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Cinco Porquês da Startup Enxuta: Identifique e Corrija Erros em Acessibilidade Digital

Felipe Gruetzmacher
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Diagnosticar problemas de acessibilidade digital demanda soluções automatizadas e testes humanos. Assim, você garante a qualidade e a consistência de uma experiência digital verdadeiramente inclusiva.

Este texto apresenta o processo dos cinco porquês, aplicado à identificação de erros na jornada da pessoa usuária. Essa abordagem pode ser utilizada em diversos contextos. No entanto, aqui o foco é na inclusão digital.

Soluções acessíveis são fundamentais em diversas situações, como demonstra o texto “Acessibilidade Digital para Idosos: Desafios e Soluções”.

Abordaremos o tema a partir dos seguintes eixos:

  • Origem dos Cinco Porquês

  • Aplicação prática em acessibilidade digital

  • Como aplicar os Cinco Porquês em sua empresa

Vamos explorar esses tópicos e aprimorar as etapas necessárias para identificar erros presentes em sites. Continue a leitura e aprofunde-se nesta estratégia empresarial.

Origem dos Cinco Porquês

Esse conceito foi apresentado por Eric Ries no livro A Startup Enxuta – Como os Empreendedores Atuais Utilizam a Inovação Contínua para Criar Empresas Extremamente Bem-Sucedidas.

Em síntese, trata-se de um ciclo de feedback que ajuda equipes empreendedoras a ajustarem a velocidade de crescimento da organização. O processo é adaptativo: desacelera-se quando o cenário exige prevenção de problemas e acelera-se novamente quando os esforços preventivos demonstram eficácia.

Leia mais: Qual é a importância de contar com indicadores-chave de desempenho em acessibilidade digital?

Este ciclo de feedback consiste em investir tempo e esforço para desenvolver soluções de forma incremental. A ideia central é investigar as causas de um problema, fazendo a pergunta “por quê?” cinco vezes, a fim de descobrir a causa-raiz. Eis o exemplo dado por Ries:

Imagine que uma máquina em uma empresa esteja parada. Assim, a equipe inteira para de trabalhar. Como consequência, o time pode executar a investigação e descobrir o motivo. Faça a pergunta cinco vezes. Cada resposta demanda uma nova pergunta:

  •  Por que uma máquina parou de funcionar?

Houve uma sobrecarga e o fusível queimou.

  • Por que houve uma sobrecarga?

O mancal da máquina não estava lubrificado adequadamente.

  • Por que o mancal não estava lubrificado?

A bomba de óleo não estava funcionando corretamente. 

  • Por que a bomba não estava funcionando corretamente?

O eixo de acionamento da bomba estava desgastado e trepidando. 

  • Por que o eixo estava desgastado?

Não havia filtro e entraram fragmentos metálicos no sistema.

Confira nosso texto Erros de Acessibilidade Digital: Como Corrigir e Aumentar o SEO do Seu Site para entender melhor sobre mitigações de erros na internet.

Perceba como o processo vai além da falha técnica e identifica o erro humano ou falha sistêmica. Isso permite alocar recursos de forma mais inteligente para corrigir o problema real — e não apenas os seus sintomas.

Investir em corrigir erros demanda uma cultura adaptativa. Assim, barreiras culturais precisam ser quebradas para promover a inclusão digital como cita o texto “Quais as 5 principais crenças equivocadas sobre a acessibilidade na internet?” 

O investimento de tempo e energia para corrigir essas falhas deve ser proporcional ao impacto causado.

Aplicação prática em acessibilidade digital

Como aplicar este processo para garantir a acessibilidade no seu site? Digamos que seu time de marketing recebeu reclamações de pessoas usuárias cegas. Investigar essa falha revelaria:

  • Por que as pessoas cegas reclamaram do site para o time de marketing?

Porque elas não entendiam a proposta de valor.

  • Por que elas não entendiam a proposta de valor?

Porque os textos do blog estão inacessíveis para esse público. 

  • Por que os textos do blog estão sem versão em áudio?

Porque o conteudista esqueceu de criar a versão em áudio quando ele postou os textos.

  • Por que o conteudista esqueceu de criar a versão em áudio dos textos?

Porque o conteudista não sabia que o recurso Áudio Perto faz essa conversão automaticamente.

  • Por que o conteudista não sabia que a funcionalidade Áudio Perto possibilita converter textos em áudio? 

O profissional não sabia porque faltou orientação técnica e direcionamento estratégico.

Neste exemplo, chegamos a uma falha de processo interno, não a um erro intencional. A identificação correta permite soluções estruturais e permanentes.

