Entender como a tecnologia assistiva facilita a inclusão digital é fundamental para construirmos uma sociedade acolhedora. As diferenças precisam ser naturalizadas! Por isso, o presente texto tem como propósito explorar os perfis de acessibilidade digital.
As informações contidas no nosso artigo vão ajudar você a entender melhor o papel da inovação trazida pelo ecossistema Perto. Dessa forma, o mercado pode selecionar a solução mais adequada para cada contexto. O artigo, então, apresentará os seguintes itens:
A Perto Digital quer apoiar a formação de opinião da nossa base de clientes. Afinal, uma boa experiência digital pode converter e fidelizar consumidores! É uma ferramenta indispensável para comunicar sua proposta de valor à diversidade. Aprenda mais sobre o assunto nas linhas abaixo.
O “perfil de acessibilidade digital” é um conjunto de características e práticas que tornam um produto digital acessível para pessoas com e sem deficiência. Esse produto digital pode ser um aplicativo ou site.
Agregar soluções acessíveis em produtos digitais garante que todas as pessoas possam usar e interagir de maneira autônoma. Já a acessibilidade digital consiste na remoção de barreiras à navegação e ao uso de uma tecnologia.
Assim, o público com qualquer deficiência (auditiva, visual, cognitiva e motora) pode aproveitar as facilidades trazidas pela jornada digital. A Perto Digital oferece diferentes perfis de acessibilidade, cada um com características específicas. Eles foram projetados com base no design universal e seguem as diretrizes internacionais da WCAG (Web Content Accessibility Guidelines).
Cada perfil de acessibilidade é exclusivo e gerado por Inteligência Artificial. São experiências personalizadas, completas e intuitivas. A Perto oferece os seguintes perfis:
Todos esses perfis estão presentes no Plugin Perto. Que tal se aprofundar ainda mais neste tema? Continue a leitura.
Esses recursos são úteis para todas as pessoas! O perfil de acessibilidade “Deficiência Auditiva” não serve somente para a comunidade surda, por exemplo. O recurso para desativar sons é útil para quem deseja acessar um site com vídeos em um ambiente público. Nesse caso, a desativação de sons garante o silêncio ideal para a pessoa usuária.
Além disso, as soluções de acessibilidade web geram valor direto para as marcas. Elas podem:
Ou seja, a acessibilidade digital oferece ganhos para ambos os lados: empresas e clientes. Essa experiência mais cômoda, intuitiva e inclusiva é também uma estratégia com alto potencial competitivo.
A seguir, respondemos às dúvidas mais comuns sobre o tema.
É um conjunto de recursos que torna sites e aplicativos acessíveis para diversas pessoas.
Para remover barreiras digitais e permitir que todas as pessoas usuários interajam com autonomia.
Usuário cego, daltonismo, dislexia, TDAH, deficiência motora, epilepsia, baixa visão e deficiência auditiva.
Todas as pessoas, com ou sem deficiência.
Melhoram a experiência do usuário, aumentam a inclusão, otimizam o SEO e podem elevar as vendas.
Perfis personalizados com IA, design universal e conformidade com diretrizes internacionais de acessibilidade (WCAG).
A acessibilidade digital não é somente boa para pessoas com deficiência. Ela diz respeito a variados públicos e o desempenho da própria organização! Uma web acessível envolve ética, estratégia, diferenciação no mercado e cumprimento das exigências legais.
A Perto Digital, como startup focada em possibilitar que sua marca seja reconhecida como aliada da inclusão digital, oferece um conjunto de soluções. Somos especialistas em apoiar marcas a oferecer uma jornada inclusiva para todos os públicos.
Quer elevar a qualidade da experiência digital do seu site? Converse com a Perto Digital e ofereça um site acolhedor para todos os seus clientes.