A Perto Digital entrega bem mais do que soluções tecnológicas para a acessibilidade do seu site. Queremos nutrir nossa audiência com informações bem fundamentadas e critérios técnicos claros. Assim, o texto de hoje vai apresentar insights sobre a adoção da linguagem acessível no seu dia a dia. O artigo vai aprofundar este tema com os seguintes subtítulos:
Por isso, tão importante quanto desenvolver tecnologias inclusivas é adotar uma linguagem que respeite e valorize todas as pessoas. Confira mais sobre este tema nas linhas abaixo.
Uma comunicação inclusiva, respeitosa e acolhedora está alinhada com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI - Lei 13.146/2015). Usar as palavras certas modifica a forma como as pessoas são tratadas na sociedade.
O uso de termos adequados rompe os estigmas, valoriza as pessoas e fortalece a inclusão.
Assim, o mais correto é dizer “pessoas com deficiência” para se referir a este público. Afinal, a deficiência faz parte da identidade de um indivíduo. Ter isso em mente impede que preconceitos sejam perpetuados. A expressão coloca a pessoa em primeiro lugar, colocando ênfase na individualidade antes da condição. Por outro lado, alguns termos devem ser evitados por carregarem significados inadequados ou desrespeitosos.
Evite usar:
Agora que entendemos quais termos evitar, é importante conhecer a forma adequada de se referir a cada perfil.
Esta seção do texto é dedicada a mencionar alguns exemplos de como incorporar uma linguagem inclusiva. Por exemplo:
O uso de termos acessíveis é uma etapa importante na construção de uma web e de ambientes digitais acessíveis. Times de tecnologia e equipes de desenvolvimento web devem utilizar a nomeação correta em serviços, site e aplicações.
Marcas que usam comunicação inclusiva evitam desconforto e, mais do que isso, demonstram compromisso com a diversidade. Ajustes na forma como nos comunicamos transformam a experiência digital de milhões de consumidores.
Dessa forma, sua organização demonstra ser um ambiente acolhedor, colaborativo e igualitário.
Sabemos que transformar a comunicação leva tempo e aprendizado constante. É por isso que a Perto Digital apoia a acessibilidade, seja atitudinal, seja no universo online. Confira as principais dúvidas respondidas sobre a linguagem inclusiva.
Pessoas com deficiência.
Porque valoriza a individualidade e está alinhado com a Lei Brasileira de Inclusão.
“Portador de deficiência”, “portador de necessidades especiais”, “o deficiente” e expressões pejorativas como “inválido” ou “defeituoso”.
Porque sugere que a deficiência pode ser descartada, o que não é verdade.
Use “pessoa com deficiência visual”, “pessoa cega” ou “pessoa com baixa visão”.
Use “pessoa com deficiência auditiva” ou “pessoa surda”.
“Ouvinte”, pois evita a ideia de que pessoas com deficiência são “anormais”.
Promove respeito, evita exclusão e melhora a experiência digital para todas as pessoas.
Para demonstrar compromisso com a diversidade e criar ambientes acolhedores.
Ela ajuda a romper estigmas e construir uma sociedade mais justa e inclusiva.
O blog da Perto Digital prioriza a acessibilidade comunicacional em nossos posts. Acompanhar nosso conteúdo é uma forma de se atualizar sobre os principais temas de acessibilidade e inovação.
Além disso, o ecossistema Perto traz um conjunto de ferramentas para que seu site seja o mais acessível possível. Nossos plugins entregam jornadas fáceis, cômodas e intuitivas para qualquer público.
Somos especialistas em inclusão digital. Nosso foco é elevar a qualidade dos ecossistemas de inovação com soluções acessíveis. Fale com a nossa equipe e comece agora a transformar a acessibilidade digital do seu site.