A acessibilidade digital é uma questão de extrema importância e responsabilidade para as empresas na era digital. Garantir que seus produtos e serviços sejam acessíveis a todas as pessoas, independentemente de suas habilidades ou deficiências, é uma ação que reflete o compromisso com a inclusão e o respeito à diversidade.
Você já pensou em como pode ser improdutivo colocar acessibilidade na sua comunicação digital sem educar as pessoas usuárias?
Divulgar os recursos disponíveis para as suas equipes e clientes é fundamental para a utilização efetiva e para a acessibilidade digital da sua marca.
Aumento do Alcance e da Audiência
Uma empresa que adota práticas acessíveis acolhe um público maior! Uma comunicação estratégica é fundamental educar o mercado. Assim, seu marketing desperta o desejo de compra.
A jornada do cliente precisa ser intuitiva e fácil em todos os aspectos.
Pessoas vão recomendar seu modelo de negócios para outros clientes e uma audiência diversificada e qualificada.
Por que alguém navegaria no seu site ou recomendaria sua solução?
O livro “Copy na Veia - Como se tornar um copywriter Classe A” de Natanael Oliveira ajuda a clarear essa questão.
Apesar do livro trazer prioritariamente dicas para Copywriting e redação publicitária, há capítulos fundamentais para entender negócios.
O livro sugere para o redator publicitário fazer o exercício de visualização. É uma técnica mental. Ela consiste em imaginar o antes e o depois da vida de um cliente que comprou um produto.
Assim, os especialistas em marketing, copywriters e redatores podem criar textos persuasivos mais facilmente.
Agora, empreendedores podem adaptar o exercício da visualização.
Aplique essa técnica mental! Pense no seu cliente antes e depois de comprar sua oferta. Qual é a transformação entregue?
Combine essa transformação com acessibilidade digital
A entrega da sua solução precisa incorporar a acessibilidade e contar com estratégias para educar o mercado.
Dessa forma, você vai conseguir fidelizar muitos consumidores com necessidades bastante específicas. A acessibilidade digital é um tremendo diferencial competitivo!
Sua marca vai ganhar maior reputação e credibilidade no mercado só por adotar esse atributo.
Pessoas poderão preferir sua solução mesmo não precisando de recursos acessíveis. A sensibilidade e um bom marketing autêntico são formas de educar o mercado!
Competitividade e inovação
Empresas que adotam inovação abocanham um mercado mais expressivo e entregam mais valor.
Elas precisam de diversas perspectivas para ter boas ideias e uma boa execução. Portanto, times plurais e soluções que abarcam os mais diversos perfis são inovadores.
Afinal, eles incorporam variadas opiniões no processo de criação de produtos e serviços.
Assim, a acessibilidade é fator primordial para projetar soluções compatíveis com diversas audiências e que incorporam diferentes ideias. O próprio Instagram, Facebook e Linkedin apresentam a opção de colocar textos alternativos no post.
É uma boa prática para acolher pessoas com deficiência visual!
Essas Big Techs ajudam outras empresas a implementar a acessibilidade em posts usando a #paratodosverem e #possuitextoalternativo.
Funcionalidades mais acessíveis e sites mais acolhedores oferecem uma navegação digital:
ágil;
simples;
rápida;
capaz de ser efetuada de diversas formas como mouse e teclado;
previsível.
Todos esses detalhes auxiliam a experiência do cliente a ser mais satisfatória e eficiente.
Com essas melhorias, a marca consegue uma maior fidelidade e recomendações positivas. Além disso, a acessibilidade tecnológica amplia o alcance do seu site. Seu conteúdo fica mais relevante, o que se traduz em boas posições em mecanismos de busca.
Uma estratégia de SEO bem executada pode ampliar a visibilidade do seu empreendimento!
Com essa combinação de boas práticas, times, equipes e colaboradores se sentirão parte de uma cultura empresarial inclusiva. Essa consolidação da cultura inclusiva deve permear todos os setores da empresa, significando engajamento e melhora do clima organizacional.
A pauta da pessoa com deficiência e diversidade é de toda a sociedade. De forma semelhante, todas as empresas devem enfatizar essa pauta.
Empreendimentos precisam de um toque de humanidade!
Como adicionar todos os recursos para incorporar a acessibilidade no digital?
A Perto Digital oferece soluções diferenciadas e muito completas para que sua empresa seja mais acessível digitalmente. É uma inovação que pode ser traduzida em melhor performance econômica, visibilidade, alcance de mercado e fidelização.
Converse com nosso time comercial e confira os atributos da nossa solução. Esteja perto do coração das pessoas!
Comentarios