Quais as 5 principais crenças equivocadas sobre a acessibilidade na internet?

Felipe Gruetzmacher
Instagram da Perto DigitalFacebook da Perto DigitalLinkedin da Perto DigitalCanal do Youtube da Perto Digital

As principais crenças equivocadas são que acessibilidade é só para pessoas com deficiência visual, custa caro, demora muito, agrega valor para um público pequeno, é melhor implementar a navegação em etapas posteriores da criação do site e fazer uma página somente para pessoas com deficiência.

A Perto Digital quer apoiar sua empresa a melhorar a experiência na web cada vez mais. Por isso, oferecemos um conteúdo estrategicamente escrito para formar opiniões e desconstruir pensamentos errôneos sobre o acesso para sites.

A leitura deste artigo servirá para esclarecer muitos pontos e dúvidas. Vamos mergulhar num universo de informações e responder as perguntas: 

  • Como essas crenças equivocadas impactam o seu negócio e a rotina do consumidor com deficiência?

  • O que se pode fazer para quebrar esses mitos sobre a inclusão digital?

O blog da Perto quer transformar seu cotidiano empresarial com o conteúdo mais certeiro para as suas demandas! Fique conosco e leia nosso artigo! Busque conhecimento!

Como essas crenças equivocadas impactam o seu negócio e a rotina do consumidor com deficiência?

Esta seção trará reflexões sobre como crenças equivocadas podem servir como barreira ao progresso do seu negócio. Além disso, vamos explorar os efeitos delas no contexto do público com deficiência. Confira:

  • Crença equivocada 1 -”Acessibilidade digital é somente para pessoas com deficiência visual”: O fato é que pessoas cegas ou com baixa visão não são os únicos públicos que necessitam de soluções acessíveis. Não considerar esses variados perfis pode fazer sua empresa perder lucro e possibilidades de vendas. Assim, os consumidores com deficiência podem perder ótimas oportunidades de comprar boas soluções. Afinal, indivíduos com deficiência motora, auditiva ou intelectual também devem ser levados em consideração na hora de implementar acessibilidade. O ecossistema Perto Digital entrega soluções para sua marca encantar clientes com qualquer tipo de deficiência.

  • Crença equivocada 2 - “A acessibilidade é um custo alto demais e demorado”: Todo o investimento em sites acessíveis necessita de avaliação prévia. Assim, com essa avaliação prévia, você pode descobrir se os benefícios superam o custo e o tempo levado pelo projeto para lucrar.  Com planejamento e gestão dos riscos, sua empresa experimentará um bom resultado com a acessibilidade digital. Por isso, as adaptações devem ser feitas desde o início da criação do site. Até porque o custo adicional para um novo projeto não existe. Esse é o caso de você terceirizar o seu marketing para uma agência: você deve implementar o acesso para sites desde o início no trabalho em rede. Consumidores com deficiência vão se sentir conectados com a sua marca! 

  • Crença equivocada 3 - “A experiência digital agrega valor para um mercado muito pequeno”: A raiz desse equívoco está em desconhecer a natureza das deficiências. A tendência é julgar de modo enviesado a viabilidade de um negócio se desconsiderarmos contextos. Até porque existem muitas pessoas com deficiência somente em território brasileiro. A incorporação de soluções acessíveis faz com que seu negócio impacte um maior mercado. Além disso, com uma internet acessível, uma maior fatia de pessoas pode se relacionar, consumir e procurar emprego. É um ganho para todas as partes do ecossistema. 

  • Crença equivocada 4 - “É melhor deixar a implementação da acessibilidade depois da criação do site”: Em todos os casos, priorizar a navegação digital acessível deve acontecer logo. Uma comparação simplifica entender as coisas: custa caro e é uma atitude irracional inaugurar um prédio com escadas e quebrá-las para construir rampas. É um claro sinal de falta de prioridades, desperdício de tempo e dinheiro. Da mesma forma, deixar a implementação da acessibilidade para depois de projetar um produto digital é bem mais custoso do fazer isso mais cedo. Até porque não tem custo adicional com novos projetos se a experiência digital acessível for introduzida desde o começo no seu portfólio de inovações. Além do mais, em geral, o primeiro projeto acessível demanda custo e tempo maiores. Isso acontece porque sua liderança precisa capacitar times e colaboradores. O custo é barateado com o passar do tempo, já que as equipes aprendem como cada projeto novo. Processos são agilizados. O custo, na realidade, é um investimento: a ampliação do seu mercado significa retorno financeiro. Erros e problemas com obrigatoriedade legal podem ser detectados mais facilmente com essas estratégias de priorização. A oferta de sites acolhedores é um exercício de combate ao capacitismo e alinhamento entre seu propósito comercial e expectativas dos clientes.   

  • Crença equivocada 5: “É mais vantajoso criar páginas específicas para os visitantes com deficiência”: Sua equipe de designers terá mais trabalho para criar e manter as páginas. As páginas reservadas para o público com deficiência corre o risco de ficarem desatualizadas. A tecnologia e a priorização da acessibilidade permitem criar sites funcionais e acessíveis simultaneamente.

O que se pode fazer para quebrar esses mitos sobre a inclusão digital?

Inserir funcionalidades inclusivas e acessíveis é um primeiro passo para quebrar preconceitos. O crescimento da sua marca através de uma internet acolhedora é uma tripla vantagem. 

Seus clientes ficarão encantados, sua marca vai lucrar e desfazer muitos preconceitos contra a web acessível. Pense no impacto social indireto que seu empreendimento oferecerá para o mercado!  

Quer recapitular todo o nosso conteúdo e aprofundar seus conhecimentos sobre acessibilidade na web?

Esta parte do artigo tem uma finalidade bem específica: refrescar sua memória realizando um rápido apanhado geral do nosso artigo. Saiba mais abaixo!

Quais as principais crenças equivocadas sobre o acesso na web?

Acessibilidade é só para pessoas com deficiência visual, custa caro, demora muito, agrega valor para um mercado pequeno, é melhor implementar a navegação em etapas posteriores da criação do site e fazer uma página somente para pessoas com deficiência.

Por que a acessibilidade digital não é cara e demorada?

Com planejamento adequado, as adaptações podem ser feitas desde o início do projeto, sem custos adicionais.

A acessibilidade digital agrega valor para um público pequeno?

Não, ela abre o mercado para milhões de pessoas com deficiência, ampliando o alcance do negócio.

É melhor deixar a acessibilidade para depois da criação do site?

Não, é mais caro e ineficiente implementá-la depois. O ideal é introduzir a acessibilidade desde o início do projeto.

A acessibilidade só impacta pessoas com deficiência visual?

Não! Todo o mercado constituído de pessoas com qualquer deficiência acaba sendo beneficiado.

É melhor ter páginas específicas para pessoas com deficiência?

Não! Essa estratégia só vai gerar trabalho desnecessário para o seu time. Concentre-se em criar sites que combinam beleza, funcionalidade e acesso.

Conclusão:

Celebre as diferenças humanas! A Perto Digital oferece um conjunto de recursos que entrega experiências digitais acessíveis para seus clientes. Seja uma marca notável e reconhecida pelo mercado!

As funcionalidades da Perto servem para atender as demandas de pessoas com qualquer deficiência. Nossa tecnologia entrega uma jornada digital simples, intuitiva e mais objetiva para todos os públicos. Conheça nossa proposta de valor e nossos diferenciais.