Como a Estratégia Phygital e a Acessibilidade Digital Ampliam Seu Alcance de Mercado

Felipe Gruetzmacher
Instagram da Perto DigitalFacebook da Perto DigitalLinkedin da Perto DigitalCanal do Youtube da Perto Digital

A Perto Digital acredita muito na adaptação de ideias de outras áreas para o empreendedorismo de alto impacto. Assim, nosso ecossistema de serviços pode aprimorar cada vez mais a oferta de acessibilidade digital. Por isso, nós assistimos a live “Do físico ao digital: como usar a Comunicação Phygital para engajar mais pessoas na sua ONG”. O propósito foi adaptar as ideias listadas na live para o cenário das startups.

Afinal, o terceiro setor tem muito a colaborar com a inovação entregue por empresas. A live, oferecida pela professora Mariana Muller Hoffmann e pelo Programa Impulso, fomentou insights para ONGs. Esses mesmos conceitos serão trabalhados no nosso texto a partir desses subtemas:

  • Por que somente o engajamento nas redes sociais já não é o bastante?

  • O que é Phygital e como ele transforma a inclusão digital

Tem interesse em conhecer como a abordagem Phygital se complementa com a inclusão digital e o impacto social? Conheça mais desse tema nas linhas abaixo!

Por que somente o engajamento nas redes sociais já não é o bastante?

Marcas precisam engajar a audiência combinando o online com a dimensão física. Um bom exemplo disso seria uma empresa que posta stories sobre um evento presencial. Uma comunicação empresarial que alinha esses dois pontos atinge o coração e a mente da audiência. A Perto Digital, por exemplo, defende a causa social da acessibilidade digital.

Priorizamos a ênfase na inclusão digital das pessoas com deficiência no nosso marketing para transformar a vida dos nossos clientes. Educamos o mercado a partir dessas estratégias. Essa defesa de uma causa e de valores corporativos deve ser incorporada na comunicação de qualquer negócio. Duas questões permanecem básicas e fundamentais para um bom desempenho do marketing:

  • Qual é a estratégia usada para conectar marcas, conteúdos e organizações?

  • O que garante a proximidade entre marcas e clientes?

Vamos conhecer as respostas para essas duas questões aprofundando os nossos assuntos abaixo.

O que é Phygital e como ele transforma a inclusão digital

O mercado mudou. Assim, as organizações precisam estudar modelos de consumo para garantir a proximidade entre consumidores, marcas e experiências sob medida. Uma análise sobre modelos de consumo permite entender como as audiências buscam informações adaptadas.

Comunicar um marketing diferenciado agrega valor nos momentos em que um público busca conhecer sobre um produto ou serviço. Nesse oceano de informações e posts iguais, a diferenciação no seu posicionamento importa muito!

Entra em cena a estratégia Phygital: uma comunicação que combina presença física e recursos digitais. Ela surge para resolver um problema presente nesses tempos online. É a chamada “tiktokização das informações” que apresentam as seguintes características:

  • Nossos posts, vídeos e mensagens em geral são otimizados pela inteligência do algoritmo;

  • Temos mais acesso a conteúdo em menos tempo. Exemplos seriam vídeos rápidos e Shorts do Youtube;

  • Nossos cérebros foram treinados para focar em experiências de curta duração (30 segundos no máximo). O cérebro perde a atenção quando esses 30 segundos são ultrapassados. Essa perda de foco se manifesta tanto no offline quanto no online.

Estamos todos exaustos com tantas possibilidades de consumo online. Nesses tempos de pós-whatsapp, a comunicação funciona como uma rede. O acesso é cada vez mais facilitado. A Inteligência Artificial ampliou ainda mais o poder de comunicação das marcas.

Por causa disso, o offline é um novo luxo. A audiência procura por novas experiências de contato com as marcas. Empresas precisam criar abordagens diferenciadas, aproveitando o offline e a web. São exemplos dessa abordagem:

  • Divulgação de campanhas nas ruas e nas redes sociais;

  • Oferta de informações personalizadas seguindo a tendência do “for you” (para você);

  • Formulários personalizados e cartazes com QR Code.

Dessa forma, um cartaz com QR Code pode nutrir sua persona de duas formas. Além disso, esse mesmo QR Code pode apresentar uma experiência sob medida com audiodescrição e tradução em Libras. Outra possibilidade seria encaminhar o visitante para uma publicação de blog com recursos que convertem texto em áudio. A Perto Digital tem ferramentas para lidar com esses contextos:

  • Nossa tecnologia assistiva Libras Perto converte textos em Libras através de um tradutor. É uma forma ainda melhor de personalizar sua comunicação para a comunidade surda. Assim, sua proposta de valor será conhecida por mais pessoas;

  • A solução Jornada Cega, exclusiva do Plugin Perto, contextualiza a página web para pessoas cegas através de audiodescrição. Mais pessoas terão acesso à proposta do seu negócio.

Em todas essas situações, a acessibilidade digital é uma característica que pode otimizar resultados da abordagem Phygital. A web deve ser um ambiente acolhedor e inclusivo para todos. Abaixo, a Perto trouxe perguntas estratégicas para combinar a estratégia Phygital com uma web acessível:

  • Quais canais são usados pelo seu público?

  • Qual tipo de experiência é valorizada pela sua persona?

  • Seu público tem familiaridade com a tecnologia?

  • Quais soluções acessíveis podem incrementar a jornada oferecida pela sua marca?

Assim, você potencializa o diálogo entre marca e audiência.

Quer uma análise final do nosso texto para aprofundar seus conhecimentos?

A Perto traz quatro perguntas especificamente elaboradas para reunir os insights listados neste texto. Com nossa síntese, você poderá se aprofundar ainda mais nas conexões entre acessibilidade e Phygital.

Por que engajar apenas nas redes sociais não é suficiente?

Porque é preciso combinar o online com o físico para criar conexões mais profundas e significativas com o público.

O que é a abordagem Phygital?

É a integração de experiências físicas e digitais para aproximar marcas e pessoas de forma mais impactante.

Como a acessibilidade digital fortalece a estratégia Phygital?

Ela torna a comunicação mais inclusiva, ampliando o alcance e o impacto das ações tanto no digital quanto no presencial.

Quais soluções podem unir o físico, o digital e a acessibilidade?

QR Codes com audiodescrição, tradução em Libras, textos em áudio e conteúdos personalizados que conectam o real com o online de forma inclusiva.

Conclusão:

A Perto Digital conta com várias funcionalidades para resolver todos os problemas de acessibilidade digital da sua marca. Nosso objetivo é transformar a internet em um lugar acessível para todas as pessoas. A experiência da pessoa usuária com deficiência é bem mais do que uma demanda mercadológica. É uma questão ética que merece muita empatia e sensibilidade.

Com as soluções Perto, seus resultados e alcance serão ainda maiores. Afinal, a combinação entre soluções acessíveis e a abordagem Phygital amplia o engajamento. Faça parte dessa transformação digital inclusiva. Converse com nossos especialistas em acessibilidade digital, conheça nossos diferenciais e impacte o mercado.