Cinco dicas para potencializar seu marketing inclusivo com storytelling

Felipe Gruetzmacher
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O marketing inclusivo vem ganhando destaque por sua capacidade de conectar marcas a públicos diversos de maneira humana e significativa. Quando combinado ao storytelling, essa estratégia se torna ainda mais poderosa, porque une emoção, propósito e acessibilidade em uma única narrativa capaz de envolver diferentes audiências. 

Neste artigo, você vai descobrir cinco dicas essenciais para potencializar seu marketing inclusivo usando histórias que inspiram, informam e ampliam o alcance da sua marca. Assim, seu modelo de negócio ganha confiança, fortalece a reputação e inspira inovação. Por isso, sua mensagem deve conter um forte componente emocional, já que a emoção vence a lógica. Por isso mesmo, sua ideia apresentada precisa fazer com que as demais pessoas tomem uma decisão. 

Sua audiência precisa estar motivada a fechar vendas com sua empresa, por exemplo! Mas motivar o público vai além de apresentar informações; depende também da forma como a mensagem é construída.

Uma ideia pode ser boa, mas se for apresentada sem emoção, ela não gera motivação nem ação na audiência.

Neste contexto, este artigo vai explorar as cinco principais dicas para potencializar seu marketing inclusivo por meio de um bom storytelling a partir dos seguintes eixos de abordagem:

  • Qual é o fundamento do storytelling aplicado ao marketing inclusivo?

  • Quais as características e atributos de um bom storytelling?

  • Qual seria um exemplo prático que combine o marketing inclusivo e o storytelling?

  • Qual é a quinta dica para gerar bons resultados com a combinação entre marketing inclusivo e storytelling? 

Encante seu público com as palavras certas e soluções acessíveis. Leia o post abaixo para enriquecer seu conhecimento empreendedor e divulgar sua marca.

Neste Artigo:

Qual é o fundamento do storytelling aplicado ao marketing inclusivo?

Um bom marketing persuasivo e potente pode apresentar uma boa história para chamar a atenção. O storytelling é a arte de contar histórias e apresentar sua solução impactante ao mercado e ao mundo. 

Logo, seu time pode agregar o storytelling no núcleo da sua comunicação para gerar boas e genuínas conexões com o mercado. Depois de entender o papel do storytelling, surge naturalmente a pergunta: como avaliar se a mensagem realmente funciona?

O livro “Storytelling - aprenda a contar histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e outras lendas da liderança” oferece estratégias comunicacionais.

Na verdade, o livro traz quatro questões básicas para seu time de comunicação refletir a respeito da efetividade da mensagem. A quinta questão é trazida pela equipe da Startup Perto Digital como um complemento.

Quais as características e atributos de um bom storytelling?

O storytelling tem características bem específicas e marcantes. A narrativa precisa capturar a imaginação do público. A história deve ser comunicada com inspiração para ativar sentimentos da audiência.

Até porque a paixão revitaliza marcas e conexões entre solução corporativa e o público. O marketing está muito associado a valores. Quais valores empreendedores sua mensagem revela?

O que sua marca representa para o dia a dia dos seus clientes? Apesar do caráter altamente filosófico das perguntas anteriores, a pessoa contadora de histórias já começa a ter breves insights sobre comunicação com essas questões.

Qual seria um exemplo prático que combine o marketing inclusivo e o storytelling?

Analise o exemplo da Startup Perto Digital: ela não vende apenas recursos de acessibilidade. Tais funcionalidades são apenas um meio para se atingir um objetivo. Este propósito é a construção de um mundo mais equitativo e acessível.

Portanto, o modo como sua organização analisa e percebe os benefícios da proposta de valor fornece as peças para montar um bom storytelling.

Há quatro perguntas que ajudam a refletir e encaixar o storytelling no seu marketing. Elas orientam a criação de mensagens emocionais e impactantes.

O próprio livro citado na introdução do texto oferece essas questões. Após compreender os atributos essenciais de uma boa narrativa, é hora de observar um exemplo real e aplicável. O caso usado será a própria Perto Digital:

  • Por que você iniciou sua empresa? - A Perto Digital é um modelo B2B que foi iniciado para garantir que demais empresas oferecessem acessibilidade digital para todos os públicos usuários.



  • O que você faz na sua empresa? - Nós oferecemos um conjunto de plugins e recursos específicos para agregar acessibilidade em sites e documentos eletrônicos. Além disso, nossas funcionalidades permitem converter áudio em texto e vice-versa.
    Nossos processos priorizam o atendimento de pessoas por meio do design inclusivo.

