Como a Acessibilidade Digital Impulsiona o SEO

Felipe Gruetzmacher
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Como a acessibilidade digital e SEO se complementam? Não pense que recursos acessíveis constituem um custo muito alto para seu negócio, pois são, na verdade, um investimento estratégico! Na verdade, existe uma conexão muito forte entre as melhores práticas em SEO e as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web.

Essas diretrizes, nomeadas em inglês como Web Content Accessibility Guidelines (WCAG), tornam seu conteúdo perceptível, operável, compreensível e robusto. Já o conceito de SEO diz respeito ao Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca). Logo, a acessibilidade é um dos pilares de um conteúdo que conquista um melhor ranqueamento.

Esse fato pode ser observado em uma diversidade de ambientes digitais como Google, redes sociais e Youtube. Seu público constituído de pessoas com deficiência consome conteúdo de diversas formas, incluindo tecnologias assistivas. Desse modo, uma internet mais inclusiva e acessível pode potencializar os resultados do seu SEO.

Assim, o conceito de acessibilidade digital deve ser incorporado no trabalho de todos os setores da sua empresa. Por isso, antes do nosso texto apresentar dicas certeiras, vamos mergulhar nos aspectos positivos trazidos com essa estratégia.

Como Melhorar o SEO com Acessibilidade Digital

Um conteúdo que conquista os primeiros lugares na busca das pessoas usuárias acaba recebendo mais atenção. É uma questão de pensar a experiência da pessoa usuária desde o começo da conexão com a sua marca. São benefícios específicos que sua marca conquista ao posicionar um conteúdo acessível desde o início.

Sites acolhedores e conteúdos que integram a acessibilidade digital são mais facilmente encontrados pela sua audiência. O resultado é o fortalecimento da sua marca, identidade empresarial e maiores chances de fechar vendas. Com esses movimentos estratégicos, o diferencial da sua proposta comercial atinge o coração e mente do seu público.

Seu marketing terá melhor performance, o que gera mais desempenho para seu negócio. Além desse conjunto de ganhos, negócios que priorizam a acessibilidade evitam problemas legais. Nas próximas seções, você vai descobrir as boas práticas para alinhar uma web acessível e o SEO.

Acessibilidade digital e SEO no mobile

Muito conteúdo online é consumido via mobile. A experiência de acesso é diferente da do computador. Por isso, a acessibilidade no mobile é tão importante quanto a do desktop. Assim, o seu site deve apresentar um texto que pode ser redimensionado em até 200% no mobile. O seu conteúdo textual deve ser ajustado para as necessidades das pessoas com deficiência visual, por exemplo. A acessibilidade visual é um ponto chave imprescindível.

Dessa forma, haverá maiores chances de conversão. O contraste é outro aspecto importante na navegação via mobile, pois facilita e simplifica o uso do seu site por pessoas com daltonismo ou baixa visão. O Plugin Perto é uma ferramenta com mais de 50 funcionalidades que personaliza a jornada digital para todos os públicos.

Ele oferece recursos como “alto contraste claro” e “alto contraste escuro” como soluções para esses desafios na navegação. Esses itens inclusos no seu site tendem a ser priorizados quando o assunto é SEO, ampliando a visibilidade em resultados orgânicos de mecanismos de busca como o Google.

Ofereça uma navegação aprimorada para seu público

A experiência do usuário (UX) deve ser fácil para todos os perfis de pessoas. Oferecer uma jornada fácil e inclusiva gera benefícios para variadas audiências. Uma navegação consistente é atrativa não somente para pessoas com deficiência. As pessoas devem contar com a opção de navegar por sites com as animações travadas, por exemplo.

Quais os cuidados no caso de um conteúdo não textual?

Infográficos e imagens devem conter uma descrição presente no atributo Alt. Com o atributo Alt, leitores de tela podem identificar a descrição e transmitir a informação para a pessoa usuária. É importante que o atributo Alt seja específico. Por exemplo: troque a descrição “imagem de um gato” por “gato siamês deitado num jardim”.

Nosso Pacote de Comunicação traz o recurso “Texto Alternativo Perto” que automatiza a criação de textos alternativos. Assim, seu site oferece uma experiência digital completa que contextualiza imagens para pessoas cegas. Além disso, é pertinente oferecer legendas para áudio e vídeos. Você pode transcrever o conteúdo e disponibilizar essas transcrições por meio de legendas ocultas revisadas.

Essa ação é bem mais efetiva, do que esperar que a plataforma gere automaticamente suas legendas. Vídeos com legendas ocultas e transcrições precisas, por exemplo, conquistam posições de destaque no YouTube. Esses processos de criar legendas devem ser parte integral do seu conteúdo e do desenvolvimento do marketing. A transcrição de seu conteúdo visual e de áudio em vários idiomas também aumenta o alcance da sua audiência.

Seu conteúdo deve ter um título de página estratégico

Cada página do seu site deve apresentar um título único combinado com o código HTML adequado. Estes códigos servem para identificar o idioma do site. Leitores de tela e navegadores necessitam desses dados para comunicar o conteúdo. Essa parte é imprescindível para pessoas que utilizam ferramentas de tradução.

Num mundo ideal, uma audiência internacional não precisa lidar com barreiras linguísticas ou tecnológicas desnecessárias.

Faça o monitoramento de acessibilidade regularmente

Após implementar as boas práticas de acessibilidade no seu site, a próxima etapa é garantir que essas soluções estejam sempre atualizadas e funcionando corretamente. A acessibilidade digital não é um processo único, mas contínuo. Com o Perto Monitor de Acessibilidade, você pode realizar diagnósticos regulares para avaliar a conformidade do seu site com as normas de acessibilidade e identificar áreas de melhoria.

Essa ferramenta oferece uma visão detalhada e em tempo real do seu site, destacando pontos fortes e oportunidades de aprimoramento. Integrar o monitoramento contínuo com as boas práticas que discutimos — como garantir a usabilidade no mobile, otimizar o conteúdo não textual e criar uma navegação acessível para todos — ajuda a manter seu site sempre otimizado para uma experiência inclusiva.

O Perto Monitor de Acessibilidade vai além da simples verificação. Ele oferece recomendações personalizadas para ajustar o seu site de acordo com as mudanças nas normas e nas necessidades das suas pessoas usuárias. Com isso, você garante que a experiência digital seja sempre acessível, sem comprometer o desempenho, e, claro, com o melhor impacto no SEO. Os principais benefícios do monitoramento regular são:

  • Atualização constante: Mantenha seu site sempre em conformidade com as mais recentes diretrizes de acessibilidade;

  • Receba insights valiosos que ajudam a aplicar as boas práticas de forma eficaz;

  • Ao integrar acessibilidade de forma estratégica, você melhora o SEO e garante uma experiência de navegação aprimorada para todas as pessoas usuárias.

O que a acessibilidade digital faz pelo seu site?

A nossa tecnologia entrega soluções acessíveis para seu site empresarial. Dessa forma, seu sonho empreendedor tem muito mais chances de fechar vendas e estar próximo dos corações e mentes das pessoas.

Aumente o alcance do seu site com soluções de acessibilidade da Perto Digital e impulsione seu SEO!