
Até mesmo as telas de erro devem ser projetadas com foco em acessibilidade digital, garantindo uma comunicação mais clara entre marca e pessoa usuária. Por isso, neste texto, você vai explorar as principais características de uma experiência de pessoa usuária satisfatória para as telas de erro. A seguir, você confere os principais eixos temáticos deste conteúdo:
Uma marca sólida e estratégica fornece feedback claro. Com essa comunicação, negócios podem cultivar relacionamentos autênticos com a pessoa usuária. Saiba mais sobre o tema nas linhas abaixo.
São interfaces exibidas à pessoa usuária quando algo dá errado em um website, aplicativo ou software. Sua função é comunicar o erro e indicar caminhos para a resolução. As telas de erro são parte essencial do design de interface. Elas apresentam as seguintes características:
A interface de erro apresenta informações como:
Já um site sem alertas específicos pode desorientar a pessoa usuária. O resultado pode ser um cliente abandonando seu produto e problemas não detectados. Para entender melhor a importância dessas mensagens na jornada de quem navega, confira como elas contribuem para uma interação mais positiva.
Em primeiro lugar, porque fornecem feedback imediato. Um sistema que apresenta resposta rápida facilita que pessoas usuárias entendam suas ações. Assim, obstáculos digitais recorrentes são prevenidos.
Além do mais, a mensagem de erro instantânea reforça a sensação de controle por parte da pessoa usuária. Isso demonstra como o sistema está responsivo e atento. A forma como as falhas são tratadas modifica a percepção da pessoa usuária.
Essa sensação de controle também depende do tom adotado na comunicação. Por isso, essas telas devem manter uma abordagem positiva. Evite mensagens que transmitam culpa, pois isso apenas aumenta a frustração. Mensagens amigáveis, por outro lado, encorajam novas tentativas e estimulam um engajamento contínuo e genuíno.
Consequentemente, cada notificação deve refletir o estilo e a identidade do produto. Além de coerência visual e textual, esses avisos representam uma oportunidade estratégica. Alertas de erro bem projetados fortalecem a personalidade do seu negócio.
Ao incorporar a voz do seu negócio nas mensagens de erro, você consolida conexões emocionais com o mercado.
Ela contém componentes como:
Ao unir clareza, acessibilidade e identidade visual, você cria uma experiência completa. Confira, no resumo a seguir, os principais pontos de atenção para desenvolver uma página de erro acessível:
É uma interface exibida quando ocorre um problema em um site, app ou sistema, com o objetivo de comunicar o erro e orientar a pessoa usuária para solucioná-lo.
Porque fornecem feedback imediato, reduzem frustrações e fortalecem a confiança e o vínculo entre marca e pessoa usuária.
Ao ser clara, empática e acessível, a mensagem transmite controle e segurança, incentivando novas interações com o produto.
Deve ser positivo, acolhedor e coerente com a identidade da sua instituição, evitando culpar a pessoa usuária.
Título descritivo, ícone visual, linguagem clara, soluções acessíveis, detalhes adicionais, código do erro, instruções de resolução, botões de ação e links de suporte.
Uma interface acolhedora, coerente com a identidade visual da empresa, ajuda a manter o engajamento e reforça a credibilidade do negócio.
Mensagens compreensíveis, navegação fácil, contraste adequado e instruções inclusivas que atendam a todas as pessoas usuárias.

Páginas contendo um aviso de erro claro são um recurso indispensável para o sucesso da sua marca. Ao combinar essa transparência com acessibilidade digital, você eleva a qualidade da sua comunicação. Dessa forma, você estimula que a pessoa usuária se engaje muito mais. Os resultados são maior performance econômica, credibilidade e possibilidades de conversões estratégicas.
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