top of page

Dicas para criar conteúdos acessíveis

Quando você cria e publica qualquer conteúdo, o seu maior desejo é que alcance o maior número de pessoas, não é mesmo!? Mas para que isso aconteça você deve criar conteúdos acessíveis a todas as pessoas, pois atualmente cerca de 60 milhões de brasileiros precisam de algum tipo de recurso de acessibilidade digital para navegar na web.


Ou seja, você precisa criar conteúdos acessíveis para que essa quantidade de pessoas possa também usufruir dos seus conteúdos e conhecer a sua empresa.


Continue a leitura abaixo e descubra algumas dicas que separamos para te ajudar a criar esses conteúdos acessíveis.


1. Conheça as tecnologias assistivas


Você sabia que dependendo do tipo de limitação que possuem, as pessoas utilizam tecnologias assistivas para navegarem na internet?


Por exemplo, pessoas com deficiência visual utilizam softwares leitores de tela, que narram o conteúdo da página para eles. Pessoas com deficiência auditiva utilizam ferramentas de interpretação para Libras (Língua Brasileira de Sinais).


Portanto, é importante conhecer as tecnologias assistivas que essas e outras pessoas utilizam, pois dessa forma você conseguirá adaptar seu conteúdo e esses usuários desfrutarem de todo o conteúdo e informações do seu site.


2. Utilize linguagem simples


Faça uso de linguagem acessível e simples, de forma que não seja necessário muito esforço para compreender, assim as pessoas não deixarão de consumir seu conteúdo devido à falta de entendimento na comunicação.


Algumas dicas são: use palavras conhecidas, pratique a empatia, evite jargões e termos técnicos.


Estabeleça a melhor comunicação após mapear e definir qual é o seu público e de que forma eles se comunicam. Isso irá facilitar o entendimento e interação entre empresa e consumidor.


3. Inclua descrição de imagem


Pessoas com deficiência visual ou baixa visão, utilizam leitores de tela para acessarem as informações de alguma página na internet. Essa tecnologia assistiva converte texto em áudio, assim o usuário consegue ouvir o conteúdo da página. Porém, para que isso acontece devemos descrever as imagens, vídeos, gráficos ou ilustrações que se encontram no site.


Nas redes sociais você pode utilizar o texto alternativo, um recurso disponível para descrever imagens ou então hashtags nas legendas ou comentários, como #pracegover ou #pratodosverem.


Dessa forma todas as pessoas conseguirão acessar as informações, usufruírem do seu conteúdo e sua empresa será vista como uma empresa que se preocupa e cria conteúdos acessíveis.


Por que criar conteúdos acessíveis?


Quando a empresa adota soluções que permitem que seus conteúdos sejam acessíveis para todas as pessoas, ela possui um grande diferencial, fazendo com que saia na frente dos concorrentes.


Sua marca alcançará um grande grupo de pessoas que podem estar sendo deixadas de lado por empresas que não são inclusivas, o que garantirá uma visibilidade positiva a sua marca.

A empresa que visa a acessibilidade digital expressa empatia, pois é capaz de sentir a dor que o outro está sentindo, ou seja, melhorando assim o relacionamento empresa-cliente por conseguir entender os desafios e limitações que essas pessoas possuem durante o acesso as redes sociais.





Proporcionando conteúdos inclusivos, além de alcançar um grande número de pessoas que necessitam dessa ferramenta para desfrutar dos seus conteúdos, existem outros benefícios, como:


  • Reconhecimento positivo da marca: proporcionando materiais digitais acessíveis, sua empresa acaba conquistando uma vantagem dentro do mercado de atuação e sendo reconhecida pela sociedade;

  • Melhora no ranqueamento do Google: implementando a acessibilidade digital o SEO do seu site aumenta, fazendo com que ele alcance o topo em resultado dos sites de pesquisa.


Ou seja, existem muitos benefícios e vantagens para a sua empresa ao implementar acessibilidade digital e ao criar conteúdos inclusivos. Então, agora é a hora de começar a colocar em prática e aplicar todos os tópicos abordados.


Você gostou desse conteúdo? Compartilhe para que mais pessoas entendam a importância de praticar e criar conteúdos inclusivos.

Comments


© 2024 Perto Digital. Todos os direitos reservados

bottom of page