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Acessibilidade para sites e impacto da Responsabilidade Social


Representação do impacto positivo da responsabilidade social e acessibilidade digital em sites apresentando um ícone de pessoa na frente de um símbolo de acessibilidade.

Neste texto, você entenderá como a acessibilidade para sites e impacto da responsabilidade Social estão conectados.


Para tanto, a definição de responsabilidade social e um exemplo prático vão facilitar o entendimento.


A definição científica de Responsabilidade social


Conceitos baseados em normas técnicas podem ajudar a fundamentar uma linha de argumentação. Por isso, essa parte do texto trará maneiras de definir responsabilidade social e demais termos. 


A ABNT NBR ISO 26000 traz importantes Diretrizes sobre Responsabilidade Social.

O item “3.3 Características da responsabilidade social” aprofunda esse debate.


A base fundamental da responsabilidade social é considerar os impactos socioambientais ocasionados por processos decisórios. Isso significa que a empresa deve ter um comportamento ético e transparente para contribuir com um desenvolvimento sustentável.


Além disso, o empreendimento deve estar em conformidade com leis e normas internacionais.


As partes interessadas são grupos de pessoas ou instituições afetadas pelos processos empresariais, essas partes devem ser levadas em consideração.

Essas partes interessadas são chamadas de“stakeholders” na linguagem corporativa. 


Cada empreendimento deve entender as expectativas dos stakeholders para lidar com os impactos. Assim, serão consideradas as diversidades sociais, ambientais, jurídicas, culturais, políticas e organizacionais.


A responsabilidade social segue alguns princípios como:


  1. Accountability: é a prestação de contas sobre os impactos deixados pela empresa em âmbito social, econômico e ambiental. A direção da organização empresarial deve responder às leis e regulamentos. A empresa deve ser responsiva por aqueles impactados pelas suas decisões. O grau de aplicação desse princípio deve estar em função do poder de influência corporativa. A responsabilização engloba impactos de decisões e atividades empresariais no meio ambiente, sociedade e economia;

  2. Transparência: a empresa deve divulgar políticas, decisões e atividades, assim como impactos na sociedade e no meio ambiente. É o foco na transparência do modelo de negócios. A comunicação deve priorizar a acessibilidade e a facilidade na compreensão. A empresa deve ser transparente em relação a:

  • propósito, natureza e local afetado pelas suas ações;

  • apresentar o controle acionário responsável pelas ações;

  • o processo de tomada de decisão;

  • implementação e análise de ações;

  • definição de papéis, responsabilidades e autoridades nas diferentes funções na empresa;

  • critérios e métodos para avaliar o próprio desempenho em função da responsabilidade social;

  • origens, montantes e uso de recursos financeiros;

  • impactos conhecidos e prováveis das ações para stakeholders e partes interessadas;

  • estratégias para selecionar e engajar partes interessadas.


  1. Comportamento ético: o comportamento da empresa deve ser pautado pela honestidade, equidade e integridade. A organização deve promover o comportamento ético através de:

  • identificação e declaração de valores e princípios;

  • estruturas de governanças;

  • incorporação do comportamento ético nas ações;

  • estímulo da observância de uma postura honesta, equitativa e íntegra;

  • definição de comportamentos e atitudes esperadas pela estrutura de governança, colaboradores, fornecedores, terceirizados, gerentes agentes influenciadores;

  • solução de conflitos que podem desencadear em comportamento antiético;

  • mecanismos de controle para exigir atitudes éticas;

  • mecanismos que facilitam a denúncia de comportamentos antiéticos;


Um exemplo de acessibilidade para sites e impacto da Responsabilidade Social


Uma construtora é um bom exemplo de conexão entre site acessível e empresa responsável.


Imagine que uma Construtora inicia obras em espaços urbanos próximos de comunidade socialmente vulnerável. Um dos impactos positivos é a geração de empregos e renda para o local.


Outro resultado social é a possibilidade de fornecer a infraestrutura e serviços indispensáveis para uma boa qualidade de vida.



Calçadas, estradas e equipamentos de lazer fazem parte dessa infraestrutura.

Noutro aspecto, impactos negativos podem ser:


  • poluição e emissões atmosféricas;

  • retirada de vegetação;

  • geração de resíduos sólidos;


Há diversos mecanismos e estratégias para minimizar impactos negativos e maximizar impactos positivos. Por exemplo:


  • implementação da gestão de resíduos sólidos;

  • plantio de árvores para compensar a retirada da vegetação e as emissões atmosféricas;

  • respeito à legislação ambiental.


Todo o conjunto de ações que visa maximizar impactos positivos e mitigar impactos negativos podem estar em sites e relatórios.


Essa boa prática satisfaz o princípio “Accountability” voltado para a prestação de contas. Se o site for acessível, conforme determina a Lei 13.146, muito mais pessoas poderão acessar essas informações. 


Pense num relatório em PDF que pontua sobre a prestação de contas da construtora. 


Se esse relatório puder ser convertido em áudio, pessoas com deficiência visual poderão conhecer mais sobre o trabalho da construtora. A Responsabilidade Social ganhará ainda mais visibilidade. 


Além disso, um site acessível poderá comunicar as ações empresariais que objetivam agregar transparência e fomentar comportamento ético.


A questão da Responsabilidade Social deve abarcar toda a sociedade e a inclusão digital pode potencializar esse alcance. Empresas que comunicam suas ações e estratégias promovem um avanço cidadão e conquistam maior credibilidade, autoridade e relevância.


O que a Perto Digital pode fazer para agregar acessibilidade no seu site?


Nossa proposta de valor enfatiza a tecnologia inclusiva. Oferecemos plugins, recursos e funcionalidades para atender às necessidades das pessoas com deficiência.


Além disso, nossas funções transformam arquivos em PDFs acessíveis e conteúdos escritos em áudios, assim como geram textos alternativos.


Use a responsabilidade social e a acessibilidade digital como estratégia para alavancar a presença digital da sua marca.


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