O ensino de Língua Brasileira de Sinais (Libras) é fundamental para garantir uma educação inclusiva e formar alunos surdos no nosso país. Todas as pessoas precisam de oportunidades educacionais sob medida para se desenvolverem! Neste aspecto, o nosso texto vai explorar os seguintes tópicos para apoiar você a descobrir os benefícios da Libras na educação infantil:
Leia nosso artigo e se prepare! Nosso texto vai trazer muitas informações e novas perspectivas sobre Libras e educação para você!
Ensinar Libras na educação infantil significa impacto social e inclusão da comunidade surda. Esse processo, por si só, elimina diversas barreiras comunicacionais e atende as expectativas educacionais dos estudantes surdos. Além disso, a Libras pode ser ensinada como uma opção de segunda língua para crianças ouvintes.
A educação que faz a diferença já nos primeiros anos exerce uma significativa influência no decorrer da vida. Essa influência pode moldar aspectos principais da vida, desde o ingresso na universidade até a conquista de um emprego.
A presença de Libras na educação inclusiva sensibiliza crianças, pois as diferenças são naturalizadas. Além disso, a Libras estimula o desenvolvimento cognitivo, as habilidades de atenção, a memória espacial e a percepção visual!
O contato com a Libras aproxima a cultura surda das crianças ouvintes. Até porque a Língua Brasileira de Sinais é um aspecto cultural muito importante da comunicação humana. Assim, a diversidade na educação infantil é valorizada!
O ensino de Libras exige que o professor tenha um repertório diversificado para promover a diversidade de pensamentos e saberes. Assim, as aulas atendem ao ritmo e formas diversificadas de aprender.
Educar para a diversidade plena envolve construir conhecimento através de aulas ministradas em Libras. Equipes de professores devem ensinar em Libras para diferentes perfis de estudantes, como primeira ou segunda língua. Dessa forma, o lúdico incorporado no ensino pode ser uma ótima estratégia docente.
O ensino lúdico é uma prática muito usada em contextos como a educação infantil e anos iniciais do ensino básico. O foco está em estimular a imaginação e a criatividade a partir de jogos e do brincar. Esse método de ensino desperta o interesse e promove o saber.
O lúdico combina bem com o modo de aprender do universo infantil. Atividades assim apoiam a compreensão da cidadania, regras sociais, desenvolvimento de memória, habilidades físicas e inteligência emocional.
Jogos da memória ou uso de cartas facilitam a aprendizagem de Libras. Esses jogos estimulam aspectos visuais, gestos e contato direto com os objetos usados na brincadeira.
O Decreto Lei 5.626, de 22 de Dezembro de 2005 estabelece, no Art. 3º:
A Libras deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Logo, o ensino de Libras posicionado como uma obrigatoriedade legal nos cursos revela a importância do assunto para a sociedade. Assim, a escola pode cumprir o papel como formadora de cidadãos, transmitir valores, ética, conhecimento e preparar alunos para o mercado.
A escola acaba atuando de forma crítica e transforma a realidade! Dessa forma, a sociedade deve tomar a iniciativa em debater esses temas e construir espaços para a comunidade surda ocupar.
Recursos acessíveis na web ajudam as organizações a entenderem o valor da diversidade. Uma escola que oferece um site adaptado para a navegação e uso de pessoas com deficiência transmite uma mensagem: o diverso é bem-vindo!
Uma escola que se preocupa em acolher no universo online está mais propensa a derrubar barreiras comunicacionais. Afinal, a inclusão deve acontecer na vida real e na web simultaneamente.
Esta seção do texto apresentará 4 rápidas perguntas e respostas que realizam uma potente síntese e resgate dos conceitos apresentados.
O ensino de Libras na educação infantil promove a inclusão da comunidade surda, sensibiliza as crianças para a diversidade e estimula o desenvolvimento cognitivo e social.
O ensino de Libras deve ser diversificado e incluir métodos lúdicos, como jogos de memória, para estimular a aprendizagem de forma criativa e divertida.
O Decreto Lei 5.626/2005 estabelece que a Libras deve ser uma disciplina obrigatória nos cursos de formação de professores e em cursos de Fonoaudiologia, em instituições públicas e privadas.
A acessibilidade digital, como sites adaptados, facilita a inclusão de pessoas com deficiência, refletindo uma escola que derruba barreiras e promove a diversidade tanto no mundo real quanto na web.
A Perto Digital oferece a solução Libras Perto, que consiste em tradutores em 3D que convertem textos em Libras. Esse recurso pode ser de extrema valia para aproximar a web da comunidade surda.
O produto Libras Perto pode ser usado em vários contextos, organizações e empresas, não somente em sites escolares. A Perto Digital também oferece vários outros recursos que resolvem todos os problemas de acessibilidade da sua marca. Nossa especialidade é quebrar barreiras digitais! Confira nossas soluções empresariais acessando nosso site e conheça nossos diferenciais.