![Arte em 2D com diversas peças de quebra-cabeça com mãos segurando.](https://static.wixstatic.com/media/ca5485_5a474fc9ddd844f9aaddc10463893db4~mv2.png/v1/fill/w_49,h_28,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/ca5485_5a474fc9ddd844f9aaddc10463893db4~mv2.png)
A inclusão no ambiente digital interessa a todas as partes envolvidas num negócio.
Imagine que a sua empresa contrate uma agência e terceirize toda a comunicação. Como garantir que essa agência e sua marca estejam alinhadas quando o assunto é acessibilidade digital?
Afinal, empresas que tenham uma legítima preocupação com a acessibilidade digital devem estimular parceiros a adotar essa ideia.
Esse compromisso se expressa na criação de sites, produtos e serviços que oferecem experiências inclusivas. Portanto, consolidar conexões pode exigir que você verifique se parceiros estratégicos estão alinhados com a causa.
As agências podem atuar com prazos apertados. Dessa forma, o debate sobre acessibilidade precisa ser feito o quanto antes.
Essa conversa deve acontecer porque uma nova agência pode:
“herdar” problemas de acessibilidade de outras antigas agências que gerenciavam sua marca;
enfrentar desafios com ferramentas usadas para automatizações de marketing digital que exigem softwares de acessibilidade.
Tendo em vista este contexto, é fácil compreender porque algumas agências não garantem acessibilidade digital. Portanto, o propósito desse texto é te ajudar a identificar se a agência está alinhada com acessibilidade ou não.
Questões serão apresentadas que você pode usar para validar esse alinhamento.
Utilize essas perguntas para coletar informações e insights com o objetivo de avaliar se a agência executa um trabalho inclusivo. Afinal, empresas que se envolvem com parceiros estratégicos inclusivos:
tem menor chance de conflitar com a justiça. A Lei 13.146 exige que sites empresariais sejam acessíveis;
conquistam mais clientes e reputação;
ampliam a produtividade do marketing, já que experiências digitais inclusivas atraem mais visitantes e usuários.
O melhor momento para questionar sobre inclusão digital
A inclusão web deve ser um tema para debate desde o começo do relacionamento entre sua empresa e a agência. Alinhar expectativas sobre os padrões de acessibilidade desde a assinatura do contrato é um ótimo começo.
Assim, a agência de marketing saberá agregar inclusão web nos anúncios e post de blog desde o início, por exemplo.
Para saber sobre o estado atual da inclusão digital
As perguntas para sua empresa identificar a maturidade atual da inclusão digital na sua parceria com agência de marketing são:
Qual é o número de erros de acessibilidade em nosso site no momento atual?
Quais são os erros críticos?
Quais recursos são usados para identificar os erros de acessibilidade?
Há quanto tempo sua agência monitora a acessibilidade? Há algum padrão nos problemas de acessibilidade que sua agência conseguiu identificar?
Mesmo que a agência não consiga responder essas questões, você deve visualizar isso como uma oportunidade para criar procedimentos inclusivos.
Para saber quais equipes estão responsáveis pela inclusão digital
A abordagem para identificar times que agregam inclusão digital é constituída por perguntas como:
Qual profissional é responsável por garantir a acessibilidade digital?
Como esse profissional analisa as experiências do usuário e pontos da jornada do cliente? Com que frequência?
Sua equipe avalia e testa quais padrões de acessibilidade?
Como as decisões são tomadas para priorizar a acessibilidade?
Qual é a garantia que o projeto foi criado para atender diversos tipos de personas?
Sua equipe envolve pessoas com deficiência na criação da jornada do usuário? Como?
Como é seu processo de criação de conteúdo adaptado para pessoas com deficiência (legendas, linguagem simples, texto alternativo e etc).
Esse processo de avaliar a acessibilidade digital depende das operações da agência. Empresas pequenas e com menos experiência em inclusão web podem adotar uma abordagem diferente do que acontece com empresas maduras.
O fundamental é que colaboradores incorporem a acessibilidade no mindset e na rotina de trabalho. Seguir as exigências da WCAG é imprescindível!
Incluir pessoas com deficiência na validação do marketing e dos projetos é outro ponto importante.
Para saber como a equipe mantém a inclusão digital
A manutenção dos padrões de conformidade com a web inclusiva pode ser descoberta com as perguntas:
De que forma sua equipe monitora e testa a acessibilidade no dia a dia e ao longo do tempo?
Como esse monitoramento afeta os dados e resultados dos testes?
Você tem alguma parceria empresarial para que sua acessibilidade seja validada?
Como você prospecta feedbacks de usuários e incorpora essas opiniões em iterações e experiências?
Cada vez que a jornada do usuário é atualizada, podem surgir obstáculos para o livre acesso das pessoas com deficiência. Esse contexto pode aparecer, por exemplo, quando sites são modificados.
Portanto, a agência de marketing digital deve incorporar a acessibilidade nos processos de melhoria contínua.
Conte com o Perto Digital para construir relacionamentos que priorizam a inclusão na web
Seja uma liderança empresarial que pratique a inclusão digital e estimule parceiros a adotar esse princípio. A acessibilidade é um direito de todas as pessoas com deficiência e responsabilidade de todas as empresas.
Indicando as soluções do Perto Digital para agências parceiras, elas poderão incorporar a web acessível em todos os processos.
Até porque se sua empresa pode ser beneficiada com o acesso digital, muitos outros negócios podem. O Perto Digital entrega ferramentas para:
monitorar a maturidade do acesso digital e identificar falhas;
adequar e manter a jornada dos usuários aos padrões da WCAG.
Converse com nossa equipe e potencialize a equidade na internet.