ChatGPT e Acessibilidade Digital: Como a Inteligência Artificial Pode Transformar a Inclusão Online

Felipe Gruetzmacher
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A Inteligência Artificial (IA) transforma radicalmente a maneira como nós lidamos com a tecnologia e a inovação. Em virtude disso, a IA impacta diretamente o acesso à web. Afinal, a IA e soluções acessíveis podem ser combinadas para facilitar a interação com a internet. Por isso, o texto de hoje vai mergulhar fundo nas respostas para essas questões:

  • Qual é a definição de ChatGPT?

  • Qual é a semelhança e qual é a diferença entre ChatGPT e chatbots?

  • Como o ChatGPT pode otimizar sua rotina de trabalho?

  • Quais os Chatbots de IA mais importantes? 

  • Como o ChatGPT e a acessibilidade digital estão relacionados?

Aprofunde seus conhecimentos sobre as inovações tecnológicas acessíveis com um bom embasamento técnico! Leia nosso artigo e entenda mais sobre o tema.

Qual é a definição de ChatGPT?

O ChatGPT é a sigla para Generative Pre-Trained Transformer (Transformador Generativo Pré-Treinado, em português). Esse modelo de Inteligência Artificial foi criado pela empresa OpenAI em 2019 e lançado em 2022. O ChatGPT é um recurso que permite “imitar” a linguagem humana. Pode responder perguntas complexas e criar textos em tempo real.

O ChatGPT é conceituado como um modelo de linguagem com base em deep learning (aprendizado profundo). Ele é uma plataforma que conversa com pessoas usuárias de um jeito menos robótico e mais humano. Para isso, se baseia em redes neurais.

Tais redes neurais funcionam quase como um cérebro humano. A função delas é receber enormes quantidades de dados sobre linguagem humana e informações da internet. Essas redes neurais ficam, assim, responsáveis por ensinar o ChatGPT a conversar, processar contextos e solicitações.

Qual é a semelhança e qual é a diferença entre ChatGPT e chatbots?

Ambos podem conversar com você, mas enquanto o chatbot fica preso a um roteiro pré-estabelecido, o ChatGPT consegue conversar de forma mais natural e precisa. Dessa forma, o chatbot se fundamenta em regras prontas para funcionar. Ele segue um roteiro, conseguindo responder conforme a programação dele. 

O chatbot se aplica quando uma pessoa pede informações sobre opções de pagamentos num banco, por exemplo. Caso a dúvida se torne muito complexa ou fuja da rotina do chatbot, ele vai endereçar você para atendentes humanos.

Já o ChatGPT é uma tecnologia baseada em modelo de linguagem: ele realiza pesquisas e conexões de jeitos mais sofisticados. Compreende melhor a situação e os significados de frases, gerando respostas dinâmicas, pois não se prende por roteiros.

Assim, a partir dos conhecimentos presentes na internet, o ChatGPT é treinado para decodificar contextos, situações e palavras. A pergunta feita para ele aciona o processamento de dados e informações. Então, ele aprende a resposta ideal e fornece uma explicação na forma textual.

O ChatGPT, sendo um recurso muito novo, está em processo de incremento. Essa constante atualização é importante para evitar respostas enviesadas ou preconceituosas. Como o ChatGPT é gratuito e online, ele funciona com base em passos. Confira como aproveitá-lo ao máximo:

  • Acesse o site. Atenção, pois ele pode apresentar instabilidades por conta das demandas de muitas pessoas usuárias;

  • Clique em “Try ChatGPT” para ser direcionado para o login;

  • Realize seu cadastro e faça as suas perguntas. 

Como o ChatGPT pode otimizar sua rotina de trabalho?

A Perto Digital separou algumas dicas para apoiar você a inserir o uso do ChatGPT no seu dia a dia empresarial. O ChatGPT pode ser útil para:

  • Criar um pitch de negócios;

  • Escrever um post para redes sociais;

  • Resumir um relatório;

  • Construir linhas de código do seu site;

  • Realizar pesquisas sobre sua persona;

  • Elaborar perguntas para entrevistar pessoas. 

