Prepare seu e-commerce para a Black Friday com as Soluções de Acessibilidade da Perto Digital

Felipe Gruetzmacher
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Quais as boas práticas para ativar a boa performance do seu negócio? O propósito deste texto de hoje é responder essa pergunta com muita estratégia e insights sobre acessibilidade. Prepare seu e-commerce para a Black Friday com as dicas valiosas do blog da Perto Digital. O nosso objetivo é apresentar bons direcionamentos para que seu negócio possa aproveitar todas as oportunidades da Black Friday. Vamos detalhar os seguintes pontos:

  • Como tornar seu e-commerce mais acessível e inclusivo na Black Friday

  • Conheça as soluções da Perto Digital para uma experiência de compra acessível

Afinal, a data pode estimular conexões inéditas entre sua loja virtual e o público. Vamos conversar mais sobre o assunto? Siga acompanhando nosso texto para saber mais sobre esse conteúdo inclusivo.

Como tornar seu e-commerce mais acessível e inclusivo na Black Friday

As principais estratégias para aproximar o seu e-commerce do seu mercado são:

  • Invista pesado em SEO: Otimize as páginas do seu e-commerce para alcançar novos posicionamentos nos motores de busca e corrigir erros. Assim, você qualifica o seu público. Um bom posicionamento agrega na confiança e na credibilidade da sua loja. As pessoas usuárias vão se sentir mais confortáveis ao navegar e usar seu site. A estratégia do seu SEO acessível deve englobar:

  • Conteúdo e número de palavras de cada texto;

  • Uso e aplicação de palavras-chave;

  • Linkagem;

  • Título interno;

  • SEO title.

O seu e-commerce é otimizado com a sobreposição entre Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) e o SEO. Conteúdo com tamanho de fonte legível, bom contraste, texto alternativo e vídeos com transcrição ajudam seu site a se posicionar.

A navegação por teclado é outro aspecto igualmente importante para oferecer uma boa experiência à pessoa usuária. Os recursos do Plugin Perto atendem todas essas necessidades, proporcionando uma jornada digital inclusiva e acessível. Ainda, em se tratando de SEO, links posicionados em sites simplificam a navegação. Isso promove uma jornada contínua pelo conteúdo.

Conheça as soluções da Perto Digital para uma experiência de compra acessível

  • O conteúdo visual é o grande diferencial do e-commerce: seu site necessita de bons elementos visuais. Boas fotos de produtos, edição certa e preocupação com fatores técnicos qualificam a experiência de compra. A imagem aproxima seu público da realidade. O visual encanta sua base de clientes.  Atenção: cada nicho tem seus atributos específicos. Fotos de um e-commerce de roupas não seguem a mesma linha estratégica do varejo, por exemplo. Ferramentas como zoom, imagens em 360º e panorâmicas são excelentes soluções para agregar no seu e-commerce. Um bom texto alternativo e descrições informativas para suas fotos atingem diretamente o coração das pessoas com deficiência visual. O texto alternativo ajuda no ranqueamento nos motores de busca. A inclusão de palavras-chave estratégicas nele melhora seus resultados nas pesquisas de imagem. A solução Texto Alternativo Perto do nosso Pacote de Comunicação é a solução perfeita para atender a tantos requisitos;  

  • Um site acessível e inclusivo atrai mais a atenção. Por isso, se você destacar a avaliação dos compradores, seu e-commerce entrega uma melhor experiência de compra. A inclusão digital consegue colocar sua marca na memória afetiva do seu cliente. Expor os benefícios e as implicações do uso de um produto constrói relacionamentos. Exemplificar os ganhos de um produto diferenciado e com desempenho superior envolve investir pesado em acessibilidade. Seu time de vendas precisa ter muita atenção mesmo com comentários e clientes insatisfeitos. Apresentar propostas de melhoria sempre será a melhor alternativa. A construção de processos de confiança leva tempo e demanda cuidados; 

  • A combinação entre esforços do seu e-commerce, atuação em redes sociais e acessibilidade digital é imbatível! Um canal nas redes sociais bem trabalhado e inclusivo pode ser um fator de divulgação da sua marca. Sua página nas redes sociais deve ser bastante interativa e ativa. Portanto, escolha a rede que mais combina com seu público. Crie um calendário de publicações segmentado e periódico para profissionalizar seu marketing. Agregar acessibilidade em redes sociais é imprescindível para alcançar mais resultados com um conteúdo vibrante. Portanto, descreva as imagens do seu post, acerte no texto simples, utilize a audiodescrição e fale pausadamente em vídeos;

  • Foque num atendimento ágil. As soluções em acessibilidade digital não devem dificultar o carregamento de sua página web. A oferta de velocidade digital e um bom SAC fortalecerão as bases de um bom relacionamento com o cliente;

