Como trazer acessibilidade digital para Processos de Recrutamento e Seleção?

Felipe Gruetzmacher
Instagram da Perto DigitalFacebook da Perto DigitalLinkedin da Perto DigitalCanal do Youtube da Perto Digital

Sites acessíveis podem conectar sua empresa com talentos diversos, o que é uma enorme vantagem competitiva.

A digitalização rompe barreiras geográficas e de tempo. Por isso, o processo de recrutamento online de novos colaboradores tornou-se cada vez mais comum e atrair talentos diversos exige acessibilidade digital no processo.  Se  sua empresa quiser ampliar as possibilidades e estar de acordo com as diretrizes de acessibilidade e inclusão continue lendo este texto.

Afinal, uma pessoa com deficiência pode se encaixar bem no perfil de talento global procurado pela sua organização.

Lendo esse texto, você saberá da importância da conexão entre acessibilidade digital e talentos globais para a sua empresa.

Estratégias para trazer acessibilidade ao processo de recrutamento e seleção na sua empresa

Vale a pena investir em acessibilidade para comunicar sua essência empresarial para o mercado de trabalho. A seleção de pessoas qualificadas é uma via de mão dupla: a empresa escolhe o candidato e vice-versa.

Quando um empreendimento comunica os diferenciais para as pessoas, ele acaba atraindo gente apaixonada. Portanto, sua mensagem deve atingir o público alinhado com sua filosofia empreendedora. 

Assim, é imprescindível consolidar uma cultura inclusiva para fortalecer o desempenho empresarial. Faz total diferença para seus times se seu RH souber atrair e desenvolver as pessoas certas.

O Estatuto da Pessoa com Deficiência  demanda que sites sejam acessíveis.

Já a Lei 8213, de 24 de julho de 1991 , estabelece cotas de vagas reservadas para colaboradores com deficiência.

Esse número varia em função do número de funcionários. Contratar perfis diversificados é mais do que uma vantagem competitiva. É cumprir a lei. A acessibilidade em sites garante equidade e oportunidades de conexão entre candidatos e equipes.

Ampliar as fronteiras digitais usando ferramentas acessíveis traz diversos benefícios:

  • atrai candidatos apaixonados, o que gera economia de tempo e dinheiro para a área de RH;
  • alinha a empresa com o mercado internacional e capital humano presentes em outros países;
  • fomenta a credibilidade da sua empresa. Ela ficará posicionada como uma marca que abraça a diversidade.

Equipes formadas por colaboradores com diferentes contextos de vida e competências entregam mais resultados e inovação. Logo, a busca por talentos globais pode sintonizar seu sonho empresarial com candidatos donos de diferentes bagagens culturais.

É um ganho mútuo proporcionado por uma internet mais acessível.

Os novos modelos de trabalho remoto, presencial e híbrido só são possíveis graças à inovação tecnológica. Democratizar as oportunidades com a transformação digital beneficia diversas pessoas com deficiência como cognitivo ou físico.

O mercado de trabalho constituído por candidatos com deficiência é pequeno grande demais para ser ignorado.

É um segmento que pode agregar uma incrível relevância para as empresas. O próprio avanço da medicina prolonga a nossa vida,  que aumenta o número de pessoas com deficiência em nossa sociedade.   

A tendência é que surjam pessoas com 60 anos ou mais que demandam uma qualidade de vida bastante específica.  

Essa qualidade de vida perpassa pela oportunidade de ingressar num trabalho flexível e inclusivo. Um trabalho fornece muito mais do que um salário. Trabalhar significa acessar um senso de propósito, contribuição e utilidade.

O que uma pessoa com deficiência necessita no trabalho?

A lista de recursos que, por exemplo, uma pessoa com deficiência visual necessita no trabalho remoto pode ser constituída por: 

  • Sinalização em Braille;
  • Tecnologia assistiva mais apropriada;
  • Acomodações específicas e equipamentos ergonômico.

Esse suporte é válido para empregos híbridos e presenciais.  Imagine uma pessoa cega e residente numa área rural sem acesso a transporte público.

É um exemplo de como a digitalização dos modelos de trabalho  podem conectar inclusão digital e inclusão socioeconômica.  

Todos nós precisamos de apoio uns dos outros, pois as competências são complementares.  As  acomodações certas auxiliam pessoas com deficiência a entregar um resultado melhor.

A consequência desse cenário é maior produtividade e engajamento.  

Além do que já foi citado, sua empresa pode adotar outras boas práticas como:

  • Auditoria em sites para detectar falhas na acessibilidade digital. A experiência digital deve atender a todos os usuários. 
  • Cada etapa da jornada do candidato deve ser inclusiva, desde a inscrição até o feedback final. 
  • O feedback pode ser duplo. A área do RH pode contribuir com críticas construtivas para que o candidato melhore a performance. De modo contrário, a área do RH deve acolher insights dos candidatos para aprimorar os fluxos de trabalho.
  • Anúncios de vagas, banco de currículos devem ser projetados desde o começo de acordo com a acessibilidade, conformidade e usabilidade. O uso das Diretrizes de acessibilidade para conteúdo da Web  é um bom começo.
  • Treinamento e cursos de qualificação para gerência, lideranças e áreas do RH.

Todos esses detalhes otimizam os recursos da sua equipe de RH e descomplicam a seleção de talentos. Uma experiência digital mais simples gera ganhos não só para as pessoas com deficiência.  

Todos os usuários e candidatos podem beneficiados por:

  • um anúncio descrito de forma clara e objetiva;
  • banco de currículos e sistemas de cadastro de candidatos ágeis, simples e eficientes;
  • entrevistas acolhedoras e equipes de RH empáticas.

Comunicação usada pelo RH e engajamento de candidatos é uma forma de inovação.

Ative a acessibilidade da sua empresa com o Perto Digital

A Perto Digital oferece soluções sob medida para seu negócio ser mais inclusivo.  Agregue ferramentas para que seu empreendimento impacte fatias cada vez maiores do mercado e atraia talentos com o perfil certo.  

Converse com nossa equipe pelo chat sobre as infinidades possibilidades trazidas com a inclusão digital.