
O marketing acessível é um conjunto de boas práticas que garantem experiências digitais acessíveis e inclusivas. Esse fator de diferenciação é prioritário para sua marca cativar o público com e sem deficiência.
Assim, seu empreendimento tem condições de alcançar um número bem maior de consumidores do que o previsto com esse tipo de comunicação. Confira mais abaixo a partir dos subtítulos:
Nem toda deficiência é perceptível à primeira vista. Algumas pessoas têm deficiências não tão visíveis. O autismo é um caso. Por isso, pense além das deficiências físicas e sensoriais quando estiver cocriando marketing com sua equipe. Às vezes, seu conteúdo só precisa de pequenos ajustes para atender as necessidades de um maior mercado. Vamos entender mais sobre esses temas?
Se seus anúncios forem acessíveis, sua proposta de valor vai atingir um mercado bem maior. Um bom site com recursos inclusivos pode gerar uma maior interação. O resultado é um maior engajamento e relevância para o seu negócio.
Uma experiência web sem fricção contribui indiretamente para um melhor ranqueamento nos motores de busca. Além disso, sua marca ficará mais próxima do público, o que significa vendas efetuadas.
Recursos como transformação de textos em áudio, bom contraste de cores, linguagem simples e uso de texto alternativo são exemplos de conteúdo de alto valor que acolhem públicos diversos. Basicamente, o propósito de sua publicidade inclusiva é atender audiências diversas constituídas por pessoas com deficiência intelectual, físicas, múltiplas e outras condições.
Há, portanto, uma diversidade de perfis dentro da diversidade. Esse é o conceito de interseccionalidade: a sobreposição de marcadores sociais. Confira os exemplos abaixo para entender melhor:
Esses pontos citados nos apresentam uma questão: como seu site oferecerá uma navegação simples e descomplicada para apresentar os diferenciais da proposta de valor?
As pessoas navegam pelos sites de diferentes formas, o que exige recursos digitais compatíveis com essas demandas. Esse foco na segmentação de jornadas digitais é que agrega um diferencial para sua publicidade.
Além das deficiências invisíveis, existem diferenças cognitivas, culturais e de letramento que exigem formas de acesso diferenciadas. Um caso bastante ilustrativo desse raciocínio é um cliente com pouco hábito de leitura que exige uma linguagem mais simples, menos técnica.
Seguindo o conceito de “deficiência invisível”, o texto abaixo detalha as principais características do autismo. É uma descrição feita para refletir a respeito da abrangência do termo “deficiência”, indo além das físicas e sensoriais.
Desse modo, você consegue refletir a respeito da necessidade de um site que atende todos os perfis. Isso por si só já é um insight: sua acessibilidade digital tem potencial para envolver muitas pessoas.
O autismo é uma condição do neurodesenvolvimento reconhecida legalmente como deficiência para fins de garantia de direitos. A própria Lei 12.764, de 27 de Dezembro de 2012 esclarece alguns pontos desse exemplo. Ela institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
Um dos seus méritos é apresentar como as diferenças humanas têm necessidades de comunicação específicas. De acordo com a Lei, o autismo apresenta algumas características. Em resumo e em palavras menos técnicas, alguns dos sintomas mais comuns são a deficiência significativa na comunicação e nas interações sociais.
Essas diferenças envolvem a comunicação social, a reciprocidade e a forma de perceber e expressar emoções. Pense no modo como sua estratégia de comunicação vai atender uma pessoa autista. É de um jeito bem diferente do que acontece no caso de uma pessoa com baixa visão.
No caso, um texto de blog comercial precisa oferecer uma leitura agradável para ambos os públicos. Mesmo que o marketing acessível tenha ganhos inegáveis, os desafios são gigantescos.
Lidar com pessoas é sempre um tema delicado. Seu diálogo com o mercado exige posicionamento, empatia, acessibilidade e flexibilidade para tratar de tantos contextos. Afinal, uma marca empreendedora se souber executar um bom marketing inclusivo:
Seus próprios clientes sem deficiência vão notar que seu site oferece uma usabilidade mais intuitiva e objetiva. Uma web mais fácil de acessar garante um entendimento mais ágil. A funcionalidade certa pode transformar radicalmente a conexão entre sua marca e o consumidor.
A Perto, abaixo, preparou um compilado das principais ideias apresentadas neste artigo.
Marketing acessível é o conjunto de práticas que garante que conteúdos, sites e campanhas possam ser compreendidos e utilizados por pessoas com e sem deficiência.
Porque amplia o público potencial ao incluir pessoas com deficiências visíveis e invisíveis, além de públicos com diferentes hábitos de navegação e leitura.
Sim. Experiências acessíveis reduzem fricções, aumentam o tempo de permanência, estimulam interações e fortalecem a relevância da marca no ambiente digital.
Contribui diretamente, pois sites acessíveis oferecem melhor usabilidade, leitura fluida e navegação simples, fatores que influenciam positivamente o ranqueamento nos buscadores.
Uso de linguagem simples, bom contraste de cores, textos alternativos, possibilidade de áudio, navegação intuitiva e conteúdos adaptáveis a diferentes perfis.
Não. Existem deficiências invisíveis, como o autismo, a dislexia e outras condições que impactam a forma como a pessoa interage com conteúdos digitais.
Por meio de comunicação clara, objetiva, previsível e empática, reduzindo ambiguidades e facilitando a compreensão das mensagens.
A lei reconhece o Transtorno do Espectro Autista e estabelece diretrizes para a proteção de direitos, destacando necessidades específicas de comunicação e interação social.
É o reconhecimento de que uma pessoa pode reunir múltiplas características, como idade, deficiência, gênero e raça, exigindo soluções de comunicação mais abrangentes.
Sim. Um site mais acessível é mais intuitivo, fácil de usar e compreender, melhorando a experiência de todo o mercado.
Ele promove inclusão digital, fortalece o protagonismo das pessoas com deficiência, aumenta a autonomia e gera impacto social positivo.

A forma como sua marca se comunica pode gerar mais conversões quando o ambiente digital é inclusivo. Boas propostas de valor veiculadas de maneira estratégica têm maior aderência e geram lucro.
Esses benefícios se tornam viáveis na prática quando a marca conta com um ecossistema completo de acessibilidade digital, como o da Perto Digital, que elimina barreiras, preserva a identidade visual e melhora a experiência de todas as pessoas usuárias.
A tecnologia oferecida pela Perto Digital garante que sites sejam muito mais acessíveis. O posicionamento da Perto Digital como referência e líder do segmento é sinônimo de inovação, impacto humano e independência para os seus visitantes.
Atinja mais diversidade com os recursos digitais certos. Alcance uma maior performance financeira e seja modelo de negócios aliado da inclusão! Converse com a equipe Perto e estude os diferenciais digitais.

O blog da Perto Digital explora uma variedade de temas para informar a audiência sobre inovações...
Ler artigo

O artigo de hoje da Perto vai apresentar a importância do letramento em Braille para pessoas cegas.
Ler artigo

No texto de hoje, a Perto vai detalhar o caso de implementação da acessibilidade no ramo hoteleiro.
Ler artigo