  • Pelo que você é apaixonado? - Somos um time apaixonado pela ideia e propósito de alinhar esforços e construir um amanhã mais acessível com a tecnologia, inovação e inteligência artificial.

  • O que alegra seu coração? - Um exemplo demonstra nosso compromisso com a acessibilidade. Em 2025, nossa Startup Perto Digital consolidou uma parceria com a Oktoberfest Blumenau. Durante os 19 dias da festa, oferecemos compra acessível de ingressos para pessoas com deficiência. Além disso, a Perto instalou um totem para facilitar a localização da pessoa na festa, apresentando mapa do evento, horário das bandas, opções de bebidas e valores da alimentação. Nossa Perto Digital é sinônimo de alegria, comemoração, festa e muita qualidade de vida entregue. Queremos que o acesso esteja com nossas pessoas usuárias em todos os momentos.

Esse caso evidencia como uma experiência prática pode fortalecer a conexão emocional com o público. Perceba que as três questões mencionam fatos, processos e propósito empresarial. São informações para o cérebro processar, respostas factuais. A última questão menciona uma história que comunica sentimentos e ativa a conexão emocional com as pessoas.

A parte emocional da história dá vida aos fatos, amplia o impacto das mensagens lógicas e amplia a retenção do conteúdo. Essas palavras fortes podem sensibilizar pessoas, clientes, parceiros e investidores. Assim, o storytelling pode ser usado em vários momentos. Concluídos os quatro pilares principais, há ainda um insight adicional que potencializa o impacto do storytelling inclusivo.

Qual é a quinta dica para gerar bons resultados com a combinação entre marketing inclusivo e storytelling?

A quinta dica é um insight extra que não está no livro. Marcas que conseguem atingir uma maior fatia do mercado com acessibilidade digital propagam o marketing inclusivo para mais pessoas.

Dessa forma, mais fatias das suas audiências terão contato com seu storytelling! Por isso, a tecnologia da Perto Digital é decisiva para oferecer acesso e alcançar corações e mentes. Acolha os mais diversos públicos e abrace a pauta do acesso irrestrito.

Resumo: como encantar sua clientela com a combinação de marketing inclusivo e storytelling?

Para facilitar a compreensão, as principais ideias do artigo são sintetizadas nas perguntas e respostas abaixo.

Como um time empreendedor pode combinar storytelling e marketing inclusivo?

O storytelling é a técnica de contar histórias para criar conexões emocionais e apresentar soluções de forma clara e inspiradora. Assim, se essa narrativa for comunicada de forma acessível, ela terá maior alcance.

Por que o storytelling é essencial para o marketing inclusivo?

Porque motiva decisões, fortalece a reputação da marca e envolve diferentes públicos por meio de emoção e clareza.

Quais características definem um bom storytelling?

Uma narrativa inspiradora, que desperta imaginação, comunica sentimentos e reforça os valores que a marca deseja transmitir.

Qual é o exemplo de storytelling e marketing inclusivo apresentado no texto?

O caso citado foi o da Perto Digital. Ele mostra que o storytelling nasce do propósito, dos processos da empresa e de histórias reais que conectam emocionalmente.

Quais perguntas ajudam a estruturar um storytelling eficaz?

Por que a empresa existe? O que ela faz? Pelo que é apaixonada? O que alegra seu coração?

Qual é a quinta dica para potencializar marketing inclusivo + storytelling?

Expandir a acessibilidade digital para alcançar mais pessoas, ampliando o impacto do storytelling e fortalecendo o marketing inclusivo.

Conclusão:

Em síntese, a combinação entre narrativas e acessibilidade revela um caminho claro para ampliar impacto e conexão. Cada palavra e cada solução acessível contam para proporcionar uma experiência memorável.

A Perto Digital é uma referência pioneira em se tratando de inclusão digital. A inteligência artificial Perto faz com que qualquer site corporativo possa oferecer uma jornada acessível para qualquer público. Mais do que ferramentas, a Perto impacta socialmente e ativa robustas transformações digitais.

Seja um empreendimento que valoriza cada detalhe do contato com o mercado. Converse com nosso time de especialistas e descubra o potencial da web acessível para ativar resultados mais sólidos.

Felipe Gruetzmacher

Felipe Emilio Gruetzmacher é um homem autista que atua como redator da Perto Digital, diretor de produção textual da diverSCInnova, copywriter da Editora Simulacro e blogueiro do site da ANAGEA (Associação Nacional dos Gestores Nacionais). Acredita no potencial da tecnologia em transformar a experiência digital e promover a inclusão das pessoas com deficiência.
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