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Quais os desafios e oportunidades para a acessibilidade digital no mundo corporativo?


Balança com um símbolo de barreira em um lado e uma chave no outro, representando o equilíbrio entre desafios e oportunidades para a acessibilidade digital no mundo corporativo.

Conhecer o cenário empresarial pode apontar pistas sobre como os negócios lidam com a acessibilidade digital.


Dessa forma, é possível identificar oportunidades e desafios para a inclusão web em empresas. Incorporar o acesso digital é uma importante diferenciação competitiva.


 Empresas que oferecem uma experiência digital adaptada e personalizável são organizações com culturas verdadeiramente acessíveis. 


Até porque os empreendimentos exercem uma função imprescindível em viabilizar transformações digitais que atendam às pessoas com deficiência.

Em virtude disso, este texto explora desafios e oportunidades dos negócios digitais acessíveis. 


É informação sob medida para você conhecer as mudanças pelo qual o mercado passa.


Os benefícios da acessibilidade digital


A acessibilidade digital é uma prática que consiste em tornar serviços, produtos e conteúdos online acessíveis para todas as pessoas. Assim, sua proposta de valor pode fazer a diferença para um público muito maior, independentemente de limitações ou habilidades.


Sites, plataformas e aplicativos devem oferecer um fácil uso para indivíduos com qualquer deficiência.


Uma navegação mais fluida, prática e inclusiva significa acesso igualitário à informação, assim como independência, equidade e autonomia. Até mesmo pessoas sem deficiência acabam se beneficiando, pois a usabilidade prioriza a simplicidade e a eliminação de barreiras.


Isso tudo acaba se traduzindo em mais clientes, lucro, credibilidade e relevância digital, reputação positiva para as empresas.


Além disso, incorporar a acessibilidade é uma atitude ética. Negócios com esse perfil atendem a um dever moral e agregam mais inteligência nas estratégias de relacionamento com o cliente.


Assim, laços com os consumidores são reforçados e seu marketing ganha mais efetividade, pois sua marca é recomendada. 


A acessibilidade digital é sinônimo de inovação e compromisso com a lei!

Conheça mais sobre essa exigência legal lendo nosso texto sobre a Lei 13.146 e acessando a Lei 13.146. 


Quais são os principais desafios das empresas que querem incorporar a acessibilidade digital?


  • Conscientizar times, colaboradores e lideranças;

  • Integrar a acessibilidade nos processos, fluxos e rotinas de trabalho;

  • Reconhecer as consequências das dificuldades enfrentadas pelas pessoas usuárias;

  • Conhecer melhores práticas de acessibilidade;

  • Estimular a mudança na cultura corporativa.


Quais são as principais oportunidades das empresas que incorporam a acessibilidade digital?


  • Acelerar a inovação;

  • Alcance de maior público;

  • Demonstrar responsabilidade social corporativa;

  • Incorporar o conceito de ESG nas empresas.


Conheça as principais necessidades das pessoas usuárias de soluções digitais acessíveis


A acessibilidade digital atende variadas demandas e as boa práticas principais são:

  1. Conteúdo com boa estrutura: pessoas com deficiência visual dependem de suporte e controle de dispositivos executados com comando de voz. Essas soluções integram tecnologias de reconhecimento de fala. Os conteúdos em sites precisam apresentar uma boa estrutura para que leitores de tela funcionem da melhor forma possível. A produção de conteúdo com descrições alternativas de imagens é outra boa estratégia.

  2. Layout ajustados: é uma demanda assistiva exigida por pessoas que possuem daltonismo e pessoas com deficiência intelectual. Em virtude disso, o site deve evitar depender exclusivamente de cores para comunicar informações. Por outro lado, é interessante combinar cores de alto contraste para transmitir uma mensagem mais consistente.

  3. Equipe de atendentes especializada para público com deficiência: contar com um time nesses moldes agrega muito valor. Pessoas com limitações motoras ou deficiências físicas são os principais exemplos de clientes que têm essa demanda assistiva.

  4. Tradução para a Língua de Sinais: conteúdos digitais traduzidos em Língua de sinais atende às demandas da comunidade surda. Além disso, essa solução satisfaz muitos públicos constituídos por pessoas com deficiência auditiva. O Perto Libras é uma importante ferramenta que vai de encontro com essa demanda.


Ações empresariais conectadas com o acesso digital!


Negócios podem promover a acessibilidade digital através de atitudes como:

  • Oferta de qualificações e treinamentos para equipe interna conhecer esses temas;

  • executar e participar de iniciativas voltadas para a responsabilidade social;

  • estimular práticas inclusivas.

Investir recursos financeiros, tempo e esforço na inclusão é crucial para a estratégia e a sobrevivência empresarial. No contexto dos ecossistemas de negócios, a expectativa é um aumento na adoção da acessibilidade digital.


Até porque empresas que se beneficiam com essa inovação são importantes casos de validação que ativam mais demanda.


O aumento das ações ESG é outro fator que influencia a adoção de práticas inclusivas. 


Gere conexão com o mercado através da acessibilidade digital!


Negócios que abraçam a acessibilidade digital tendem a obter ganhos por atender o público com deficiência. Não é custo adicional. É um investimento estratégico na visibilidade da organização.


É um benefício duplo: essa inovação estimula o crescimento dos negócios e fomenta a inclusão.


Assim, a tecnologia cumpre um relevante papel social e solidifica um futuro digital mais inclusivo. O Perto Digital entrega soluções sob medida para ativar a acessibilidade digital do seu empreendimento.


O propósito é transformar a internet em um espaço mais acolhedor e que atenda todos perfis de pessoa usuária.


Saiba mais das soluções do Perto Digital e seja parte dessa mudança!

















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