Este texto vai trazer valiosos insights para pessoas ingressarem em profissões associadas à acessibilidade digital (A11y). Além disso, vamos definir as dimensões e estágios da maturidade de uma empresa em se tratando de acesso. Apresentar este assunto é fundamental para estimular que equipes, organizações e trabalhadores desenvolvam habilidades essenciais para a inclusão. Assim, os seguintes eixos da abordagem do tema serão apresentados:
A Perto convida você a pensar na importância estratégica da web acessível em nível profissional e organizacional. Confira todos esses eixos de abordagem no texto abaixo.
Oferecer um site acessível é uma obrigatoriedade legal de todos os negócios. Assim, a ideia neste subtítulo é esboçar os perfis de profissionais e empresas que necessitam desenvolver a carreira A11y. Então, nada mais justo do que detalhar esses perfis abaixo:
A consolidação de uma web acessível no Brasil ganha com o desenvolvimento desses profissionais. Dessa forma, qualquer pessoa que cria ou desenvolve serviços ou produtos digitais podem integrar soluções acessíveis em seu campo de atuação.
Para entender o quanto uma empresa está avançada em acessibilidade digital, podemos usar um modelo de referência conhecido como Níveis de Maturidade de UX, criado pelo Nielsen Norman Group. Esse modelo avalia como a acessibilidade está inserida na cultura e nos processos da empresa. Ele funciona como um “termômetro” que mostra o quanto a organização já evoluiu. As principais dimensões avaliadas são:
Cada dimensão pode estar em diferentes estágios de maturidade:
Empresas que desejam avançar nesses estágios precisam de profissionais qualificados em acessibilidade digital para liderar estratégias, corrigir erros, avaliar resultados e garantir impacto real.
As habilidades presentes em cada profissão são:
Para crescer na carreira em acessibilidade digital, o profissional deve desenvolver habilidades em diferentes áreas:
O conteúdo a seguir inclui algumas rápidas perguntas e respostas que resumem toda a essência do texto.
É a atuação profissional voltada para tornar produtos e serviços digitais acessíveis a todas as pessoas, inclusive com deficiência.
Porque contar com um site acessível é uma exigência legal, um diferencial competitivo e uma necessidade social em todos os setores digitais.
Qualquer pessoa que trabalhe com produtos ou serviços digitais — como desenvolvedores, designers, redatores, gerentes e analistas.
É o grau em que a acessibilidade está integrada à cultura, processos e práticas da organização.
Inexistente (0), Iniciado (1), Integrado (2) e Otimizado (3).
Comunicação, conhecimento, suporte, ciclo de vida do produto, pessoas, compras e cultura.
Comunicação, consultoria, liderança, governança, conhecimento técnico, testes e compreensão humana.
Eles ajudam a implementar acessibilidade desde o início dos projetos, melhoram a inclusão e garantem conformidade com leis e boas práticas.
Os recursos e produtos da Perto Digital são essenciais para projetar soluções alinhadas com uma experiência digital inclusiva. Dessa forma, nossa tecnologia pode otimizar e melhorar a performance das pessoas que atuam com A11y.
As dimensões e os estágios de maturidade da sua empresa podem ser acelerados com as ferramentas Perto. Nossas soluções geram retornos seguros em virtude de performance econômica, status social e alcance.
O propósito da startup Perto é acelerar empresas e profissões rumo à inclusão total e efetiva por meio da inovação e impacto social. Atinja um mercado cada vez mais crescente: incorpore nossos plugins no seu dia a dia e fortaleça sua atuação em A11y.
Este texto vai trazer valiosos insights para pessoas ingressarem em profissões associadas à...
Ler artigo
A venda e entrega de projetos de design demanda a implementação da acessibilidade digital.
Ler artigo