Toda instituição acadêmica precisa de acessibilidade digital para credenciar, recredenciar, autorizar, reconhecer e renovar cursos. Esta exigência segue a Portaria Nº 20 do MEC, Ministério da Educação. A UCPel (Universidade Católica de Pelotas) é um exemplo de êxito em se tratando de adequação à Portaria. Dessa forma, nosso texto vai detalhar a relação entre acesso web e educação no ensino superior passando pelos eixos temáticos:
A oferta de educação superior combinada com soluções acessíveis é o caminho para democratizar o ensino. Confira mais informações no texto abaixo!
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) obteve nota 5 no recredenciamento institucional feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do MEC. Esta nota 5 é a máxima no processo de recredenciamento. Já os critérios levados em consideração para avaliar uma instituição são:
A Universidade aprimorou cada critério citado acima para melhorar a oferta de experiência educacional para o público. A UCPel é, inclusive, usuária das tecnologias Perto Digital. Colaboramos com a missão de todos os nichos em entregar uma experiência online memorável e inclusiva.
Esta nota reflete um ótimo desempenho em se tratando de resultados acadêmicos, estrutura e gestão da instituição. Estão presentes as dimensões da acessibilidade estes aspectos citados:
Essas diversas dimensões da acessibilidade atendem vários públicos como estudantes, equipes técnica-administrativa e docentes com deficiência, altas habilidades, superdotação ou transtorno do espectro autista.
A lista não se esgota aqui! Há outras dimensões enquadradas nessa nota 5, como a acessibilidade digital. Abaixo, vamos explorar especificamente o acesso web no processo de recredenciamento institucional.
Soluções acessíveis digitalmente facilitam a atuação de toda a comunidade acadêmica. Acompanhe o raciocínio com esses exemplos:
Assim, a inclusão digital faz parte de um ensino superior que se diz inovador e que acolhe o diverso.
Os caminhos são variados. Mesmo assim, algumas boas práticas podem ser resumidas nestes tópicos:
Assim, a nota 5 representa bem mais do que a chancela de qualidade para o ensino superior. Demonstra, sobretudo, a sintonia entre diferentes equipes da instituição. O trabalho é coletivo.
Chegou a hora de revisitar nosso artigo. Para isso, a Perto preparou algumas perguntas que expressam toda a essência do artigo. Assim, você redobra seus conhecimentos. Confira!
O recredenciamento avalia o desempenho acadêmico, infraestrutura e gestão das instituições, incluindo dimensões de acessibilidade, como atitudinal, arquitetônica, metodológica e comunicacional, além da acessibilidade digital.
A nota 5 é a máxima e reflete excelente desempenho em áreas como planejamento institucional, políticas acadêmicas, gestão e infraestrutura, além de garantir a inclusão e acessibilidade em diversos níveis.
A acessibilidade digital facilita a participação e desempenho de alunos, professores e funcionários com deficiência, promovendo um ambiente acadêmico inclusivo e inovador.
Boas práticas incluem qualificação de equipes, modernização de infraestrutura e a implementação de políticas acadêmicas e administrativas eficazes.
Além de apoiar o nicho educacional, as soluções da Perto Digital são versáteis: podem ser combinadas com qualquer mercado e negócio. As vantagens são as mesmas para todas as empresas:
A Perto Digital pode resolver todos os problemas de acessibilidade na sua web. Confie na capacidade de seu empreendimento em viralizar na internet! Converse conosco e conheça todos os nossos produtos.