UCPel conquista nota máxima no recredenciamento do MEC com acessibilidade digital

Felipe Gruetzmacher
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Toda instituição acadêmica precisa de acessibilidade digital para credenciar, recredenciar, autorizar, reconhecer e renovar cursos. Esta exigência segue a Portaria Nº 20 do MEC, Ministério da Educação. A UCPel (Universidade Católica de Pelotas) é um exemplo de êxito em se tratando de adequação à Portaria. Dessa forma, nosso texto vai detalhar a relação entre acesso web e educação no ensino superior passando pelos eixos temáticos:

  • Por que a UCPel é um  caso de sucesso em se tratando de recredenciamento institucional?

  • O que significa contar com nota 5 no recredenciamento institucional?

  • Como a acessibilidade digital está relacionada com a nota 5?

  • Quais as medidas essenciais para atingir uma nota 5?

A oferta de educação superior combinada com soluções acessíveis é o caminho para democratizar o ensino. Confira mais informações no texto abaixo!

Por que a UCPel é um caso de sucesso em se tratando de recredenciamento institucional?

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) obteve nota 5 no recredenciamento institucional feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do MEC. Esta nota 5 é a máxima no processo de recredenciamento.  Já os critérios levados em consideração para avaliar uma instituição são:

  • Planejamento e Avaliação Institucional;

  • Desenvolvimento Institucional;

  • Políticas Acadêmicas;

  • Políticas de Gestão;

  • Infraestrutura.

A Universidade aprimorou cada critério citado acima para melhorar a oferta de experiência educacional para o público. A UCPel é, inclusive, usuária das tecnologias Perto Digital. Colaboramos com a missão de todos os nichos em entregar uma experiência online memorável e inclusiva.

O que significa o recredenciamento institucional para a acessibilidade?

Esta nota reflete um ótimo desempenho em se tratando de resultados acadêmicos, estrutura e gestão da instituição. Estão presentes as dimensões da acessibilidade estes aspectos citados:

  • Atitudinal: atitudes que colaboram e contribuem para a inclusão e permanência dos estudantes;

  • Arquitetônica: espaços adaptados para receber o público com deficiência;

  • Metodológica: recursos pedagógicos customizados para atender aos diferentes ritmos de aprendizagem;

  • Comunicacional: toda a comunicação é customizada para atender às necessidades das pessoas com deficiência. Uma boa prática seria o texto em braille;

Essas diversas dimensões da acessibilidade atendem vários públicos como estudantes, equipes técnica-administrativa e docentes com deficiência, altas habilidades, superdotação ou transtorno do espectro autista.

A lista não se esgota aqui! Há outras dimensões enquadradas nessa nota 5, como a acessibilidade digital. Abaixo, vamos explorar especificamente o acesso web no processo de recredenciamento institucional.

Como a acessibilidade digital está relacionada com a nota 5?

Soluções acessíveis digitalmente facilitam a atuação de toda a comunidade acadêmica. Acompanhe o raciocínio com esses exemplos:

  • Alunos podem lidar melhor com o site tendo recursos de acessibilidade web. Eles podem consultar notas e fazer matrículas;

  • Professores: diversidade e representatividade importa muito nos times. Por isso, professores com deficiência podem agregar muito em equipes docentes. Ferramentas de web inclusivas cumprem um relevante papel para facilitar o trabalho deles;

  • Grupo técnico-administrativo: caso parecido com o contexto acima. Profissionais com deficiência  que executam tarefas técnicas e/ou administrativas podem entregar mais resultados com o uso da acessibilidade web.

Assim, a inclusão digital faz parte de um ensino superior que se diz inovador e que acolhe o diverso.

Quais as medidas essenciais para atingir uma nota 5?

Os caminhos são variados. Mesmo assim, algumas boas práticas podem ser resumidas nestes tópicos:

  • Qualificação de equipes;

  • Modernização de infraestrutura;

  • Implementação de políticas acadêmicas e administrativas exitosas.

Assim, a nota 5 representa bem mais do que a chancela de qualidade para o ensino superior.  Demonstra, sobretudo, a sintonia entre diferentes equipes da instituição. O trabalho é coletivo.

Hora de ampliar nosso conteúdo!

Chegou a hora de revisitar nosso artigo. Para isso, a Perto preparou algumas perguntas que expressam toda a essência do artigo. Assim, você redobra seus conhecimentos. Confira!

Qual a importância do recredenciamento institucional para a acessibilidade?

O recredenciamento avalia o desempenho acadêmico, infraestrutura e gestão das instituições, incluindo dimensões de acessibilidade, como atitudinal, arquitetônica, metodológica e comunicacional, além da acessibilidade digital.

O que significa obter a nota 5 no recredenciamento institucional?

A nota 5 é a máxima e reflete excelente desempenho em áreas como planejamento institucional, políticas acadêmicas, gestão e infraestrutura, além de garantir a inclusão e acessibilidade em diversos níveis.

Como a acessibilidade digital contribui para uma nota 5?

A acessibilidade digital facilita a participação e desempenho de alunos, professores e funcionários com deficiência, promovendo um ambiente acadêmico inclusivo e inovador.

Quais medidas são essenciais para atingir a nota 5 no recredenciamento?

Boas práticas incluem qualificação de equipes, modernização de infraestrutura e a implementação de políticas acadêmicas e administrativas eficazes.

Conclusão:

Além de apoiar o nicho educacional, as soluções da Perto Digital são versáteis: podem ser combinadas com qualquer mercado e negócio. As vantagens são as mesmas para todas as empresas:

  • Maior contato com a audiência;

  • Lucro;

  • Credibilidade, autoridade e efetividade no marketing digital.

A Perto Digital pode resolver todos os problemas de acessibilidade na sua web. Confie na capacidade de seu empreendimento em viralizar na internet! Converse conosco e conheça todos os nossos produtos.