Dia Mundial da Conscientização sobre Acessibilidade: Como sua marca pode liderar com inclusão digital

Felipe Gruetzmacher
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No Dia Mundial da Conscientização sobre Acessibilidade, sua marca tem a oportunidade de adotar soluções inovadoras em acessibilidade digital, promovendo inclusão e melhorando a experiência online de todas as pessoas.

Assim, a Perto Digital está comprometida em construir conhecimento e entregar um conteúdo memorável sobre inclusão digital. Um desses papéis assumidos pelo nosso time de marketing é trazer informações técnicas sobre o contexto da pessoa com deficiência.

São insights bem fundamentados a respeito de vários pontos da tecnologia assistiva e da diversidade. Assim, o foco deste texto é celebrar o Dia Mundial da Conscientização sobre Acessibilidade, em 15 de maio. Os seguintes tópicos serão trabalhados e fundamentados:

  • Principais Deficiências e Soluções em Acessibilidade Digital.

  • Quais as deficiências mais comuns e como cada uma delas afeta as pessoas?

  • O Papel das Marcas na Inclusão Digital

  • Quais insights o Dia Global de Conscientização sobre Acessibilidade traz para o Brasil?

O artigo vai trazer uma compreensão única sobre a data. Tal qual existe o Dia Nacional da Acessibilidade, este dia mundial oferece perspectivas únicas sobre a inclusão. Conheça mais sobre esse momento de celebração, impacto social e causas relacionadas à inclusão digital nas linhas abaixo.

Principais Deficiências e Soluções em Acessibilidade Digital

O dia serve como um estímulo para conversar e refletir sobre a inclusão. A data tem o objetivo de aproximar o tema do nosso cotidiano. O debate sobre a acessibilidade traz vantagens estratégicas para o seu negócio: atender um público diversificado traz retornos financeiros, credibilidade e autoridade.

No próximo item, você vai entender melhor as características das deficiências mais comuns. Dessa maneira, sua empresa conhecerá melhor cada aspecto desse universo de possibilidades e saberá como lidar com cada perfil de pessoa.

Quais as deficiências mais comuns e como fornecer uma experiência de usuário otimizada?

  • Visual: Pessoas cegas necessitam de textos alternativos. Este caso se aplica quando a pessoa usuária acessa redes sociais e blogs. A Perto Digital oferece a ferramenta Texto Alternativo Perto no nosso Pacote de Comunicação, o que também contribui para o SEO. Além disso, esse perfil usa o teclado para interagir com elementos de um site. A funcionalidade Usuário Cego do nosso Plugin Perto satisfaz essa demanda específica. Já o Áudio Perto converte textos em áudio. É outra maneira de sua marca se comunicar com o público cego;

  • Auditiva: As pessoas surdas ou com dificuldades auditivas precisam de legendas em vídeos e conversão de conteúdo escrito em Libras. O recurso Libras Perto possibilita que esse público entenda seu conteúdo. Há o Vídeo Perto que cria legendas com poucos cliques. É a inteligência artificial a serviço da inclusão;

  • Motor: as pessoas com deficiências motoras demandam jornadas específicas para manusear teclados e navegar. A solução Assistente Perto Digital possibilita que a pessoa usuária navegue em seu site somente com a voz. O próprio Plugin Perto apresenta a Navegação por Teclado para que as pessoas com deficiência possam navegar sem o uso do mouse. Já o Rastreamento Facial permite que elas naveguem somente com a face e a webcam ligada;

Seu site equipado com soluções acessíveis não apenas impacta positivamente a rotina de variadas audiências, mas, também apoia a causa da inclusão e o Dia da Conscientização sobre a Acessibilidade.

O Papel das Marcas na Inclusão Digital

Além da adoção dos recursos para uma web acessível, sua marca pode participar ou promover eventos relacionados com o tema. Iniciar debates dentro da sua organização é outra forma de apoiar a causa que o dia representa. As pessoas com deficiência devem assumir um lugar de destaque na cocriação de soluções acessíveis.

Até mesmo a contratação de candidatos com deficiência deve ser feita com estratégia. Seu RH tem muito a ganhar com um site acessível e indicadores de acessibilidade.

Quais insights o Dia Global de Conscientização sobre Acessibilidade traz para o Brasil?

A data foi criada em maio de 2012. O objetivo é que ela funcione como um convite a aprender sobre acessibilidade digital. Esse dia é nomeado em inglês como Global Accessibility Awareness Day (GAAD). O GAAD estimula que todas as empresas invistam em acessibilidade digital, já que é uma demanda cidadã e uma obrigatoriedade jurídica.

No caso do Brasil, temos a Lei Brasileira de Inclusão que torna a acessibilidade digital uma obrigatoriedade, segundo o artigo 63:

É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.

O Brasil conta também com a norma ABNT NBR 17225 com recomendações detalhadas para agregar acesso em sites. Essas recomendações foram embasadas em parâmetros internacionais como a WCAG 2.2.

Vamos relembrar os principais pontos?

Este item do artigo apresenta um resumo através de breves perguntas e respostas. É uma oportunidade de aprender e aprofundar seus conhecimentos em acessibilidade digital.

Qual é o objetivo do Dia Mundial da Conscientização sobre Acessibilidade?

Promover debates sobre inclusão digital e mostrar como a acessibilidade pode beneficiar a sociedade e os negócios.

Quais são as deficiências mais comuns e quais são exemplos de soluções acessíveis?

As deficiências mais comuns são visuais, auditivas, motoras e cognitivas. Já os exemplos de soluções em acessibilidade digital consistem em leitores de tela, legendas, navegação por voz e linguagem simplificada.

Como as marcas podem se envolver com o Dia da Acessibilidade?

Adotando tecnologias acessíveis, promovendo eventos, debates internos e contratando pessoas com deficiência de forma estratégica.

Por que a acessibilidade é obrigatória no Brasil?

A acessibilidade digital é obrigatória por lei, com base na Lei Brasileira de Inclusão e normas como a ABNT NBR 17225, refletindo compromisso com direitos e cidadania.

Conclusão:

A inclusão digital pode comemorar muito com o Dia Mundial da Conscientização sobre Acessibilidade! A data é uma oportunidade para implementar soluções acessíveis em sites e reforçar posicionamentos empresariais alinhados com causas sociais.

A Perto Digital, enquanto empresa comprometida com a mudança digital, oferece um conjunto de recursos para sua marca ser digitalmente acessível. Assim, nossa tecnologia resolve todos os problemas da sua marca quando o assunto é inclusão digital na web. Na prática, ela elimina as principais barreiras de navegação e acesso, gerando credibilidade e resultados positivos. 

Temos comprometimento com uma inovação voltada para agregar valor à sua marca e seus clientes. Isso torna nossa startup única e diferenciada pela preocupação com a prosperidade de todo o cenário empresarial. 

Temos, por exemplo, o ecossistema de serviços mais completo do mercado. Se seu empreendimento quer participar da transformação online e atingir um maior público, converse com nossos especialistas. Seja uma marca embaixadora da acessibilidade!