Home / Blog / O que faz um marketplace acessível?

O que faz um marketplace acessível?

Felipe Gruetzmacher
Instagram da Perto DigitalFacebook da Perto DigitalCanal do Youtube da Perto Digital

O marketplace funciona como uma conexão entre boas ofertas e o consumidor, como em um shopping digital. Logo, se consumir é um direito da pessoa cidadã, todos os marketplaces precisam contar com soluções acessíveis.

Neste texto, a Perto explora como integrar uma experiência sem barreiras neste modelo de negócios. Afinal, a vantagem competitiva proporcionada pela tecnologia assistiva é inegável. Por isso, vamos abordar os seguintes pontos desse tema:

  • Qual é o conceito de marketplace adaptado?

  • Quais as vantagens do marketplace com acessibilidade para a pessoa com deficiência?

  • Quais são as estratégias para ir além da acessibilidade individual?

A seguir, apresentaremos aspectos centrais e benefícios da web sem barreiras.

Qual é o conceito de marketplace adaptado?

Esse tipo de plataforma funciona como um elo entre as marcas e o consumidor com deficiência. Imagine um shopping virtual que atenda à diversidade por meio de acessibilidade.

Neste mundo com a internet em plena expansão, esse perfil de site coloca a pessoa como um consumidor ativo. A inovação rompe com barreiras digitais e promove a plena inclusão digital.

A loja virtual pode anunciar, comprar, alugar e vender serviços e produtos pela internet de maneira prática, sem se preocupar com o desenvolvimento e a atualização do site. Outro diferencial é que o próprio marketplace executa ações de marketing, permitindo à loja terceirizar a promoção da marca no ambiente digital.

Quais as vantagens do marketplace com acessibilidade para a pessoa com deficiência?

Os principais benefícios que um marketplace acessível oferece são:

  • Comparação de ofertas;

  • Preços atrativos;

  • Produtos de diferentes nichos em um só lugar;

  • Navegação adaptada que facilita a jornada digital;

  • Pagamento simplificado;

  • Descrição da imagem nos produtos;

  • Pagamento unificado para múltiplos itens;

  • Vídeos com tradução em Libras.

Essas vantagens possibilitam compras com maior independência, autonomia e segurança para todas as pessoas. Assim, a demanda é estimulada, gerando um ciclo virtuoso de inclusão.

A experiência de compra deve contar com a navegação adaptada como princípio básico. Nesse contexto, o propósito é incluir pessoas independentemente do contexto ou condição. Para reforçar essa inclusão, o conteúdo das redes sociais deve contar com recursos visuais descritos e linguagem simples.

Cada funcionalidade deve ser intuitiva, acolhedora e fácil de usar. Abaixo, o texto detalha como um marketplace pode ir além de ser um negócio aberto e estimular que outros parceiros comerciais adotem princípios da experiência usável para todas as pessoas.

Quais são as estratégias para o marketplace ir além da acessibilidade individual?

Um negócio deve proporcionar oportunidades de consumo iguais para todas as pessoas. O desfrute dos benefícios do comércio eletrônico deve acontecer sem barreiras. Assim, quando uma loja virtual cria parcerias estratégicas com fornecedores, ela estimula a adoção de soluções acessíveis em toda a cadeia.

O exemplo de um empreendimento digital sem barreiras contagia! Assim, produtos e serviços são oferecidos com os mais altos padrões de qualidade e usabilidade. Logo, o mercado online adaptado é uma ferramenta para transformar a sociedade por meio da eliminação de obstáculos.

Empresas que priorizam a oferta de oportunidades equitativas constroem um mundo mais acolhedor para todos os perfis de pessoas.

Resumo dos principais pontos

A seguir, o texto apresenta um pequeno resumo dos principais itens.

O que é um marketplace acessível?

É uma plataforma online que conecta consumidores e vendedores com recursos que garantem acesso a pessoas com deficiência.

Qual o objetivo de um marketplace adaptado?

Eliminar barreiras digitais e promover autonomia para todos os consumidores.

Quais tecnologias são usadas para acessibilidade?

Tecnologia assistiva, como descrição de imagens, vídeos com Libras e navegação simplificada.

Quais são os principais benefícios para o consumidor com deficiência?

Comparação de ofertas, preços acessíveis, navegação facilitada e experiência de compra inclusiva.

O que a loja virtual ganha ao usar um marketplace adaptado?

Maior alcance, marketing terceirizado e praticidade na venda online.

Como ir além da acessibilidade individual?

Criando parcerias com fornecedores que também adotem soluções inclusivas, promovendo uma cultura de inclusão no mercado.

Qual o impacto social de um marketplace inclusivo?

Promove igualdade, autonomia e inclusão, contribuindo para uma sociedade mais justa e acolhedora.

Conclusão:

O marketplace pode e deve ser mais acessível e inclusivo. Afinal, seguir esses princípios faz com que a empresa conquiste mais conversões, credibilidade e fidelize clientes.

A Perto Digital é uma startup comprometida em entregar recursos e produtos que posicionam sites como espaços web adaptados para acolher pessoas com deficiência. Dessa forma, a jornada de consumo beneficia todas as pontas: negócio e consumidor.

A inovação e o impacto social podem ampliar o desempenho financeiro do seu empreendimento! Fale agora com a equipe da Perto Digital e transforme seu marketplace em um espaço verdadeiramente aberto para a diversidade.

Categorias

Newsletter

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.