Qual é a importância de contar com indicadores-chave de desempenho em acessibilidade digital?
Imagine que seu site esteja num processo de auditoria para descobrir algum problema de acessibilidade. Nessas circunstâncias, a equipe tenta resolver esses problemas, sem sucesso.
Isso porque esses problemas sempre reaparecem, num ciclo interminável de trabalhos interrompidos e correções.
Para evitar esses problemas, a abordagem ágil serve para agregar a acessibilidade ao longo do ciclo de vida do produto.
Já apresentamos os princípios básicos dessa abordagem nesse texto intitulado “Conheça mais sobre ciclo de vida de produto digital acessível”.
De acordo com esses princípios, as equipes realizam melhorias em segmentos focados e prioritários. Dessa forma, experiências digitais incorporam a acessibilidade, ativando a inclusão das pessoas com deficiência.
A quebra de barreiras é prioritária nesses processos. A abordagem ágil resulta em soluções eficientes e sustentáveis.
Como acompanhar o impacto da acessibilidade no dia a dia do ciclo de vida do produto?
Como sua equipe pode encontrar o número de barreiras ao acesso digital no seu site, por exemplo? Qual é a relevância dessas barreiras para o usuário com deficiência? Quanto tempo sua equipe leva para resolver esses problemas?
A partir desses questionamentos, esse texto apresentará três indicadores-chave de desempenho (KPIs).
Equipes podem utilizar esses KPIs para monitorar a eficácia das ações voltadas à incorporar a acessibilidade. Outros dois KPIs de acessibilidade apoiarão a mudança de mentalidade da sua equipe. Essa estratégia servirá como base para adotar abordagens ágeis.
O propósito de usar indicadores-chave de desempenho em acessibilidade digital
Equipes devem ativar KPIs contínuos para acessibilidade digital e estar em conformidade com a Lei 13.146.
Projetar produtos digitais alinhados com as demandas das pessoas com deficiência não significa preencher só um checklist! Medições consistentes são fundamentais para a sustentabilidade de experiências digitais utilizáveis para todos os públicos.
Esse diferencial competitivo pode apoiar a conquista de objetivos mais amplos envolvendo conformidade e inclusão organizacional.
O uso de dados atualizados é fundamental para direcionar esforços nas áreas que vão gerar mais impacto. Dessa forma, sua equipe identificará obstáculos e a melhor maneira para superá-los. O trabalho será bem mais estratégico e efetivo.
A medição de acessibilidade e os KPIs auxiliam as partes interessadas a compreender a significância da inclusão digital.
Assim, elas podem ajudar sua empresa com recursos adicionais.
O que medir para saber se a abordagem ágil de acessibilidade impacta seu negócio?
A própria equipe pode escolher os KPIs de acessibilidade de acordo com os objetivos do projeto. A seguir, apresentamos alguns tipos de métricas que você pode escolher em função do tipo de propósito empresarial.
Objetivo: reduzir bugs que impedem o usuário de executar tarefas
Nesse contexto, o KPI seria o número de problemas existentes nos fluxos dos usuários.
Um fluxo de usuários é um caminho que as pessoas percorrem para finalizar ações. São exemplos:
Fazer uma compra;
agendar consultas;
acessar informações relevantes.
Identificar o número de problemas que geram impactos negativos nos fluxos de usuários é fundamental. Dessa forma, sua equipe pode direcionar esforços para demandas estratégicas e garantir que as necessidades prioritárias sejam atendidas.
Objetivo: Reduzir o tempo necessário para resolver os problemas encontrados
O KPI “tempo médio para resolver um problema de acessibilidade” direciona esforços para a lista de pendências.
Você pode produzir mais em termos de resolução de problemas se especificar suas demandas e mensurar sua velocidade. Nesse processo, considere um período específico e avalie padrões de qualidade que seu time quer alcançar.
Equipes alinham acessibilidade e fluxos de trabalho para reduzir o número de bugs.
De um modo simultâneo, elas alcançam eficiência na correção de bugs ativos.
Se problemas de acessibilidade forem corrigidos em tempos cada vez mais curtos:
sua equipe mantém a acessibilidade no produto;
a melhora acontece ao longo do tempo.
Objetivo: redução de novos problemas de acessibilidade
Este objetivo demanda o KPI “comparar números de problemas de acessibilidade em novos lançamentos com os antigos lançamentos”. As equipes deverão notar uma tendência decrescente no número de problemas em cada nova versão.
Mais bugs de acessibilidade serão identificados e eliminados antes do lançamento do produto ou antes da mescla do código.
Não mensure apenas o “o quê”
Sua equipe precisa identificar o “como” sua equipe está alcançando o sucesso com a adoção da acessibilidade.
Dessa maneira, sua equipe entenderá como melhorar a abordagem, seja modificando recursos adicionais, seja ajustando a velocidade. Nesse contexto, alguns KPIs podem ser:
A quantidade de bugs de acessibilidade identificado nos estágios iniciais de desenvolvimento, versus após o lançamento. A correção de bugs é mais rápida e barata se acontecer logo no começo do ciclo de desenvolvimento. Essa boa prática acaba afetando a eficiência do desenvolvimento.
O número de design em porcentagem que englobam anotações de acessibilidade. Esse KPI mostra a versatilidade da comunicação entre design e desenvolvimento. Se suas equipes estiverem aplicando essas anotações consistentemente, melhoras práticas de acessibilidade estão sendo incorporadas antes e depois do desenvolvimento.
Sua marca pode ser mais acessível com o apoio da Perto Digital
O Perto Digital oferece um conjunto de soluções para a sua marca incorporar a acessibilidade digital. Nossa especialidade é fornecer recursos como:
Plugins que alinham seu site com inclusão digital;
Recursos que ampliam a qualidade do seu texto e conteúdo;
Monitoramento periódico;
Conversão de PDFs em documentos acessíveis;
Criação de textos alternativos.
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