O que é Customer Success e como ele se conecta à inclusão digital?

Felipe Gruetzmacher
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Você sabia que acessibilidade digital pode ser a chave para o sucesso do seu time de Customer Success? Um bom site acessível faz toda a diferença para seu negócio conseguir gerar conexões duradouras com seus clientes. Afinal, saber lidar com pessoas sempre será imprescindível!

Da mesma forma, se seu empreendimento oferecer um atendimento inclusivo, ele estará numa posição vantajosa no mercado. A acessibilidade deve estar presente em todas as etapas do CS (Customer Success).  Em função disso, o seguinte tema será explorado com base nos seguintes tópicos:

  • O que é Customer Success e qual seu papel na acessibilidade digital?

  • Benefícios do Libras Perto na experiência do cliente

  • Tornar seus canais acessíveis: práticas e ferramentas

Sua marca precisa garantir que seu público seja bem atendido de maneira acolhedora e inclusiva. Essa característica agregará significativamente à reputação do empreendimento e ampliará o número de vendas. Essa abordagem aumenta o engajamento e a fidelização dos clientes. Nos tópicos a seguir, você entenderá mais sobre o tema.

O que é Customer Success e qual seu papel na acessibilidade digital?

A equipe de CS atua no pós-venda e também na fidelização e sucesso contínuo do cliente. O propósito é apoiar as pessoas a alcançar uma experiência satisfatória com a solução entregue. Para isso, o time precisa de informações bem específicas sobre o perfil do consumidor.

O CS faz parte das operações de qualquer tipo de empresa, seja B2B, B2C ou B2B2C. Até porque o sucesso da persona significa êxito e bom desempenho de um negócio.

Benefícios do Libras Perto na experiência do cliente

A equipe de CS deve incorporar a acessibilidade digital para garantir que todas as pessoas sejam bem atendidas. Afinal, a diversidade faz parte do mercado e da vida cotidiana.

Um site acessível pode proporcionar um resultado de pós-venda equitativo e positivo para todos os públicos. Para isso, é essencial que o site siga as diretrizes WCAG. São práticas imprescindíveis para acolher a pessoa com deficiência.

Essas estratégias otimizam a comunicação entre o time de CS e os consumidores. Além do mais, a acessibilidade para sites é uma demanda da Lei nº 13.146/2015. Conforme cita o artigo 63 desta mesma lei:

É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.

São muitos os motivos para sua marca entregar jornadas digitais inclusivas. Confira como um dos nossos produtos pode agregar à sua presença digital:

  • A ferramenta Libras Perto possibilita que você ofereça um tradutor virtual em 3D que utiliza a Língua Brasileira de Sinais. Assim, seu texto é convertido em Libras e facilita a compreensão para a comunidade surda. Sua proposta de valor e seus diferenciais serão compreendidos com mais facilidade por um número maior de pessoas. Dessa forma, há mais chances das pessoas validarem sua solução e atingirem uma navegação de qualidade. Todos esses detalhes colaboram para uma boa performance do time de CS. Os principais diferenciais do recurso Libras Perto são:

  • A ferramenta demora menos tempo para carregar no seu site;

  • Segue as diretrizes da WCAG. Essas diretrizes garantem um padrão internacional para a acessibilidade online;

  • Compatível com dispositivos desktop e mobile;

  • Compatibilidade com outros plugins.

Tornar seus canais acessíveis: práticas e ferramentas

O pós-atendimento por meio de Libras é um investimento para construir um relacionamento com o mercado. Times que saibam se comunicar através de Libras conseguem apoiar um maior número de clientes.

A diversidade de necessidades do público exige um atendimento especializado e sensível a cada contexto. A acessibilidade nas comunicações é essencial para garantir uma experiência positiva e inclusiva. Além do Libras Perto, outras boas práticas incluem:

  • Conhecer preferências e restrições dos públicos;

  • Uso de recursos para aumentar ou reduzir o tamanho da fonte;

  • Implementar dashboards com alto contraste (por exemplo, fundo preto e letras brancas) para facilitar a visualização e a comunicação entre CS e clientes.

Focar no sucesso do cliente exige agregar acessibilidade nas comunicações e satisfazer um conjunto de necessidades das pessoas usuárias. Consumidores satisfeitos geram aprendizados valiosos para o time de CS e para toda a empresa.

Dessa forma, você terá a oportunidade de aprimorar suas estratégias comerciais, validar know-how e alcançar mais pessoas usuárias. Investir em sites acessíveis demonstra o foco da sua empresa em se adequar aos critérios do ESG.

Negócios focados em inclusão educam o mercado, gerando maior proximidade entre pessoas e seu empreendimento. Essa proximidade garante que suas soluções sejam reconhecidas com as melhores opções do mercado. Sua marca passa a ser recomendada espontaneamente pela própria base de clientes — o marketing mais poderoso que existe.

Aprofunde seus conhecimentos em CS e acessibilidade digital

O propósito desta parte do texto é apresentar 4 breves perguntas que resumem todo o conteúdo. Construa uma opinião mais fundamentada com nossa síntese. Confira a seguir:

O que é Customer Success (Sucesso do Cliente)?

É o processo de apoiar o cliente no pós-venda para garantir que ele alcance bons resultados com o produto ou serviço, contribuindo para o sucesso da empresa.

Qual a importância de sites acessíveis para o atendimento ao cliente?

Sites acessíveis garantem uma navegação positiva e inclusiva para todas as pessoas usuárias, respeitando a diversidade e a legislação brasileira.

Como tornar os canais de atendimento mais acessíveis?

Utilizando ferramentas adequadas para a inclusão digital. O tradutor em Libras, ajuste do tamanho da fonte, adaptação das cores e escuta ativa são formas de agregar acessibilidade em canais.

Por que investir em acessibilidade fortalece o Customer Success?

Porque amplia o alcance, melhora a experiência, reforça a reputação da marca e gera conexões duradouras com o público.

Conclusão:

Seu negócio pode contar com as soluções trazidas pela Perto Digital para oferecer uma experiência digital inclusiva. Entregamos um conjunto de recursos para que seu empreendimento possa atender todos os tipos de necessidades das pessoas com deficiência.

Esses itens aprimoram diversos aspectos do seu negócio, incluindo – e não apenas – o seu time de CS. Seu site é um cartão de visitas ideal para você apresentar seus produtos e serviços.

Por isso, ele deve ser acessível em todos os aspectos. Não importa o perfil, as preferências ou as condições das pessoas usuárias dos seus produtos e/ou serviços. Nossa tecnologia entrega uma experiência digital personalizada e adaptada. Com a Perto Digital, a inclusão deixa de ser um desafio e se torna seu maior diferencial competitivo. Entre em contato com nossa equipe e descubra como a acessibilidade pode impulsionar seus resultados.