Hotelaria e Turismo: Como um site acessível pode aumentar suas reservas e a satisfação do cliente

Felipe Gruetzmacher
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A inclusão na web vale para todos os tipos de negócios e empreendimentos. Por isso, o texto de hoje vai detalhar os benefícios da implementação da acessibilidade no setor hoteleiro. A Perto Digital quer estimular que todo o ecossistema de inovação incorpore soluções acessíveis a partir de bons exemplos e práticas consagradas. 

Mas antes de pensar em como implementar, é importante entender quais vantagens reais a acessibilidade pode trazer para um hotel e os negócios. Os seguintes subtítulos trarão insights inéditos para implementar na hotelaria:

  • Quais os ganhos trazidos por um site acessível implementado no setor hoteleiro?

  • Quais as estratégias para implementar a acessibilidade no site de um hotel?

A inovação inclusiva traz resultados fantásticos para os empreendimentos. Além de ser um importante diferencial competitivo, é um atendimento de uma demanda legal e ética. Confira mais informações inéditas no texto abaixo.

Neste Artigo:

Quais os ganhos trazidos por um site acessível implementado no setor hoteleiro?

Quando falamos em hotelaria, acessibilidade não é apenas um requisito legal, ela é um fator que influencia diretamente nas reservas e na satisfação dos hóspedes. Vamos entender os principais ganhos.

O site acessível atende todos os perfis de públicos, pessoas com e sem deficiência. Ele traz uso fácil, rápido e uma navegação em diferentes dispositivos. Só essas características centrais já ampliam as reservas ao atrair mais pessoas.

Além do mais, os clientes ficam mais satisfeitos com uma jornada de compra mais fluida, sem complicação. A simplificação do processo de reserva, uso de design responsivo e oferta de informações consistentes significam conversão de visitantes do site em hóspedes.

O resultado é a construção de uma reputação positiva, retornos financeiros e fidelização do consumidor. Em termos mais detalhados, as vantagens podem ser assim descritas:

  • Atingir um público maior: a acessibilidade em sites é um atrativo para diversos perfis de clientes, incluindo pessoas com dispositivos antigos ou conexão de internet mais lenta;

  • Melhorar a experiência da pessoa usuária: um carregamento de site mais rápido, uma navegação mais fácil, um processo de reserva em poucas etapas incrementam a taxa de conversão dos visitantes em hóspedes;

  • Alcançar melhores resultados em SEO: a acessibilidade é um dos itens que posiciona seu site em melhores posições nos motores de busca, como o Google;

  • Conseguir vendas mais diretas: hotéis conquistam melhor rentabilidade por meio de sites funcionais e bem projetados. Essa inovação incentiva as reservas diretas, minimizando a dependência de OTAs (Online Travel Agencies);

  • Oferecer um processo de reserva mais eficiente: uma reserva simples e ágil gera menos frustrações, erros e apoia a construção de uma boa impressão do hotel;

  • Comunicar de forma consistente: imagens, vídeos de alta qualidade e bons textos informativos auxiliam a tomada de decisão do cliente. É um outro recurso que amplia tanto a lucratividade quanto o status social do negócio;

  • Tirar dúvidas mais agilmente: a integração entre sistemas e site acessível permite que os clientes encontrem informações valiosas sobre o hotel.

Com os recursos listados anteriormente, as pessoas fornecerão um feedback positivo para incrementar a reputação do hotel. Esses resultados mostram o quanto a acessibilidade é estratégica para o setor hoteleiro. A boa notícia é que existem caminhos práticos para chegar lá. Vamos analisar quais ajustes podem transformar o site do seu hotel em uma máquina de reservas inclusiva.

Quais as estratégias para implementar a acessibilidade no site de um hotel?

Se os ganhos são claros, a pergunta que fica é: como colocar isso em prática no dia a dia de um hotel? A seguir, a Perto Digital fornece algumas dicas sobre a implementação de soluções acessíveis em sites:

  • Rápida velocidade de carregamento: a otimização de imagens e códigos reduz a taxa de rejeição e melhora o posicionamento nos motores de busca.
    A ferramenta Análise Perto permite que você entenda o comportamento da pessoa usuária e maximize pontos estratégicos do seu site hoteleiro;

  • Design responsivo: o site deve ser adaptado para diferentes tamanhos de tela, como tablets, computadores e smartphones. O produto Monitoramento Perto, por exemplo, notifica se o site hoteleiro está em conformidade e com design responsivo;

  • Reservas simplificadas: o processo de reserva pode ser facilitado com menos informações solicitadas e menor número de etapas;

  • Aspecto visual de qualidade: a apresentação do seu estabelecimento em site demanda boas fotos, vídeos de alta resolução e textos alternativos. Isso tudo estimula que a audiência perceba seu hotel como um lugar atraente. O Pacote de Comunicação Perto, por exemplo, gera conteúdo textual simplificado e descrições de imagens dos sites hoteleiros;

  • SEO potencializado: usar palavras-chave para impulsionar o nome do seu hotel nos motores de busca.

Resumo: Confira as ideias centrais do nosso artigo

Percebe como cada detalhe — da velocidade do carregamento ao design responsivo — contribui para conquistar hóspedes? Para fixar bem as ideias, preparamos um resumo em formato de perguntas e respostas.

Por que ter um site acessível é importante para hotéis?

Porque atrai mais clientes, facilita a navegação e aumenta reservas.

Quais públicos se beneficiam de um site acessível?

Todos os perfis, incluindo pessoas com e sem deficiência ou com dispositivos mais antigos.

Como a acessibilidade impacta a taxa de conversão?

Facilita a navegação, reduz etapas e gera mais vendas.

Qual a relação entre acessibilidade e SEO?

Sites acessíveis têm melhor posicionamento nos motores de busca como o Google.

A acessibilidade pode aumentar a rentabilidade?

A rentabilidade é ampliada graças às reservas diretas e redução da dependência de OTAs.

Como a acessibilidade influencia a reputação do hotel?

Proporciona uma experiência positiva e gera feedback favorável.

Quais estratégias práticas ajudam a tornar um site de hotel acessível?

Velocidade de carregamento, design responsivo, reservas simplificadas e conteúdo de qualidade.

Qual o papel do conteúdo visual na acessibilidade?

Imagens e vídeos de alta qualidade com descrições ajudam na tomada de decisão.

Conclusão:

Depois desse panorama, fica claro: acessibilidade não é um gasto, mas um investimento em competitividade, reputação e lucratividade. Agora, vamos explicar como a Perto Digital pode apoiar o seu hotel nesta jornada.

A Perto Digital entrega um conjunto de recursos e ferramentas para atender diversos perfis de pessoas usuárias. São soluções ideais para o setor hoteleiro e qualquer negócio que queira construir bons relacionamentos com os clientes.

Acione a melhor versão do seu empreendimento hoteleiro. A web acessível apoia a performance do setor turístico como um todo. Converse com nosso time e nossos especialistas para aproximar sua marca do público por meio da acessibilidade.

Felipe Gruetzmacher

Felipe Emilio Gruetzmacher é um homem autista que atua como redator da Perto Digital, diretor de produção textual da diverSCInnova, copywriter da Editora Simulacro e blogueiro do site da ANAGEA (Associação Nacional dos Gestores Nacionais). Acredita no potencial da tecnologia em transformar a experiência digital e promover a inclusão das pessoas com deficiência.
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