O propósito da Perto Digital é, sobretudo, construir conhecimento sobre acessibilidade digital e tendências inovadoras. Os mercados e os empreendimentos precisam de acesso a dados e informações para a tomada de decisão mais inteligente. Afinal, o ecossistema de inclusão digital demanda cada vez mais novos insights para aprimorar a internet acessível e inclusiva.
Neste artigo, a Perto convida você a conhecer mais sobre os seguintes temas:
Este artigo convida a sua empresa a entender o caminho trilhado pela inovação aplicada à acessibilidade web. Confira!
A interface baseada em gestos permite que comandos físicos, como movimentos das mãos ou do rosto, complementem ou substituam o uso de telas. Essa abordagem é cada vez mais aplicada em ambientes imersivos e pode transformar a maneira como interagimos com design, tecnologia e experiência da pessoa usuária. As interfaces de gestos permitem interações baseadas em movimentos físicos como mãos, dedos ou corpo inteiro.
Tais tecnologias incluem sensores de posição, realidade aumentada (RA) e reconhecimento de movimento. O recurso de acessibilidade Rastreamento Facial do Plugin Perto é um exemplo: com ele, pessoas podem navegar pelo seu site usando apenas a movimentação dos músculos faciais.
Já a ferramenta Assistente de Voz da Perto possibilita uma navegação completa apenas por comando vocal. Essa evolução representa avanços significativos para a usabilidade e a inclusão digital. Abaixo, destacamos os principais benefícios:
Apesar dos benefícios, essas interfaces ainda enfrentam obstáculos importantes:
A UX do futuro será marcada por experiências integradas com gestos, voz e inteligência artificial, promovendo uma interação mais natural e acessível para todas as pessoas.
Além das interfaces por gestos, outra inovação que vem ampliando a acessibilidade e oferecendo maior conveniência é o Voice Commerce. Entenda a seguir como essa tecnologia está transformando o e-commerce.
A tecnologia está cada vez mais presente na maneira como interagimos com dispositivos digitais. Por conta desse fator, tendências estão surgindo sempre com foco na otimização das experiências virtuais.
Dentro desse conjunto de inovações, o Voice Commerce (comércio de voz) promete revolucionar o setor de e-commerce e de varejo. Em linhas gerais, o Voice Commerce é o uso de comandos de voz para realizar compras online, pesquisas de produto, reserva de serviços e muito mais.
Assistentes virtuais como a Alexa (Amazon), Siri (Apple) e Google Assistente exemplificam essa tecnologia. Eles são capazes de compreender e processar comandos vocais em linguagem natural, permitindo que a pessoa usuária faça pedidos, compre produtos e acesse informações com facilidade. O Voice Commerce tem como diferenciais:
Além de facilitar a navegação por voz, o Voice Commerce também oferece benefícios estratégicos importantes para as empresas. Confira a seguir os principais deles:
Ambas as tendências, interfaces baseada em gestos e Voice Commerce, são essenciais para a inclusão digital. Afinal, esses recursos oferecem uma experiência de navegação e uso que todas as pessoas podem usufruir. Essas tecnologias trazem mais equidade na internet, além de serem uma inovação por si só.
A seguir, apresentamos uma síntese em formato de perguntas e respostas para reforçar os principais conceitos deste artigo:
É uma tecnologia que permite interação com dispositivos por meio de movimentos físicos, como mãos, dedos ou rosto.
Sensores de movimento, realidade aumentada e reconhecimento de gestos.
Proporcionam experiências mais intuitivas, acessíveis, seguras e imersivas.
Falta de feedback visual e dificuldade de interpretação do contexto dos comandos.
É o uso de comandos de voz para realizar compras online e acessar serviços digitais.
Fácil de usar, acessível para pessoas com deficiência, eficiente e melhora a experiência do cliente.
Gera dados de consumo, permite personalização de ofertas e aumenta as chances de conversão.
Tornam a internet mais acessível e equitativa, beneficiando todas as pessoas.
A inovação trazida pelo Voice Commerce e a interface por gestos transforma a internet em um espaço mais inclusivo, acolhedor e acessível. São maneiras de usufruir de uma experiência online mais equitativa para todas as pessoas.
O Voice Commerce e as interfaces por gestos não são apenas avanços tecnológicos — são pilares essenciais para uma internet mais humana, acessível e centrada na experiência de todas as pessoas usuárias. A Perto Digital acredita que a verdadeira inovação está em incluir cada indivíduo no centro da transformação digital.
Ao adotar essas soluções, sua marca amplia seu alcance, promove equidade digital e se destaca em um mercado cada vez mais consciente. A Perto Digital está pronta para ajudar sua empresa a trilhar esse caminho. Fale com nossos especialistas e transforme a acessibilidade em diferencial competitivo.