Como criar conteúdo versão áudio para o seu blog e acelerar seu marketing?

Felipe Gruetzmacher
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Blogs estão sempre comunicando informações de grande relevância para o público. Seu modelo de negócios precisa estar sempre presente na vida das pessoas com um bom conteúdo.

O blog post de hoje vai detalhar esse tema em dois eixos de abordagem imprescindíveis para a comunicação:

  • Qual é a importância de um bom planejamento no marketing?

  • Quais são as vantagens de um blog versão áudio?

Essas questões exigem muita empatia, sensibilidade e reflexão sobre o modo como você se relaciona com o mercado. Que tal analisar esses dois questionamentos para gerar poderosos insights e ideias sobre o seu marketing?

Neste Artigo:

Qual é a importância de um bom planejamento no marketing?

Criatividade não é tudo em comunicação. Ideias memoráveis só são úteis quando comunicadas de um jeito profissional, técnico e focado em resultados. Por isso, por mais que seu departamento de marketing seja descontraído e sua comunicação priorize o bom humor e um tom mais descolado, sua equipe vai sempre precisar de um bom plano e execução.

Tudo diz respeito a estruturar processos eficientes, tarefas, utilizar as métricas certas e acompanhar como as pessoas reagem aos seus conteúdos. Além disso, os profissionais de marketing precisam planejar a criação de conteúdo, distribuir funções, determinar prazos e cobrar resultados. Isso consolida uma excelente cultura empresarial que consegue comunicar propostas de valor.

Neste contexto, ferramentas virtuais para gerenciar demandas, entregas, correções e melhoramentos podem ser ótimas opções para coordenar esforços colaborativos. A estratégia é aplicável em qualquer cenário: equipes pequenas ou grandes. O mais importante é coletar ideias de todos os membros da equipe, priorizar as melhores sugestões e incluí-las no dia a dia da empresa.

Depois disso, você decide se o planejamento será mensal, diário ou semanal. Assim, a estratégia macro é executada pelo time, tomando o cuidado para coletar feedbacks da audiência, o que fará você descobrir quais conteúdos devem ser priorizados no futuro. 

Você deve estipular métricas para entender se sua comunicação está sendo efetiva. Afinal, tudo o que pode ser mensurado pode ser controlado e administrado. Pensar em duas situações opostas pode ajudar você a entender a importância desse cenário:

  • Um conteúdo que consegue muito engajamento como curtidas, comentários, compartilhamentos e outras interações. Apesar de tantas métricas positivas, as vendas não são fechadas e seu lucro não cresce. Seu modelo de negócios não performa do jeito esperado. Ou seja: é um conteúdo que engaja só que não vende;

  • Um conteúdo que consegue um bom engajamento e proximidade com a audiência. Dessa forma, você consegue comunicar sua proposta de valor e fechar vendas com pessoas interessadas na sua solução. Nesse caso, o conteúdo consegue ser vendável além de ser engajante.

Qual é a diferença entre as duas situações? Muitas variáveis podem influenciar:

  • Um call to action que não consegue enfatizar a venda;

  • O cliente até se encantou pela proposta, só que as formas de pagamento são complexas demais e ele acaba desistindo;

  • A equipe de vendas abordou os potenciais clientes de forma equivocada;

  • A página de vendas não é convidativa.

Com base num bom planejamento e execução cuidadosa, suas equipes de marketing e vendas saberão qual é a variável que desestimula a compra. Em função disso, monitorar as métricas é uma atitude imprescindível. Foque nesses detalhes e entregue um marketing impactante.

No próximo item, veremos uma aplicação bem específica do marketing digital: o blog. Quando o conteúdo de um blog é divulgado numa versão escrita e áudio, os resultados são ainda mais expressivos. Saiba os ganhos dessa estratégia logo abaixo.

Quais são as vantagens de um blog versão áudio?

