O compromisso da Perto Digital é nutrir nossa audiência com informação valiosa para que o empresariado conheça os benefícios da acessibilidade. Dessa maneira, neste texto, você vai explorar os principais mitos e verdades envolvendo a web acessível. É um artigo imprescindível para acelerar a aceitação da tecnologia assistiva pelo mercado. Confira o que você vai descobrir nos subtítulos a seguir:
A derrubada dos mitos vai acelerar a aceitação de soluções acessíveis. Você passará a entender a acessibilidade como um investimento estratégico e um valor agregado. Siga com a leitura das linhas abaixo e modifique suas percepções!
O orçamento do seu projeto não vai explodir se você adotar recursos acessíveis em seu trabalho. Isso por um motivo bem simples: os plugins de acessibilidade permitem que sua empresa monitore o desempenho dela.
A ferramenta Monitoramento Perto, por exemplo, permite que você verifique se seu site está em conformidade com as diretrizes globais. Só isso já minimiza riscos legais que poderiam resultar em perdas financeiras. Já o produto Análise Perto apoia você a compreender o comportamento da sua pessoa usuária. Analisando as interações da sua pessoa usuária, você tem dados para mensurar a acessibilidade como um retorno sobre investimento.
A quebra de barreiras digitais aproxima seu empreendimento do seu mercado. Essa inovação gera expansão do seu lucro, atração de clientes e fidelização. A conquista de status social e melhor posicionamento nos motores de busca são outras duas vantagens obtidas. Quando você administra esses números obtidos, você gerencia mais facilmente o seu ROI.
Agora que você compreende os custos e os investimentos, siga lendo para entender os problemas causados por correções tardias.
Outro mito que persiste é que a implementação da acessibilidade atrasa entregas das equipes. Na verdade, é o contrário. Com o avanço da internet, a tendência é que mais pessoas com deficiência acessem seus produtos digitais. A inclusão digital é fato inevitável.
Por conta disso, sai bem menos custoso corrigir erros e implementar o acesso web desde o começo. A abordagem Shift Left antecipa atividades que ampliam a qualidade do software desde a criação. Assim, a sua equipe consegue acelerar o processo de lançamento no mercado.
Os requisitos do seu produto estando todos seguros e inclusivos farão uma diferença enorme para o público consumidor. Os ciclos de feedbacks e incremento contínuo detectam problemas mais facilmente. Isso significa correções e melhorias sendo implementadas desde as etapas iniciais do processo.
Só isso gera uma economia de custo para a sua empresa. O erro não chega até a pessoa usuária final. Essa simplificação dos processos ajuda a maximizar a confiança das equipes no próprio trabalho. Por isso, o próximo subtema será a cultura das empresas.
O último mito questionado neste texto é que a acessibilidade é somente um assunto das equipes front-end. Na verdade, todos os times devem se envolver na construção de produtos digitais inclusivos. Afinal, as partes de um site são componentes dinâmicos e em constante evolução. Assim, a acessibilidade tem diversos aspectos e dimensões.
Um site que não oferece uma experiência visual agradável e um contraste adequado é um exemplo. Nesse caso, o time de designers precisa atuar para oferecer uma jornada satisfatória.
Já um blog com uma linguagem pouco clara é responsabilidade da equipe de marketing. Isso afeta a acessibilidade comunicacional. Todos esses casos evidenciam como a diversidade de saberes contribui para boas entregas a sua pessoa usuária. Portanto, diversos profissionais precisam se responsabilizar em trazer jornadas acolhedoras.
Logo, uma cultura empresarial que realiza conexões entre diferentes especialistas têm mais probabilidade de sucesso. Os profissionais precisam lidar com a acessibilidade enquanto questão ética e humana. Não é somente uma tecnologia inovadora que vai resolver o problema de um site inacessível.
Este texto teve como objetivo aprofundar novas percepções sobre inclusão digital. Para reforçar, vamos seguir com perguntas estrategicamente elaboradas que sintetizam todas essas ideias trabalhadas. Confira a seguir:
Não. Ela gera retorno sobre investimento (ROI) ao ampliar o público, reduzir riscos legais e melhorar o posicionamento da marca.
Ela atrai novos clientes, fideliza pessoas usuárias e melhora o SEO do site.
Não. Aplicar o conceito de Shift Left — incluir acessibilidade desde o design inicial — reduz custos e prazos em até 40%.
Porque erros tardios exigem retrabalho e comprometem a experiência da pessoa usuária, enquanto a prevenção agiliza o processo.
Sim. Sem uma gestão inteligente e estratégica, não há diálogo entre profissionais, o que acaba comprometendo a acessibilidade.
Todos os times: design, desenvolvimento, marketing e conteúdo — cada um tem papel essencial em uma experiência inclusiva.
Investir em acessibilidade pode ser economicamente viável com os recursos e a estratégia certa. Além do mais, com a abordagem Shift Left, você poupa tempo na criação de um produto inesquecível para o consumidor.
A combinação de talentos e conhecimentos numa cultura corporativa aberta ao diálogo ajuda a trazer acessibilidade para o seu site. A Perto Digital entrega um ecossistema de soluções que transformam seu site num espaço web acessível e acolhedor. Como a nossa tecnologia, cada aspecto da sua jornada pode ser projetado para encantar pessoas com e sem deficiência.
Coloque a inovação para funcionar a serviço de uma internet acessível, inclusiva e que cause impacto social. Converse com nosso time e participe do movimento digital que está revolucionando o mercado!
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