
A employee experience pode gerar resultados ainda mais expressivos com a inclusão digital. Isso acontece porque a pessoa colaboradora da sua empresa demanda benefícios personalizados.
Assim, soluções acessíveis vão gerar atração e impulsionar o desenvolvimento de talentos. Em função desse contexto, a Perto vai detalhar o assunto a partir dos seguintes eixos de abordagem:
Pensar no bem-estar das equipes é fundamental para ativar os diferenciais competitivos da sua organização. Crie um clima de aceitação da diversidade na sua empresa com as dicas da Perto. Confira mais sobre o tema no texto abaixo.
Em palavras bem simples, a employee experience é atender as necessidades individuais de cada pessoa colaboradora. Isso inclui:
Essa boa prática consolida um cenário propício ao engajamento e pertencimento, assim como um ambiente inclusivo. Aliás, esta estratégia está muito alinhada com a inclusão digital e o acolhimento de minorias.
A diversidade tem muitos aspectos. O perfil de pessoas com deficiência é composto por:
Analisando a situação dessa forma, fica fácil entender a expressão “diversidade dentro da diversidade”. Sua empresa pode promover boas condições de trabalho com soluções que agregam acessibilidade digital.
A seguir, você confere como as várias pautas dialogam com a causa da inclusão da pessoa com deficiência. Entender essas dimensões e diferenças é fundamental para oferecer uma boa jornada de trabalho.
Essas pautas não atuam de forma isolada, mas se sobrepõem e se influenciam mutuamente. Dessa forma, diferentes pautas dialogam com a causa da pessoa com deficiência. Atentar para estes detalhes e essa diversidade reforça o potencial de uma jornada de trabalho satisfatória. Ainda mais quando seu empreendimento oferece recursos digitais acessíveis.
O cuidado e a empatia para com seu time diverso geram muitas ideias sobre como lidar com públicos diversos. Exercitar o músculo da empatia é uma tarefa para equipes com diferentes talentos! Esse conceito “diversidade dentro da diversidade” é melhor explicado pela interseccionalidade, tema explorado abaixo.
Esse diálogo entre diferentes pautas tem um nome técnico de interseccionalidade. Essa dinâmica influencia no acesso a direitos, por exemplo. O curto texto “O que é interseccionalidade?” do autor Vicente Junqueira Moragas fornece alguns relevantes insights.
Segundo o artigo, a interseccionalidade ajuda a compreender como diferentes características identitárias interagem e influenciam a forma como uma pessoa vivencia a sociedade.
Assim, um indivíduo é formado por diversas características como gênero, raça/etnia, idade, localização geográfica, classe social, condição de pessoa com deficiência e muito mais.
A combinação desses fatores pode gerar desigualdades no acesso a direitos e oportunidades. Por isso, um local de trabalho que oferece condições de livre acesso digital para atuação em equipe é um dos ingredientes da inclusão produtiva.
Leia também: Chief Accessibility Officer: o papel estratégico na criação de sites acessíveis.
A síntese abaixo aprofundará os conceitos apresentados no presente artigo de maneira bem mais objetiva na forma de perguntas e respostas.
Sim. Soluções digitais acessíveis personalizam a experiência de trabalho, aumentam o engajamento e impulsionam o desenvolvimento de talentos.
É a estratégia de atender às necessidades individuais das pessoas colaboradoras ao longo da jornada de trabalho.
Maior engajamento, senso de pertencimento, ambiente inclusivo, atração e retenção de talentos.
Ao oferecer ferramentas e ambientes digitais acessíveis, a empresa garante que pessoas diversas possam trabalhar com autonomia e equidade.
Reconhecer que pessoas têm diferentes características, o que demanda soluções flexíveis. Não é somente um único fator que determina a identidade de um indivíduo: são vários.
Demandam políticas inclusivas e acessibilidade digital que considerem múltiplas camadas de identidade.
Ferramentas digitais acessíveis reduzem barreiras, aumentam o conforto no trabalho e contribuem para o bem-estar emocional.
Líderes com diferentes vivências fortalecem a performance empresarial e a inclusão nos times.
Ela permite integrar profissionais 50+, 60+ e 70+, inclusive com deficiência, valorizando habilidades de diferentes gerações.
É a interação entre diferentes características de identidade que pode gerar desigualdades. O acesso digital inclusivo ajuda a reduzir essas barreiras no trabalho.

Levar em conta a interseccionalidade é parte estratégica para adaptar e sintonizar a employee experience às necessidades individuais. Pessoas acolhidas e valorizadas por aquilo que são entregam mais resultados. Neste aspecto, as ferramentas digitais inclusivas são essenciais para apoiar o trabalho colaborativo.
O ecossistema Perto Digital fornece um conjunto de soluções específicas para atender pessoas com e sem deficiência. O foco dessa tecnologia assistiva é proporcionar um fluxo digital sem atrito, mais simples e cômodo.
Esse diferencial agrega objetividade na navegação de todos os públicos. O alcance das informações fica mais rápido, ágil e adequado. Por isso, a Perto Digital é referência em impacto social, tecnologia de ponta e inteligência artificial.
Cada produto Perto é desenvolvido segundo os mais altos padrões de qualidade e conformidade com normas internacionais. Assim, esse design acessível facilita ao máximo a atuação dos seus times.
Converse hoje mesmo com a equipe de atendentes da Perto Digital e conheça como a inclusão digital pode ampliar sua performance.

A employee experience pode gerar resultados ainda mais expressivos com a inclusão digital.
Ler artigo

A demanda por uma internet sem barreiras estimula a procura pelo especialista em acessibilidade...
Ler artigo

Já que a acessibilidade digital pode potencializar a gestão de talentos, como alinhá-la com...
Ler artigo