
As fontes são mais do que elementos visuais — são pontes que conectam pessoas à informação, à autonomia e à inclusão digital. Pode ser a diferença entre uma marca que se posiciona de modo acolhedor e um negócio pouco alinhado com uma web inclusiva
Então, neste texto, o propósito é trabalhar os seguintes eixos de informações:
A tipografia certa pode proporcionar uma leitura mais fluente para diferentes tipos de pessoas. Conheça mais sobre o tema nas linhas abaixo.
Fontes servem para embelezar ou destacar algum aspecto do seu texto. A tipografia certa pode comunicar:
O tipo de letra pode, sobretudo, dificultar a leitura de letras e números para pessoas com deficiência visual, dislexia ou deficiência cognitiva. A implementação de fontes eficazes pode tornar o consumo do seu conteúdo mais efetivo.
Escolher a fonte certa é um gesto de empatia. É mostrar que sua marca se importa com cada pessoa que lê, navega e interage — independentemente de suas habilidades. Assim, seus textos podem ser percebidos, entendidos e navegados de forma simples.
A tipografia influencia a legibilidade, o cansaço visual e a compreensão. Mesmo que seu texto esteja bem escrito, uma fonte inadequada pode ser uma barreira — e a acessibilidade começa justamente em removê-las. Abaixo, você confere os diferenciais que a tipografia certa traz para seu texto:
Há um padrão de características que melhoram a legibilidade para todas as pessoas usuárias. Esses aspectos minimizam o esforço cognitivo e previnem leituras incorretas. Saiba mais abaixo:
Fontes sem serifa (sans-serif) são mais fáceis de ler em telas. Exemplos incluem Helvetica e Arial. Já fontes serifadas podem funcionar bem em títulos e impressos, mas tendem a reduzir a legibilidade para pessoas com baixa visão ou dislexia.
Logo, a fonte sans-serif é a melhor opção para textos corridos. Use serifas com moderação e teste seu conteúdo para validar a legibilidade.
Algumas fontes proporcionam uma leitura mais clara. Elas são utilizadas no design inclusivo porque são familiares e funcionam bem em vários dispositivos. São exemplos:
Experimente suas fontes em diferentes dispositivos para garantir que cada pessoa usuária tenha a melhor experiência de leitura.
Há fontes especialmente projetadas para pessoas com dislexia e outras condições cognitivas. Elas otimizam a compreensão e melhoram a jornada digital em seu site. A seguir, você confere algumas dicas visuais para tornar a letra mais distinta:
Essas fontes utilizam bases mais pesadas, maior espaçamento e maneiras únicas de reduzir a carga cognitiva. Isso torna todo o texto mais fácil de entender.
A tipografia envolve a apresentação de fontes, assim como aspectos-chave como espaçamento, tamanho e formatação. Abaixo, a Perto lista dicas para você acertar:
Evite:
A escolha da tipografia é um convite à inclusão. Com as fontes certas, cada leitura se transforma em uma experiência que acolhe, conecta e inspira. No item a seguir, vamos detalhar as ideias presentes no texto na forma de uma curta síntese e em perguntas:
Porque a tipografia certa melhora a legibilidade, reduz o cansaço visual e garante inclusão para pessoas com deficiência visual, dislexia ou neurodivergências.
Formas abertas e simples, espaçamento adequado, boa altura de letras minúsculas e distinção clara entre caracteres parecidos.
As fontes sans-serif (como Arial e Helvetica) são mais indicadas para textos digitais, pois são mais legíveis em telas.
Arial, Verdana, Tahoma, Trebuchet MS, Helvetica e Roboto são boas opções por sua clareza e familiaridade.
Sim. OpenDyslexic, Lexend, Atkinson Hyperlegible e Read Regular ajudam na diferenciação das letras e reduzem o esforço cognitivo.
Tamanho mínimo de 16px, espaçamento entre linhas de 1,5x, entre letras de 0,12x e entre palavras de 0,16x.
Evite fontes cursivas, condensadas, decorativas e a Comic Sans, pois dificultam a leitura e comprometem a experiência da pessoa usuária.
Use ferramentas como WAVE, axe DevTools e Accessibility Insights, e teste com pessoas reais para validar legibilidade e contraste.

A escolha da tipografia é mais do que um detalhe visual — é um ato de inclusão. Quando o design é acessível, o conteúdo se torna universal, e cada pessoa usuária pode ler, compreender e se conectar com sua mensagem.
Na Perto Digital, acreditamos que a acessibilidade começa nas pequenas escolhas: uma fonte legível, um contraste adequado, uma experiência pensada para todos. Essas decisões constroem uma internet mais humana, mais justa e mais próxima das pessoas.
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