Reconhecer a importância da acessibilidade digital pode ser feito com um truque simples. Imagine que sua loja virtual fosse um shopping. Assim, um maior número de visitantes poderia visitá-lo se contasse com as condições necessárias. Sendo a acessibilidade física imprescindível para o shopping, a acessibilidade digital para e-commerce é fundamental. A tecnologia é a base da inclusão digital na web! Tendo essa comparação em mente, este texto vai explorar esses termos por meio dos tópicos:
A Perto vai aprofundar cada questão com critério técnico para entregar um conteúdo memorável para você! Iremos detalhar como a experiência da pessoa usuária com deficiência pode ser promovida por um e-commerce acessível. Fique conosco e leia nosso blog. Acompanhe a leitura logo a seguir.
Um shopping com um espaço convidativo e confortável satisfaz necessidades de muitos públicos. Nesse aspecto, diversas dimensões da acessibilidade podem ser trabalhadas. Por exemplo:
Compare essas dimensões da acessibilidade com um site. Assim como no caso do shopping, o e-commerce deve contar com um ecossistema de soluções acessíveis. São diversas ferramentas que aprimoram a experiência da pessoa usuária com deficiência. Dessa forma, podemos citar os seguintes pontos estratégicos que melhoram a acessibilidade digital para e-commerce:
Esses três aspectos da acessibilidade são apenas alguns exemplos de soluções adaptadas para sites acessíveis. Perceba que cada pessoa com deficiência requer uma solução diferente, tal qual o caso do shopping. Assim, no próximo item, você vai explorar a acessibilidade digital para e-commerces.
Um e-commerce que conta com tecnologias assistivas se torna diferencial no mercado. As razões para isso são várias. Por isso, confira exemplos de boas práticas quando mencionamos as tecnologias assistivas:
Entenda que a acessibilidade para web posiciona seu e-commerce no coração do seu público! O resultado é a conexão entre seu site acessível e um maior número de pessoas usuárias. Por conta da inclusão digital, seu espaço web é otimizado e converte muito mais!
As tecnologias assistivas beneficiam um público bem mais amplo do que somente as pessoas com deficiência. O uso delas é um investimento em relacionamento com os fãs da sua marca. Tal qual um shopping acessível, um e-commerce significa maior visibilidade para o seu negócio. Agora, convidamos você a aprender como uma web acessível pode melhorar seu atendimento na próxima seção.
A inclusão digital pressupõe que a pessoa usuária interaja livremente com seu e-commerce sem barreiras. Dessa forma, entender sua proposta de valor, comprar com segurança e receber um ótimo atendimento são itens essenciais da inclusão digital.
Além disso, a acessibilidade web auxilia as pessoas usuárias a compreender os diferenciais entregues pela sua solução. Por isso, seu e-commerce deve focar em apresentar os ganhos e as características dos seus produtos e serviços numa linguagem simples e acessível.
A dimensão da acessibilidade está diretamente ligada com sistemas de pagamento seguros e transparentes. Outra boa prática é a seção de FAQ (Perguntas frequentes). Ela facilita ainda mais a proximidade entre sua marca e o cliente.
O FAQ pode agilizar as etapas de atendimento. Da mesma forma, mantenha a comunicação com a sua base de consumidores. Seu negócio deve oferecer feedbacks para as demandas, elogios e reclamações dos clientes por meios acessíveis.
Todos esses recursos fazem com que a interação entre pessoas usuárias e seu e-commerce seja facilitada.
Bom, a lista de semelhanças entre e-commerce e shopping foi apresentada neste pequeno texto. Agora, é hora de rever as partes mais importantes com 4 perguntas estrategicamente elaboradas para reforçar seu aprendizado. Confira!
O shopping precisa ser fisicamente acessível para todos. Já o e-commerce também deve ser digitalmente acessível para todas as pessoas.
Tecnologias como leitores de tela, menus intuitivos, controle por voz, tradução em Libras e opções de contraste melhoram a experiência. Eles ampliam o público do e-commerce.
Facilita a compreensão dos produtos, garante processos de compra mais seguros e promove canais de comunicação acessíveis.
Um site acessível atrai mais pessoas usuárias, fideliza clientes e destaca a marca no mercado.
O propósito deste texto foi comparar o e-commerce com o shopping por uma finalidade didática. Dessa maneira, fica mais fácil entender o papel desempenhado pela acessibilidade em sites.
A Perto Digital oferece variadas soluções que agregam acesso em suas páginas web. Cada um dos nossos recursos é adequado para atender as particularidades e especificidades das pessoas com deficiência.
Nossa missão é fomentar a inclusão digital por meio do empreendedorismo e da tecnologia personalizável. Apoiamos marcas que querem oferecer uma jornada online diferenciada para as pessoas com deficiência. Quer transformar seu e-commerce em um canal diferenciado e conectado com o impacto social? Converse com a Perto Digital e promova suas vendas com a acessibilidade!