Atenção! O uso do ChatGPT requer um toque humano, já que ele próprio identifica textos gerados por ele. Ele detecta plágios com esse mecanismo.  Além disso, ele por si só não tem um bom desempenho em SEO.

Quais os Chatbots de IA mais importantes?

  • ChatGPT (Microsoft): a Microsoft é uma das investidoras da empresa OpenAI. Assim, o sucesso do recurso demanda cada vez mais investimentos. A Microsoft quer superar demais mecanismos de busca. O propósito dela é incorporar o ChatGPT no próprio buscador dela, o Bing;

  • Bard (Google): O Google, por sua vez, investe no desenvolvimento do Apprentice Bard e a LLaMA. O Bard é projetado para reimaginar como as pessoas pesquisam e interagem com informações para agregar naturalidade do processo de busca. O Google também está criando um guia de boas práticas para conteúdos gerados por IA, o Google Search’s Guidance About AI-generated Content;

  • LLaMA (Meta): o nicho do LLaMA é para uso acadêmico e ainda não está liberado publicamente. O Meta disponibilizou o LLaMA apenas para algumas organizações do governo, sociedade civil e educacionais, assim como laboratórios de pesquisa da indústria. 

Como o ChatGPT e a acessibilidade digital estão relacionados?

A IA não é capaz de identificar alguns pontos importantes da internet acessível. São aspectos como realizar uma análise técnica bem fundamentada.

O ChatGPT somente consegue identificar pontos simples da web, idiomas de sites e sugerir estruturas para conteúdo. Além disso, ele tem dificuldades para sugerir descrições alternativas adequadas.

Apesar dessas limitações, o ChatGPT pode assumir um papel estratégico nas organizações quando o assunto é acessibilidade digital. O ChatGPT serve para otimizar tarefas. Com ele, pessoas poderão focar mais na parte estratégica e menos em operações. Essa ferramenta de IA vai impactar comunicação, marketing, TI e atendimento ao cliente, porque são áreas relacionadas com pessoas usuárias e conteúdo. 

Por isso, o ChatGPT demandará que profissionais se atualizem continuamente. A habilidade de dominar a comunicação, criatividade e originalidade será um diferencial. Desse modo, sites acessíveis e comitês de diversidade podem funcionar muito bem para atrair talentos com deficiência que dominam o ChatGPT.

Confira o resumo do nosso texto para aprender mais!

Esta parte do texto vai apresentar toda a essência do nosso artigo em 3 rápidas perguntas para estimular ainda mais seu aprendizado.

O que é o ChatGPT e como ele opera?

O ChatGPT é um modelo de Inteligência Artificial criado pela OpenAI que imita a linguagem humana, utilizando redes neurais para processar contextos e gerar respostas em tempo real, com base em dados da internet.

O que o ChatGPT consegue fazer por uma internet mais inclusiva?

Ele somente consegue identificar pontos simples do acesso digital, idiomas de sites e sugerir estruturas para conteúdo.

O que o ChatGPT ainda não consegue fazer pela acessibilidade digital?

Ele não consegue fazer uma análise aprofundada sobre o tema e apresenta dificuldades para sugerir descrições alternativas adequadas.

Conclusão:

A IA pode se tornar uma relevante parceria de inclusão no online. Ela, inclusive, é fundamental para o desenvolvimento de tecnologias assistivas. Estas últimas consistem em produtos e dispositivos que proporcionam autonomia e independência para as pessoas. 

O ChatGPT pode ser usado para construir uma web mais acolhedora. Aliás, a própria IA já é usada em tecnologias que proporcionam um uso mais convidativo para pessoas com deficiência. 

A proposta de valor da Perto Digital é totalmente embasada em inteligência artificial e tecnologia de ponta para resolver todos os problemas de acessibilidade de sua marca empreendedora. Nosso propósito é ser agente da transformação digital inclusiva. Entre em contato com a Perto Digital e descubra como podemos transformar a experiência digital da sua marca.