A ferramenta Áudio Perto converte textos de blogs em áudio por meio de inteligência artificial. O propósito é atender duas demandas diferentes:

  • Uma pessoa cega que curte o conteúdo de blogs empresariais e quer conhecer mais de uma proposta de valor;

  • Uma pessoa sem deficiência que quer consumir informações via áudio porque é mais prático para ela. Um exemplo seria a pessoa usuária que limpa a casa enquanto ouve o blog. Outra situação seria a pessoa usuária que tem maior facilidade para assimilar informações ouvindo. Um terceiro exemplo seria a pessoa que ouve blogs versão áudio no carro. 

Dessa maneira, a solução Áudio Perto oferece uma experiência memorável que amplia a proximidade entre conteúdo e público usuário.

Esse diferencial em marketing se traduz em vantagens como:

  • Comunicação facilitada entre marcas e mercado. É mais simplicidade para as pessoas entenderem uma proposta comercial e fecharem negócio. As vendas e as conversões vão disparar;

  • Acréscimo em credibilidade e autoridade para a empresa no ambiente digital. O consumo de um bom conteúdo posiciona a organização empresarial mais próxima do coração do consumidor;

  • Conformidade com as normas de acessibilidade como a WCAG e a lei 13.146, de 6 de Julho de 2015, o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Um site acessível em todos os detalhes cumpre requisitos legais e reforça a reputação.

Resumo: como a versão áudio do seu blog pode potencializar seu marketing?

Abaixo, o artigo apresenta uma lista de rápidas perguntas e respostas que realizam um rápido resgate dos principais conceitos trabalhados acima. O objetivo é construir conhecimento. Confira:

Por que o planejamento é essencial no marketing?

Porque ideias só geram resultados quando apoiadas por processos, métricas, organização e execução profissional. O planejamento orienta tarefas, prazos, prioridades e garante que o conteúdo impacte o público certo.

O que um bom planejamento ajuda a identificar?

Ele revela quais variáveis estão impedindo conversões — como CTA fraco, pagamento complexo, falhas na abordagem de vendas ou página pouco atrativa.

Como o planejamento melhora a performance do conteúdo?

Ele orienta a criação, distribuição e análise de métricas, permitindo ajustar estratégias e focar no que realmente gera valor e vendas.

O que é versão áudio em blogs e marketing?

É a estratégia de transformar conteúdos escritos em formatos de áudio, facilitando o consumo do conteúdo em diferentes rotinas e necessidades.

Quem se beneficia dessa versão áudio?

Tanto pessoas cegas que dependem do formato sonoro quanto pessoas que preferem ouvir conteúdo.

Quais vantagens a versão áudio traz para as empresas?

Facilita a comunicação com a audiência, aumenta a autoridade digital, aproxima o público da marca e ajuda a cumprir normas de acessibilidade como a WCAG e a Lei 13.146/2015.

Conclusão:

Com o planejamento estratégico, execução certeira, uma comunicação que engaja e blogs dotados de acessibilidade, seu empreendimento terá maiores possibilidades de fomentar a inclusão digital e lucrar. Por isso, o produto Áudio Perto amplia a performance e a acessibilidade do seu conteúdo no blog corporativo. 

A jornada de compra iniciada com a descoberta do seu conteúdo e finalizada com a compra deve sempre priorizar a inclusão digital. O ecossistema de soluções acessíveis Perto Digital oferece mais de 60 recursos para implementar a acessibilidade no seu site. Ele é o mais completo conjunto de ferramentas inclusivas que lidera o mercado e traz um forte impacto social por meio da tecnologia assistiva. 

Tantas inovações fortalecem a imagem humana e acolhedora do seu empreendimento. Afinal, elas agregam valor para o dia a dia da pessoa usuária, ampliando a autonomia e a independência. Converse com os especialistas da Perto Digital agora e incorpore o acesso web em seu site. Acelere seu desempenho inclusivo com os produtos Perto.

Felipe Gruetzmacher

Felipe Emilio Gruetzmacher é um homem autista que atua como redator da Perto Digital, diretor de produção textual da diverSCInnova, copywriter da Editora Simulacro e blogueiro do site da ANAGEA (Associação Nacional dos Gestores Nacionais). Acredita no potencial da tecnologia em transformar a experiência digital e promover a inclusão das pessoas com deficiência.
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