  • Agregue valor com Inbound Marketing. A produção de conteúdo passa obrigatoriamente por um site acessível. Aliás, um espaço web pode ganhar ainda mais autoridade e credibilidade com acesso. Seu modelo de negócios será sinônimo de resolução de problemas. Sendo relevante e acessível na internet, sua loja será encontrada por pessoas que procuram por soluções online. A combinação entre mídia paga, conteúdo e acessibilidade fará seu negócio conquistar muitos consumidores;

  • Crie alianças com marketplaces. Um marketplace reúne vários e-commerces. Desse modo, o marketplace utiliza a credibilidade de uma grande empresa para passar confiança ao consumidor. O marketplace amplia o alcance de pequenos lojistas, funcionando como um grande shopping virtual que reúne diversos negócios. Ao cadastrar seus produtos em um marketplace, suas vendas podem aumentar, pois seu negócio conquista maior visibilidade. Essa estratégia consiste em usar o canal do marketplace para ampliar a base de clientes. Você fideliza sua audiência e leva-a para sua plataforma de compra. Neste ponto, é importante oferecer uma jornada de compra acessível. O seu foco em incluir clientes com deficiência pode gerar tremendos resultados. São alguns dos principais marketplaces:

  • Mercado Livre;

  • Magazine Luiza;

  • Americanas.com;

  • Submarino;

  • Dafiti;

  • Ative a força da sua marca com um bom pós-venda. Através de cuidados na etapa do pós-venda, você garante a satisfação da clientela. Essas ações fazem com que existam mais possibilidades para compras futuras. Consequentemente, uma ótima experiência de compra motiva seus clientes a recomendar sua loja para a rede de contato deles. Desse modo, você cria um e-commerce tendo como base modelo de receita recorrente. Em outras palavras: um negócio em que compras são feitas periodicamente pelos mesmos clientes. O pós-venda garante a previsibilidade de receita e minimiza os riscos. Nesse aspecto, você pode convidar pessoas a realizarem compras usando e-mail marketing, por exemplo. Criar ofertas personalizadas a partir do perfil da sua persona com os dados do seu público é outra boa prática. Também é válido pedir feedback, dicas e avaliação de clientes.  A nossa tecnologia de Análise permite que você saiba quantas vezes uma funcionalidade específica foi utilizada. Com isso, você pode investir estrategicamente na acessibilidade das suas páginas! Já com o nosso recurso de Monitoramento,  você descobre se seu site está de acordo com padrões e leis. Todos esses recursos agregam valor na experiência do seu cliente de forma contínua.  

  • Faça melhorias no seu modelo de negócios com dados. Contar com histórico de vendas, cadastros e demais informações podem implementar melhorias no seu e-commerce. Uma boa base de dados significa ideias para realizar análises qualificadas. Dados podem revelar quais são as ações de marketing que são mais efetivas, assim como entender o perfil do cliente. Tenha indicadores para os diversos setores do seu negócio para mensurar o seu desempenho.

A Perto Digital traz uma síntese aprofundada do nosso artigo

Tantas dicas e soluções Perto Digital agregam um tremendo diferencial para seu e-commerce. O intuito desta seção é resumir nosso texto em quatro curtas questões para consolidar conhecimento. 

Por que investir em acessibilidade no e-commerce para a Black Friday?

Porque melhora a experiência da pessoa usuária, amplia o alcance da loja e fortalece a relação com o público, inclusive pessoas com deficiência.

Quais práticas de SEO acessível devem ser adotadas?

Uso correto de palavras-chave, conteúdo com contraste adequado, textos alternativos, navegação por teclado e títulos otimizados.

Como a Perto Digital contribui para um e-commerce inclusivo?

Oferece soluções como plugins de acessibilidade, textos alternativos, análise de uso e monitoramento conforme padrões legais.

Quais estratégias complementam a acessibilidade no e-commerce?

Atendimento ágil, marketing digital acessível, presença em marketplaces, pós-venda eficiente e uso de dados para melhorias contínuas.

Conclusão:

Seu negócio pode ter uma enorme força de vendas com a nossa tecnologia. Nós oferecemos um conjunto de soluções em acessibilidade digital para seu empreendimento lucrar mais.  Nossas ferramentas foram especialmente desenvolvidas para que sua empresa atenda a diversas necessidades das pessoas com deficiência. O ambiente da internet pode ser um local inclusivo e acessível para todos os perfis de audiência.

Participe dessa transformação digital e ofereça uma jornada inigualável para seu público. Entre em contato com a Perto Digital e descubra como podemos ajudar seu e-commerce a crescer de forma acessível e inclusiva.