Conheça mais sobre o nosso ecossistema no artigo Perto no texto Quais as 5 Funcionalidades de Acessibilidade que Alavancam seu Site?

Como aplicar os Cinco Porquês em sua empresa

Atenção! Esta prática envolve cocriar soluções e não culpar as pessoas. Os erros humanos devem ser analisados como falhas causadas por maus processos. Assim, as estratégias para avaliar imparcialmente são:

  • Convoque todas as pessoas afetadas pelo problema para conversar sobre a causa-raiz. A reunião deve incluir a pessoa que descobriu o problema e os representantes que atendem as reclamações dos clientes. Além disso, devem estar presentes pessoas que tentaram corrigir os sintomas e times que atuaram nos subsistemas envolvidos;

  • Assegure uma percepção do erro sistêmica. Dessa maneira, você garante um julgamento justo e imparcial sobre o problema e nunca sobre o indivíduo. O foco deve ser corrigir o problema, aperfeiçoar rotinas e impedir novos erros;

  • Promova um clima de cocriação com um ambiente de mútua confiança e delegação de poder;

  • Estimule um clima de tolerância para assegurar ampla defesa e segurança psicológica;

  • Invista em aprimoramentos para que um mesmo erro não seja cometido duas vezes;

  • Lembre-se: a maioria das falhas vêm de sistemas mal desenhados — não de más intenções.

Com ajustes do sistema, pequenas correções diárias resultam em processos robustos de desenvolvimento produtivo. O resultado é liberar times para tarefas mais criativas. De fato, seguir essa abordagem motiva times a fazerem investimentos proporcionais em prevenção.

A oferta de melhorias contínuas fideliza clientes, como pontua o artigo “Como a Acessibilidade Digital Pode Aumentar a Fidelização de Clientes?”

A procura ativa por falhas humanas pode revelar fatores negativos em sua organização. Esses fatores exigem investimentos na prevenção. Para que tudo ocorra de modo imparcial, um líder com autoridade deve orientar todas as etapas. Ele agirá como um árbitro para lidar com divergências. Construir uma organização adaptativa demanda liderança executiva para apoiar mudanças.

Uma boa estratégia é implementar os cinco porquês em uma classe de problemas bem simples, limitados, pequenos e específicos. Você pode usá-los para identificar erros que não causam impacto direto no consumidor.

Com esse exercício de implementação, seu pessoal pode expandir para outras áreas maiores. Designe um líder para acelerar a aprendizagem a respeito dos ajustes e da prevenção dos erros. Esse líder é o agente da mudança primordial. Ele pode avaliar a qualidade das reuniões e determinar se os investimentos em prevenção estão surtindo efeito.

Resumo: a sabedoria dos cinco porquês aplicados nas soluções acessíveis

A seguir, vamos detalhar uma rápida retrospectiva de todos os conceitos trabalhados.

O que são os cinco porquês?

Uma técnica de investigação que busca a causa-raiz de um problema ao perguntar “por quê?” cinco vezes.

Qual a origem deles?

Foi popularizada por Eric Ries no livro A Startup Enxuta.

Para que servem?

Para identificar falhas humanas e sistêmicas em processos e propor soluções eficazes.

Como aplicar na acessibilidade digital?

Usando o método para descobrir por que conteúdos ou funcionalidades não são acessíveis.

Qual exemplo prático foi dado no texto?

Textos do blog estavam inacessíveis a pessoas cegas por falta de orientação ao conteudista.

Qual foi a causa-raiz identificada no exemplo?

Falta de orientação técnica ao conteudista sobre o uso do recurso de conversão de texto em áudio.

Qual o cuidado ao usá-los?

Evitar culpar indivíduos e focar na melhoria de processos.

Quem deve participar das reuniões sobre o problema identificado?

Todas as pessoas impactadas pelo problema, incluindo quem detectou, atendeu, tentou corrigir ou foi afetado.

Qual deve ser o clima das reuniões?

De cocriação, confiança e tolerância, com foco em soluções.

Como começar a aplicá-los?

Por problemas simples, com apoio de uma liderança que promova a mudança.

Conclusão:

Os cinco porquês aplicados na promoção da acessibilidade digital têm um poder incrível de estimular a inovação. Além dos testes humanos e do feedback fornecido pelo mercado, a Perto Digital oferece a solução Monitoramento

Este recurso garante que seu negócio esteja 100% de acordo com as diretrizes globais de acessibilidade. Nossas ferramentas posicionam seu site como um ambiente digital mais acessível, acolhedor e inclusivo possível.

Confira a urgência de proporcionar uma jornada inclusiva no texto Acessibilidade digital: necessidade ou hype?

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