No Dia Mundial da Conscientização sobre Acessibilidade, sua marca tem a oportunidade de adotar soluções inovadoras em acessibilidade digital, promovendo inclusão e melhorando a experiência online de todas as pessoas.
Assim, a Perto Digital está comprometida em construir conhecimento e entregar um conteúdo memorável sobre inclusão digital. Um desses papéis assumidos pelo nosso time de marketing é trazer informações técnicas sobre o contexto da pessoa com deficiência.
São insights bem fundamentados a respeito de vários pontos da tecnologia assistiva e da diversidade. Assim, o foco deste texto é celebrar o Dia Mundial da Conscientização sobre Acessibilidade, em 15 de maio. Os seguintes tópicos serão trabalhados e fundamentados:
O artigo vai trazer uma compreensão única sobre a data. Tal qual existe o Dia Nacional da Acessibilidade, este dia mundial oferece perspectivas únicas sobre a inclusão. Conheça mais sobre esse momento de celebração, impacto social e causas relacionadas à inclusão digital nas linhas abaixo.
O dia serve como um estímulo para conversar e refletir sobre a inclusão. A data tem o objetivo de aproximar o tema do nosso cotidiano. O debate sobre a acessibilidade traz vantagens estratégicas para o seu negócio: atender um público diversificado traz retornos financeiros, credibilidade e autoridade.
No próximo item, você vai entender melhor as características das deficiências mais comuns. Dessa maneira, sua empresa conhecerá melhor cada aspecto desse universo de possibilidades e saberá como lidar com cada perfil de pessoa.
Seu site equipado com soluções acessíveis não apenas impacta positivamente a rotina de variadas audiências, mas, também apoia a causa da inclusão e o Dia da Conscientização sobre a Acessibilidade.
Além da adoção dos recursos para uma web acessível, sua marca pode participar ou promover eventos relacionados com o tema. Iniciar debates dentro da sua organização é outra forma de apoiar a causa que o dia representa. As pessoas com deficiência devem assumir um lugar de destaque na cocriação de soluções acessíveis.
Até mesmo a contratação de candidatos com deficiência deve ser feita com estratégia. Seu RH tem muito a ganhar com um site acessível e indicadores de acessibilidade.
A data foi criada em maio de 2012. O objetivo é que ela funcione como um convite a aprender sobre acessibilidade digital. Esse dia é nomeado em inglês como Global Accessibility Awareness Day (GAAD). O GAAD estimula que todas as empresas invistam em acessibilidade digital, já que é uma demanda cidadã e uma obrigatoriedade jurídica.
No caso do Brasil, temos a Lei Brasileira de Inclusão que torna a acessibilidade digital uma obrigatoriedade, segundo o artigo 63:
É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.
O Brasil conta também com a norma ABNT NBR 17225 com recomendações detalhadas para agregar acesso em sites. Essas recomendações foram embasadas em parâmetros internacionais como a WCAG 2.2.
Este item do artigo apresenta um resumo através de breves perguntas e respostas. É uma oportunidade de aprender e aprofundar seus conhecimentos em acessibilidade digital.
Promover debates sobre inclusão digital e mostrar como a acessibilidade pode beneficiar a sociedade e os negócios.
As deficiências mais comuns são visuais, auditivas, motoras e cognitivas. Já os exemplos de soluções em acessibilidade digital consistem em leitores de tela, legendas, navegação por voz e linguagem simplificada.
Adotando tecnologias acessíveis, promovendo eventos, debates internos e contratando pessoas com deficiência de forma estratégica.
A acessibilidade digital é obrigatória por lei, com base na Lei Brasileira de Inclusão e normas como a ABNT NBR 17225, refletindo compromisso com direitos e cidadania.
A inclusão digital pode comemorar muito com o Dia Mundial da Conscientização sobre Acessibilidade! A data é uma oportunidade para implementar soluções acessíveis em sites e reforçar posicionamentos empresariais alinhados com causas sociais.
A Perto Digital, enquanto empresa comprometida com a mudança digital, oferece um conjunto de recursos para sua marca ser digitalmente acessível. Assim, nossa tecnologia resolve todos os problemas da sua marca quando o assunto é inclusão digital na web. Na prática, ela elimina as principais barreiras de navegação e acesso, gerando credibilidade e resultados positivos.
Temos comprometimento com uma inovação voltada para agregar valor à sua marca e seus clientes. Isso torna nossa startup única e diferenciada pela preocupação com a prosperidade de todo o cenário empresarial.
Temos, por exemplo, o ecossistema de serviços mais completo do mercado. Se seu empreendimento quer participar da transformação online e atingir um maior público, converse com nossos especialistas. Seja uma marca embaixadora da acessibilidade!