ele consiste em uma imagem com uma pessoa num círculo, representando todos os tipos de deficiência. O símbolo deverá ser usado em locais ou serviços que possibilitam o acesso, a circulação e a utilização por qualquer pessoa com deficiência.
Dessa forma, a sociedade será sempre lembrada da existência de outros perfis de pessoas com deficiência e a diversidade. A representatividade importa muito! O símbolo anterior não apresentava uma mensagem verdadeiramente inclusiva, não atendendo as necessidades de pessoas com deficiências intelectuais ou sensoriais. Agora que você entende o símbolo, vamos explorar seu impacto social e jurídico.
Em primeiro lugar, ele comunica, de forma sensível, que é necessário garantir respeito e autonomia para todos os perfis de pessoas. A Lei 7.405 de 1985 estabelecia o Símbolo Internacional de Acesso como obrigatório no Artigo 1º com o seguinte texto:
É obrigatória a colocação, de forma visível, do "Símbolo Internacional de Acesso", em todos os locais que possibilitem acesso, circulação e utilização por pessoas portadoras de deficiência, e em todos os serviços que forem postos à sua disposição ou que possibilitem o seu uso.
Agora, o Projeto de Lei n° 2199, de 2022 apresenta o propósito dele com o texto introdutório:
Estabelece a utilização do Símbolo Internacional de Acessibilidade; altera a Lei nº 7.405, de 12 de novembro de 1985; e dá outras providências.
Perceba como o Projeto de Lei n° 2199, de 2022 modifica a antiga Lei nº 7.405, de 12 de novembro de 1985. Há, ainda, outras diferenças bem notáveis entre ambas. A Lei 7.405 de 1985 estabelece critérios como:
São elementos que facilitam e simplificam a rotina das pessoas com deficiência. Já o projeto acrescenta o piso de faixa de circulação com superfície regular, estável e antiderrapante e inclinação transversal não superior a 3% em áreas externas. Além disso, acrescenta percursos com pisos táteis direcionais e de alerta, perfeitamente encaixados, integrados e sem desníveis em seu contorno. Incorpora contorno, mapas ou maquetes táteis com informação sobre os locais mais utilizados como banheiros e restaurantes.
É um símbolo que provoca mais empatia! Esses acréscimos fazem uma enorme diferença para pessoas cegas, pessoas com baixa visão e indivíduos que necessitam de recursos para poder se orientar. É uma mudança de mentalidade.
O IBGE cita que há cerca de 18,6 milhões de pessoas com 2 ou mais anos de idade que apresentam algum tipo de deficiência. Isso equivale a quase 9% da população do Brasil. Assim, o mercado de consumo interno somente no Brasil é bastante expressivo para negócios com sites acessíveis. Além do mais, a expectativa é que essa troca e esses acréscimos feitos pelo Projeto de Lei 2199, de 2022 estimule uma ampliação de consciência sobre a inclusão. Um maior número de pessoas vai demandar recursos e ferramentas relacionadas à acessibilidade.
O acesso é, então, uma demanda mercadológica e uma obrigatoriedade legal. Esse cenário estimula que a adoção de uma internet acessível seja estratégica para as empresas. A oferta de um site acolhedor traz vantagens como:
Com tantas vantagens competitivas, a Perto Digital oferta diversos recursos para que seu site seja acessível. Itens estratégicos como o Plugin Perto e o Libras Perto são exemplos que proporcionam acessibilidade real para diferentes tipos de deficiência.
Esta parte do texto fornecerá 3 perguntas especialmente elaboradas para trazer uma rápida e aprofundada síntese do nosso texto. Acompanhe nosso resumo a seguir:
Criado pela ONU em 2015, o símbolo representa todos os tipos de deficiência, substituindo o antigo símbolo da cadeira de rodas. Ele passou a ser oficial no Brasil em 2025.
Ele promove inclusão, empatia e representatividade, lembrando que a acessibilidade deve atender a todos os tipos de deficiência.
A expectativa é que o símbolo ajude a modificar a percepção sobre a causa das pessoas com deficiência. Essa mudança de mentalidade pode estimular a criação de sites e serviços acessíveis, ampliando o alcance a milhões de consumidores e gerando benefícios como maior visibilidade, lucro e responsabilidade social.
Nosso texto tratou de percorrer um pequeno histórico relacionado à mudança de símbolos. Nosso objetivo foi mostrar como uma web acessível é necessária. Todo o mercado e as leis emitem sinais da urgência e importância do tema. A Perto Digital oferece um conjunto de recursos capazes de agregar acessibilidade em sites de qualquer nicho. Nossas ferramentas e plugins são flexíveis e adaptáveis para garantir que seu negócio tenha uma boa performance.
Somos um agente de transformação digital com o propósito de posicionar ecossistemas digitais como espaços web inclusivos e acessíveis. Fale com um especialista da Perto Digital e transforme seu site em uma referência de inclusão.