
O blog da Perto Digital explora uma variedade de temas para informar a audiência sobre inovações e tecnologia acessível. Dessa vez, o assunto debatido no blog será a importância das ferramentas de localização por som com design inclusivo.
Para tanto, o artigo explora os seguintes tópicos:
Você vai explorar insights estratégicos para entender as conexões entre acessibilidade, inovação e a causa da inclusão. Leia o artigo da Perto e sintonize seu negócio com a diversidade.
Elas são tecnologias assistivas que utilizam áudio em 3D ou espacializado para ajudar pessoas com deficiência visual (baixa visão ou cegas) a entenderem o ambiente. Essa inovação transforma dados visuais e geográficos em dicas auditivas. Dessa forma, a pessoa usuária consegue imaginar o espaço e construir um “mapa mental” do local em que está.
As soluções seguem princípios do design inclusivo. Esse atributo significa que o recurso serve para uma diversidade de pessoas, independentemente de idade, habilidade, situação ou condição (temporária ou permanente).
A experiência de uso é satisfatória para o maior número de pessoas possível. Assim, alguns conceitos importantes do funcionamento desses itens são citados abaixo:
O mercado oferece um conjunto de soluções alinhadas com esse funcionamento, como:
Conhecer o funcionamento dessas inovações é importante para saber como os recursos podem ser utilizados para a inclusão. Adiante, o texto vai apresentar algumas facilidades e ganhos destes itens citados acima. Você vai notar que muitas vantagens citadas fazem parte dos princípios do design inclusivo no som.
O design inclusivo se baseia no compromisso em criar experiências acolhedoras e acessíveis para o maior número de públicos. Os produtos citados acima entregam benefícios como:
Esta experiência de uso promove igualdade de acesso e o direito de ir e vir. A análise destas soluções permite extrair variados insights para o seu negócio. Afinal, a modelagem de um produto ou serviço precisa seguir boas práticas. Saiba quais são elas abaixo.
A lição mais importante é que sua solução deve resolver uma dor relevante para a pessoa usuária a partir de um uso simples. Cada aspecto da experiência conta muito para ser satisfatória, desde o início até o final.
Por isso, cada ideação deve levar em conta fortemente o contexto do público-alvo e os modos de usar o seu produto ou serviço. Além disso, cocriar soluções de acordo com o design inclusivo é mutuamente benéfico para a pessoa e a marca.
Sua solução conquista melhores resultados financeiros ao abarcar públicos maiores com usabilidade sob medida.
Esta parte do texto vai retomar conceitos e definições apresentados ao longo do texto acima na forma de uma síntese formada por perguntas e respostas. Assim, a Perto colabora para aprofundar seus conhecimentos.
São tecnologias assistivas que utilizam áudio 3D ou espacializado para ajudar pessoas com deficiência visual a compreenderem e se orientarem no ambiente.
Essas inovações transformam informações visuais e geográficas em sinais auditivos, permitindo que a pessoa usuária construa um mapa mental do espaço.
É uma tecnologia que simula a posição real do som no espaço, indicando direção e distância de pontos de interesse ou obstáculos.
As ferramentas seguem princípios do design inclusivo, pois atendem pessoas com diferentes habilidades, idades e contextos, sem limitar o uso a um único perfil.
Sensores, GPS, câmeras, realidade aumentada, áudio espacial e sistemas de substituição sensorial, como sons ou vibrações.
É a conversão de informações visuais em estímulos auditivos ou táteis, facilitando a percepção do ambiente por pessoas com deficiência visual.
Soundscape, BlindSquare, bengalas inteligentes (Smart Cane), mapas táteis-sonoros e soluções de eco-localização como o EchoVision.
Maior autonomia, segurança na locomoção, compreensão do contexto e redução de barreiras no deslocamento.
Não. Elas são complementares e podem ser usadas junto a outros recursos de mobilidade, ampliando a experiência de orientação.
Ao garantir igualdade de acesso, direito de ir e vir e experiências mais independentes para pessoas com deficiência visual.
Que inovação eficaz resolve dores reais com simplicidade, foco na usabilidade e compreensão profunda do contexto da pessoa usuária.
Porque amplia o público atendido, melhora a experiência de uso e gera resultados financeiros mais sustentáveis.
Criar soluções simples, úteis e acessíveis desde a concepção, considerando diferentes formas de interação e uso.

A Perto Digital traz sempre os melhores conteúdos a respeito de acessibilidade tecnológica. Até porque a proposta de valor da Perto é oferecer o mais robusto e completo ecossistema de soluções para posicionar sites como os mais acessíveis possíveis.
Todos os produtos Perto foram cocriados segundo princípios do design inclusivo, compromisso com impacto social e foco em tornar a navegação mais acolhedora possível.
Dessa forma, seu empreendimento conquista melhor performance financeira e se posiciona como uma marca inclusiva e amiga do consumidor. Quer entregar uma jornada digital acessível para o seu mercado?
Converse com a Perto Digital e aprimore o modo como você acolhe e cuida dos seus clientes.

O blog da Perto Digital explora uma variedade de temas para informar a audiência sobre inovações...
Ler artigo

O artigo de hoje da Perto vai apresentar a importância do letramento em Braille para pessoas cegas.
Ler artigo

No texto de hoje, a Perto vai detalhar o caso de implementação da acessibilidade no ramo hoteleiro.
Ler artigo