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Formulários Acessíveis: Como Garantir Inclusão Digital com Experiência de Qualidade

Felipe Gruetzmacher
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Promover a inclusão nas empresas significa disponibilizar formulários acessíveis e de fácil preenchimento para todas as pessoas usuárias. Afinal, oferecer ferramentas simples e inclusivas expressa o compromisso do seu empreendimento em abraçar a diversidade. Neste artigo, você encontrará dicas práticas para criar formulários acessíveis, adaptados ao seu público-alvo. Confira os tópicos que abordaremos a seguir:

  • Por que investir em formulários acessíveis para inclusão digital?

  • Rótulos bem posicionados e acessibilidade: o que considerar?

  • Texto de exemplo x acessibilidade: como evitar erros comuns?

  • Mensagens de erro acessíveis: melhores práticas

Essas boas práticas reforçam a conexão com o seu público e simplificam o relacionamento com as pessoas usuárias.

O trabalho dos designers e criadores de formulários e campos de entrada pode ser otimizado com esses direcionamentos. Essa abordagem fortalece a acessibilidade da sua marca. Confira mais detalhes no texto abaixo:

Por que investir em formulários acessíveis para inclusão digital?

Formulários são utilizados em diversas finalidades empresariais, como o cadastro de pessoas candidatas e a captura de leads. Por isso, é essencial que ofereçam uma experiência acolhedora para pessoas com deficiência e outros públicos do seu mercado.

A acessibilidade em ambientes digitais também é um requisito legal. Para isso, é necessário:

  • Seguir os princípios do design inclusivo;

  • Permitir que todas as pessoas compreendam, naveguem e interajam com o conteúdo;

 

A adoção de campos acessíveis é uma estratégia capaz de posicionar sua marca mais próxima dos clientes e fortalecer sua credibilidade.

Formulários bem projetados são essenciais para garantir uma jornada digital inclusiva e eficiente para todas as pessoas usuárias. Isso ocorre porque:

  • A boa elaboração de uma interface apoia as pessoas usuárias a acessar informações;

  • Já um formulário com design sem clareza frustra a pessoa usuária e provoca perda de engajamento.

Visitantes podem até abandonar permanentemente um recurso com problemas de usabilidade. Aumentar conversões exige mais do que um CTA atrativo ou um layout bonito. Os seus formulários devem priorizar um uso intuitivo e fácil preenchimento para todas as pessoas. Embora projetar interfaces possa ser um processo burocrático, é fundamental oferecer soluções acessíveis, claras e centradas na experiência da pessoa usuária.

Formulários acessíveis são peças-chave em sites e aplicativos. A seguir, detalhamos boas práticas para criar componentes compatíveis com tecnologias assistivas.

Rótulos bem posicionados e acessibilidade: o que considerar?

Agregar acessibilidade em formulários depende de uma disposição estratégica de textos. Sem um posicionamento claro dos rótulos, a pessoa usuária não saberá quais informações inserir. Por isso, os rótulos dos campos devem estar sempre visíveis e bem posicionados. Boas práticas nesse sentido incluem:

  • Posicionar os rótulos fora e acima dos campos de preenchimento garante que pessoas usuárias possam acessá-los a qualquer momento;

  • Inserir o rótulo à esquerda do campo também pode favorecer a acessibilidade. Já o posicionamento à direita costuma funcionar melhor para botões de opção e caixas de seleção;

  • Garantir que os rótulos continuem visíveis mesmo após o preenchimento do campo, para que a pessoa possa comparar suas respostas com clareza;

  • Utilizar rótulos visíveis acima dos campos em diferentes contextos, como menus suspensos, botões de opção, caixas de texto e de seleção;

Esse posicionamento também é ideal para telas menores, oferecendo uma experiência mais flexível em dispositivos móveis, interfaces sensíveis ao toque e conteúdos traduzidos.

Texto de exemplo x acessibilidade: como evitar erros comuns?

O texto de exemplo (ou espaço reservado) serve como guia visual para o preenchimento de campos. No entanto, seu uso deve ser criterioso para não comprometer a acessibilidade. Textos de exemplo mal implementados podem:

  • Desaparecem ao digitar, dificultando a revisão;

  • Confundem a pessoa usuária com preenchimento automático;

  • Não são lidos por leitores de tela;

  • Dificultam o uso por pessoas com baixa visão (especialmente com cor cinza claro).

Boas práticas incluem:

  • Evitar depender exclusivamente de textos de exemplo;

  • Usar rótulos visíveis, posicionados fora dos campos — preferencialmente acima ou abaixo do título;

  • Oferecer dicas claras e objetivas, quando necessário.

Se for indispensável usar um texto de exemplo, ele deve estar vinculado a um elemento <label> com o tipo definido como texto. Assim, será interpretado por leitores de tela.

Mensagens de erro acessíveis: melhores práticas

Até mesmo uma mensagem de erro pode otimizar a experiência acessível da pessoa usuária. Para isso, essa mensagem deve estar posicionada à direita do campo preenchido incorretamente. Em dispositivos móveis, a mensagem deve aparecer abaixo dos campos.

Resumo: principais insights do artigo

Confira um resumo em formato de perguntas e respostas:

Por que investir em formulários acessíveis?

Para incluir todos os públicos, atender a normas legais e fortalecer a credibilidade da marca.

Qual é o impacto de um formulário mal projetado?

Frustra a pessoa usuária, reduz o engajamento e pode levar ao abandono do site.

Como os rótulos devem ser posicionados?

Devem estar visíveis, preferencialmente acima ou à esquerda dos campos de preenchimento.

Por que evitar usar texto de exemplo dentro dos campos?

Porque ele pode desaparecer ao digitar, confundir o preenchimento e não ser lido por leitores de tela.

Qual é a melhor forma de guiar o preenchimento dos campos?

Usar rótulos visíveis fora dos campos e fornecer dicas claras.

Como as mensagens de erro podem ajudar na acessibilidade?

Quando bem posicionadas, facilitam a correção de erros de forma intuitiva.

Conclusão:

Aplique essas práticas para garantir que seus formulários sejam acessíveis e proporcionem uma navegação de qualidade para todas as pessoas usuárias, incluindo aquelas com deficiência.

A Perto Digital oferece soluções tecnológicas acessíveis e inclusivas, ajudando seu negócio a se tornar referência em seu nicho. Com nossas ferramentas, você conquista mais desempenho, melhor posicionamento e gera impacto social.

Dessa forma, seu negócio estará alinhado com a inclusão digital e a conformidade legal, além de fortalecer o relacionamento com seus clientes. Converse com nossa equipe, conheça nossa proposta e aumente o alcance e a inclusão no seu site.

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