A Perto Digital acredita muito na adaptação de ideias de outras áreas para o empreendedorismo de alto impacto. Assim, nosso ecossistema de serviços pode aprimorar cada vez mais a oferta de acessibilidade digital. Por isso, nós assistimos a live “Do físico ao digital: como usar a Comunicação Phygital para engajar mais pessoas na sua ONG”. O propósito foi adaptar as ideias listadas na live para o cenário das startups.
Afinal, o terceiro setor tem muito a colaborar com a inovação entregue por empresas. A live, oferecida pela professora Mariana Muller Hoffmann e pelo Programa Impulso, fomentou insights para ONGs. Esses mesmos conceitos serão trabalhados no nosso texto a partir desses subtemas:
Tem interesse em conhecer como a abordagem Phygital se complementa com a inclusão digital e o impacto social? Conheça mais desse tema nas linhas abaixo!
Marcas precisam engajar a audiência combinando o online com a dimensão física. Um bom exemplo disso seria uma empresa que posta stories sobre um evento presencial. Uma comunicação empresarial que alinha esses dois pontos atinge o coração e a mente da audiência. A Perto Digital, por exemplo, defende a causa social da acessibilidade digital.
Priorizamos a ênfase na inclusão digital das pessoas com deficiência no nosso marketing para transformar a vida dos nossos clientes. Educamos o mercado a partir dessas estratégias. Essa defesa de uma causa e de valores corporativos deve ser incorporada na comunicação de qualquer negócio. Duas questões permanecem básicas e fundamentais para um bom desempenho do marketing:
Vamos conhecer as respostas para essas duas questões aprofundando os nossos assuntos abaixo.
O mercado mudou. Assim, as organizações precisam estudar modelos de consumo para garantir a proximidade entre consumidores, marcas e experiências sob medida. Uma análise sobre modelos de consumo permite entender como as audiências buscam informações adaptadas.
Comunicar um marketing diferenciado agrega valor nos momentos em que um público busca conhecer sobre um produto ou serviço. Nesse oceano de informações e posts iguais, a diferenciação no seu posicionamento importa muito!
Entra em cena a estratégia Phygital: uma comunicação que combina presença física e recursos digitais. Ela surge para resolver um problema presente nesses tempos online. É a chamada “tiktokização das informações” que apresentam as seguintes características:
Estamos todos exaustos com tantas possibilidades de consumo online. Nesses tempos de pós-whatsapp, a comunicação funciona como uma rede. O acesso é cada vez mais facilitado. A Inteligência Artificial ampliou ainda mais o poder de comunicação das marcas.
Por causa disso, o offline é um novo luxo. A audiência procura por novas experiências de contato com as marcas. Empresas precisam criar abordagens diferenciadas, aproveitando o offline e a web. São exemplos dessa abordagem:
Dessa forma, um cartaz com QR Code pode nutrir sua persona de duas formas. Além disso, esse mesmo QR Code pode apresentar uma experiência sob medida com audiodescrição e tradução em Libras. Outra possibilidade seria encaminhar o visitante para uma publicação de blog com recursos que convertem texto em áudio. A Perto Digital tem ferramentas para lidar com esses contextos:
Em todas essas situações, a acessibilidade digital é uma característica que pode otimizar resultados da abordagem Phygital. A web deve ser um ambiente acolhedor e inclusivo para todos. Abaixo, a Perto trouxe perguntas estratégicas para combinar a estratégia Phygital com uma web acessível:
Assim, você potencializa o diálogo entre marca e audiência.
A Perto traz quatro perguntas especificamente elaboradas para reunir os insights listados neste texto. Com nossa síntese, você poderá se aprofundar ainda mais nas conexões entre acessibilidade e Phygital.
Porque é preciso combinar o online com o físico para criar conexões mais profundas e significativas com o público.
É a integração de experiências físicas e digitais para aproximar marcas e pessoas de forma mais impactante.
Ela torna a comunicação mais inclusiva, ampliando o alcance e o impacto das ações tanto no digital quanto no presencial.
QR Codes com audiodescrição, tradução em Libras, textos em áudio e conteúdos personalizados que conectam o real com o online de forma inclusiva.
A Perto Digital conta com várias funcionalidades para resolver todos os problemas de acessibilidade digital da sua marca. Nosso objetivo é transformar a internet em um lugar acessível para todas as pessoas. A experiência da pessoa usuária com deficiência é bem mais do que uma demanda mercadológica. É uma questão ética que merece muita empatia e sensibilidade.
Com as soluções Perto, seus resultados e alcance serão ainda maiores. Afinal, a combinação entre soluções acessíveis e a abordagem Phygital amplia o engajamento. Faça parte dessa transformação digital inclusiva. Converse com nossos especialistas em acessibilidade digital, conheça nossos diferenciais e impacte o mercado.