Este post é elaborado com dicas para criar conteúdo acessível. Vamos além de estratégias e mostramos como integrar a acessibilidade digital à sua comunicação. Dessa forma, o texto vai trabalhar os seguintes itens:
Até porque a combinação entre bons processos de criação e soluções acessíveis potencializa o alcance do seu negócio no mercado. Em termos práticos, a produção de conteúdo significa oferecer materiais para conectar sua marca com as pessoas. Assim, seu empreendimento se torna uma referência no seu segmento. Com as etapas certas, seu empreendimento estará sempre presente na memória afetiva da sua base de clientes. Esse critério técnico, que guia seu marketing, resulta em atração de audiência qualificada e maiores chances de fechar vendas.
Por isso, é imprescindível que seu site seja acessível. Oferecer uma jornada digital de fácil acesso complementa o seu marketing em vários aspectos. Confira esse nosso post no blog e ative a transformação digital no seu negócio!
A produção de seu conteúdo deve estar baseada em diferentes formatos como ebooks, textos, vídeos ou podcasts. A finalidade é a entrega de informações de alto valor para sua audiência. Assim, além de conhecer as melhores práticas, é fundamental que sua comunicação digital seja acessível e inclusiva. Até porque um conteúdo sem a acessibilidade pode representar um impacto negativo para empresas e pessoas usuárias. Todas as pessoas devem ter o direito de acessar sua proposta de valor!
Então, o objetivo desta seção é fornecer insights para tornar sua produção de conteúdo eficiente, acessível e inclusiva. O primeiro insight sobre o tema é posicionar sua empresa como uma aliada do seu cliente. Na entrega de artigos, imagens, vídeos e textos, sua empresa apoia seu cliente a solucionar um problema ou conhecer algum assunto. Desse modo, seu negócio fica mais próximo do cotidiano da audiência.
A pessoa passa a entender seu negócio como um parceiro que ajudou a solucionar um problema. Desse jeito, as pessoas iniciam um relacionamento com seu empreendimento que pode resultar em uma venda. O segundo insight é entender que um site acessível e inclusivo que oferece material de alta qualidade se posiciona como aliado da inclusão. Afinal, sem as funcionalidades certas, seu público pode enfrentar dificuldades para:
Logo, a incorporação da acessibilidade digital em seu conteúdo requer estratégias como conhecer tecnologias assistivas, linguagem simples e descrição de imagens.
Todas essas dicas para produção de conteúdo se harmonizam com a acessibilidade digital. Assim, sites otimizados com essas estratégias e recursos que facilitam a jornada da pessoa usuária geram um duplo impacto!
A produção de conteúdo não deve se limitar apenas à criação de posts para blogs! O texto em blogs é somente uma das possibilidades para que seu empreendimento conquiste a sua audiência. Outros recursos em se tratando de conteúdo são:
Dessa maneira, sua organização apoia a inclusão digital e a inovação ao atender públicos diversificados. O acesso no universo online é uma demanda relevante do ponto de vista mercadológico. Reforce seu SEO inclusivo com uma boa estratégia de conteúdo acessível e ao alcance do público.
Sua empresa pode contratar uma pessoa ou um time para criar conteúdo. Nesse ponto, essa pessoa ou equipe ficará com a responsabilidade de atualizar as suas redes sociais. Em alguns contextos, uma pessoa não conseguirá reunir todas as habilidades necessárias para executar a produção de conteúdo. Criar uma arte memorável é diferente do que produzir um vídeo, por exemplo.
Por isso, caso monte uma equipe de conteúdo, reúna pessoas com habilidades complementares. Outra dica é pedir que pessoas de outras áreas apoiem a sua criação. Sua equipe comercial pode participar da produção de um vídeo sobre vendas, por exemplo. Além disso, sua empresa pode terceirizar a produção de conteúdo para uma agência. A vantagem é poder investir pesadamente em sua atividade principal, enquanto outras pessoas cuidam do seu marketing.
Outra boa opção é combinar as duas estratégias. Tenha uma equipe interna responsável por atender determinadas demandas de conteúdo enquanto uma empresa externa executa outras ações. Nesse caso, o responsável interno manterá o diálogo com a empresa e a execução de objetivos.
Este item do nosso texto vai realizar uma rápida síntese do artigo com três breves perguntas e respostas.
Para garantir inclusão digital, melhorar a experiência do usuário e aumentar o alcance e a efetividade do marketing.
Usar linguagem simples, tecnologias assistivas, descrições de imagens e legendas em vídeos, além de adaptar diferentes formatos como ebooks, vídeos e redes sociais.
Com organização, SEO, interatividade, feedback dos usuários, uso consciente da IA e integração com outras áreas da empresa.
Nós da Perto Digital oferecemos soluções que acessibilizam seu site. Temos uma variedade de recursos para que seu negócio seja mais acolhedor digitalmente. Assim, seu site atenderá as necessidades comunicacionais de uma variedade de pessoas com deficiência. Nossa tecnologia acessível é essencial para atender todos os públicos, incluindo pessoas com e sem deficiência.
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