Este artigo transcreve uma entrevista entre o Diretor Geral da Oktoberfest Blumenau Guilherme Guenther e o CEO da Perto Digital Bruno Brauns. A finalidade é explorar o case da festa Oktoberfest como um evento que combina acessibilidade, inclusão social e inovação.
O propósito da Perto Digital é entregar conteúdo de qualidade em variados formatos, incluindo blog e vídeo. Portanto, o artigo vai explorar os seguintes aspectos do case:
Venha entender a dinâmica da festividade e o impacto trazido pela tecnologia assistiva. Confira mais nas linhas abaixo:
Em 1984, após uma grande enchente, Blumenau, Santa Catarina, organizou uma grande festa para reativar o ânimo da população local. Além disso, o evento deu um novo impulso para a economia e o comércio blumenauense. Desde então, a festa Oktoberfest se firmou como um importante fenômeno cultural e econômico. Ela se consolida como um indutor de bons exemplos para a sociedade. Nos últimos dois anos, a Perto Digital e a Oktoberfest combinaram forças para entregar uma jornada acolhedora. É uma parceria com um potente legado, porque:
A festa passou a incorporar inovação e promover o aprendizado sobre acessibilidade, acolhendo diferentes perfis de pessoas — o que também atraiu o interesse de negócios ligados ao turismo.
No final dos anos 80 e início da década de 90, a Oktoberfest já chegou a atrair mais de 1 milhão de pessoas. O ápice foi em 1992 com um público de 1 milhão e 200 mil pessoas. Essa manifestação cultural ganhou um novo foco a cada edição. A oferta de cervejas artesanais é um exemplo de produto inovador incorporado na festividade.
Outros detalhes importantes são a entrega de boa gastronomia e música para incrementar a Oktoberfest. Há um esforço contínuo para que a festa de Blumenau seja uma autêntica festividade germânica.
A Oktoberfest garante um superávit antes da festa acontecer com apoio de empresas patrocinadoras. São marcas que dão suporte e sustentação para o evento. Dessa forma, empresas de Blumenau e de todo o Brasil fazem a Oktoberfest acontecer! Conforme uma fala do próprio Guilherme Guenther:
“É natural que a gente perceba, evidentemente, percebemos que o mercado buscava eventos que evidentemente com características, identidades, alma, importância e relevância como é o caso da Oktoberfest. Mas também buscavam eventos que tivessem compromisso social.”
Em outras palavras: as próprias empresas buscam investir na pauta do impacto social. Portanto, nada mais justo do que a Oktoberfest incorporar o acesso online. O mercado ESG pode gerar muitas oportunidades comerciais quando aliado à cultura.
Até porque a Oktoberfest acontece na Vila Germânica, uma estrutura construída em 2006. Tal estrutura demanda ferramentas físicas e digitais para suprir o bem-estar do público. Esse foco na acessibilidade pode consolidar uma maior credibilidade diante de parceiros e atrair mais investimento. Blumenau é a primeira cidade de Santa Catarina com secretaria específica para pessoas com deficiência. Esse órgão público é chamado de SEIDEP (Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto).
A inclusão de uma jornada digital acessível é uma proposta inovadora. Um exemplo ajuda a tangibilizar essa tecnologia assistiva: uma pessoa cega pode comprar ticket para a festa usando os plugins da Perto Digital.
A transformação causada não é somente no mercado: ocorre um estímulo para todo o bem-estar social. Isso facilita o direito de ir e vir. Como destaca Bruno Brauns na entrevista:
“Quando vem uma pessoa com deficiência, normalmente, ela influencia outras, puxa, eu tô falando de 60 milhões de pessoas (...).”
Ou seja: as pessoas com deficiência que puderam usufruir da festa podem indicá-la para outras pessoas. É o poderoso marketing de indicação em ação, como uma forma de agregar performance. Uma Oktoberfest que segue parâmetros ESG é uma ação que mobiliza comunidade, inspira pessoas e posiciona a inclusão na festa. O acesso é uma oportunidade de satisfazer uma demanda de ordem legal, ética e alinhada com o mercado.
Além do mais, esses atributos e características agregam à percepção de valor do negócio. A inclusão de pessoas com deficiência na massa de consumidores gera ganhos para todo o ecossistema de inovação. Conforme a fala do Bruno:
Hoje, se a gente for falar de, vamos falar dos sites nas plataformas que estamos. 15% das pessoas que acessam essas plataformas usam as ferramentas de acessibilidade.
Essas palavras expõem bem o propósito da Perto Digital: apoiar marcas que querem acolher digitalmente a diversidade. Assim sendo, a Oktoberfest acabou sendo referência em cultura, performance e empreendimento para muitos eventos.
O primeiro ano em que a Perto Digital e a Oktoberfest combinaram forças foi em 2023. A parceria foi repetida em 2024. Já em 2023, o case da parceria foi amplamente divulgado como um exemplo de evento acessível. O tema foi até uma das pautas do Jornal Nacional naquele ano.
Isso valida a inclusão digital como aspecto prioritário da comunicação nacional. Desde aquele ano em diante, as soluções foram constantemente aprimoradas. O foco em todas as edições da Oktoberfest foi resolver todos os principais desafios envolvendo a inclusão digital. Para tanto, uma atenção especial foi dedicada a softwares e hardwares. A Inteligência Artificial da Oktoberfest traz uma vida mais simples e maior equidade para o público. Conforme Guilherme avalia o contexto:
“Eu fico muito contente que nós temos uma empresa como a Perto e, felizmente, uma empresa de Blumenau, localizada em Blumenau que tem usado, de fato, essas ferramentas que a tecnologia hoje nos possibilita ter uma vida melhor. (...) É fundamental que a gente empregue essas boas tecnologias também para o bem-estar dessas pessoas que isso faz a nossa sociedade melhor.”
Os plugins da Perto Digital no site oficial da Oktoberfest permitiam uma compra facilitada de ingressos para pessoas com qualquer tipo de deficiência. Além disso, a Perto instalou um totem na festa com um plugin que servia para mostrar mapa do evento, horários das bandas, valores das comidas e opções de bebidas.
A Oktoberfest se integra na economia de Blumenau como um importante evento com extrema relevância cultural. O futuro pode significar muitas possibilidades para a festa como:
Para facilitar a compreensão desse impacto, veja a seguir um resumo com perguntas e respostas.
É uma festa tradicional que surgiu em 1984 para reerguer a cidade após uma enchente e se tornou um grande evento cultural e econômico.
A festa passou a investir neste aspecto para tornar a experiência mais inclusiva e moderna.
Facilita o acesso de pessoas com deficiência, atrai diversidade e amplia a audiência, fortalecendo o valor da marca.
O evento se posiciona como socialmente responsável, o que atrai empresas e investimentos.
A tendência é integrar mais soluções digitais em acessibilidade, pagamentos e mobilidade para melhorar o uso do público.
Uma Oktoberfest mais inclusiva, inovadora e alinhada com valores sociais e culturais, servindo de modelo para outros eventos.
A acessibilidade deve ser vista como um negócio com impacto social — um objetivo comercial que carrega uma causa. A Oktoberfest é só um exemplo das inúmeras aplicabilidades da web acessível. Tal qual o evento, a Perto pode ajudar sua marca a ser acessível digitalmente em todos os sentidos.
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