Como tornar seu e-commerce acessível e inclusivo com as soluções da Perto Digital?

Felipe Gruetzmacher
Instagram da Perto DigitalFacebook da Perto DigitalLinkedin da Perto DigitalCanal do Youtube da Perto Digital

Reconhecer a importância da acessibilidade digital pode ser feito com um truque simples. Imagine que sua loja virtual fosse um shopping. Assim, um maior número de visitantes poderia visitá-lo se contasse com as condições necessárias. Sendo a acessibilidade física imprescindível para o shopping, a acessibilidade digital para e-commerce é fundamental. A tecnologia é a base da inclusão digital na web! Tendo essa comparação em mente, este texto vai explorar esses termos por meio dos tópicos:

  • Acessibilidade em sites: o que aprendemos com os shoppings físicos?

  • Tecnologias assistivas para e-commerce acessível: como se destacar no mercado.

  • Atendimento inclusivo: como encantar com acessibilidade digital?

A Perto vai aprofundar cada questão com critério técnico para entregar um conteúdo memorável para você! Iremos detalhar como a experiência da pessoa usuária com deficiência pode ser promovida por um e-commerce acessível. Fique conosco e leia nosso blog. Acompanhe a leitura logo a seguir.

Acessibilidade em sites: o que aprendemos com os shoppings físicos?

Um shopping com um espaço convidativo e confortável satisfaz necessidades de muitos públicos. Nesse aspecto, diversas dimensões da acessibilidade podem ser trabalhadas. Por exemplo:

  • Elevadores para facilitar o acesso de mulheres grávidas e pessoas com mobilidade reduzida;

  • Piso tátil para o livre caminhar de pessoas cegas;

  • Oferta de Eventos com comunicação em Libras para a comunidade surda;

  • Equipes de atendentes com atitudes inclusivas e acolhedoras.   

Compare essas dimensões da acessibilidade com um site. Assim como no caso do shopping, o e-commerce deve contar com um ecossistema de soluções acessíveis. São diversas ferramentas que aprimoram a experiência da pessoa usuária com deficiência. Dessa forma, podemos citar os seguintes pontos estratégicos que melhoram a acessibilidade digital para e-commerce:

  •  Habilitar atalhos de navegação para facilitar o uso do site por pessoas cegas;

  • Alta saturação para oferecer uma excelente experiência visual para pessoas com daltonismo;

  • Bloqueio de animações para proporcionar ótima navegação para pessoas com dislexia.

Esses três aspectos da acessibilidade são apenas alguns exemplos de soluções adaptadas para sites acessíveis. Perceba que cada pessoa com deficiência requer uma solução diferente, tal qual o caso do shopping. Assim, no próximo item, você vai explorar a acessibilidade digital para e-commerces.

Tecnologias assistivas para e-commerce acessível: como se destacar no mercado

Um e-commerce que conta com tecnologias assistivas se torna diferencial no mercado. As razões para isso são várias. Por isso, confira exemplos de boas práticas quando mencionamos as tecnologias assistivas:

  • Sites compatíveis com leitores de tela com descrição detalhada de produtos, títulos e estrutura definida de páginas;   

  • Design responsivo e menus de navegação intuitivos para sua audiência acessar seu e-commerce em dispositivos móveis;

  • Forneça opções de contraste para distinguir elementos visuais;

  • Oferta de variadas formas de interação para a pessoa usuária acessar seu conteúdo por teclado, mouse ou touchscreen;

  • Teste regularmente para avaliar a usabilidade e corrigir possíveis erros;

  • Presença de teclados virtuais para um uso fácil por parte das pessoas usuárias com deficiência motora;

  • Possibilidade da pessoa usuária controlar o dispositivo móvel ou computador apenas com comando vocal;

  • Tradução de conteúdo textual para Libras.

Entenda que a acessibilidade para web posiciona seu e-commerce no coração do seu público! O resultado é a conexão entre seu site acessível e um maior número de pessoas usuárias. Por conta da inclusão digital, seu espaço web é otimizado e converte muito mais!

As tecnologias assistivas beneficiam um público bem mais amplo do que somente as pessoas com deficiência. O uso delas é um investimento em relacionamento com os fãs da sua marca. Tal qual um shopping acessível, um e-commerce significa maior visibilidade para o seu negócio. Agora, convidamos você a aprender como uma web acessível pode melhorar seu atendimento na próxima seção.

Atendimento inclusivo: como encantar com acessibilidade digital?

A inclusão digital pressupõe que a pessoa usuária interaja livremente com seu e-commerce sem barreiras. Dessa forma, entender sua proposta de valor, comprar com segurança e receber um ótimo atendimento são itens essenciais da inclusão digital.

Além disso, a acessibilidade web auxilia as pessoas usuárias a compreender os diferenciais entregues pela sua solução. Por isso, seu e-commerce deve focar em apresentar os ganhos e as características dos seus produtos e serviços numa linguagem simples e acessível.

A dimensão da acessibilidade está diretamente ligada com sistemas de pagamento seguros e transparentes. Outra boa prática é a seção de FAQ (Perguntas frequentes). Ela facilita ainda mais a proximidade entre sua marca e o cliente.

O FAQ pode agilizar as etapas de atendimento. Da mesma forma, mantenha a comunicação com a sua base de consumidores. Seu negócio deve oferecer feedbacks para as demandas, elogios e reclamações dos clientes por meios acessíveis. 

Todos esses recursos fazem com que a interação entre pessoas usuárias e seu e-commerce seja facilitada.

Leia nosso resumo para recapitular os pontos principais do nosso artigo!

Bom, a lista de semelhanças entre e-commerce e shopping foi apresentada neste pequeno texto. Agora, é hora de rever as partes mais importantes com 4 perguntas estrategicamente elaboradas para reforçar seu aprendizado. Confira!

Por que comparar um e-commerce a um shopping ajuda a entender a acessibilidade digital?

O shopping precisa ser fisicamente acessível para todos. Já o e-commerce também deve ser digitalmente acessível para todas as pessoas.

Quais recursos tornam um site acessível e diferenciado no mercado?

Tecnologias como leitores de tela, menus intuitivos, controle por voz, tradução em Libras e opções de contraste melhoram a experiência. Eles ampliam o público do e-commerce.

Como a acessibilidade melhora o atendimento ao cliente online?

Facilita a compreensão dos produtos, garante processos de compra mais seguros e promove canais de comunicação acessíveis.

Qual o impacto da acessibilidade na visibilidade do e-commerce?

Um site acessível atrai mais pessoas usuárias, fideliza clientes e destaca a marca no mercado.

Conclusão:

O propósito deste texto foi comparar o e-commerce com o shopping por uma finalidade didática. Dessa maneira, fica mais fácil entender o papel desempenhado pela acessibilidade em sites. 

A Perto Digital oferece variadas soluções que agregam acesso em suas páginas web. Cada um dos nossos recursos é adequado para atender as particularidades e especificidades das pessoas com deficiência.

Nossa missão é fomentar a inclusão digital por meio do empreendedorismo e da tecnologia personalizável. Apoiamos marcas que querem oferecer uma jornada online diferenciada para as pessoas com deficiência. Quer transformar seu e-commerce em um canal diferenciado e conectado com o impacto social? Converse com a Perto Digital e promova suas vendas com a acessibilidade!