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Valide sua proposta de valor com marketing inclusivo


Ilustração de pessoas diversas interagindo com ícones de acessibilidade e inclusão digital.

Startups iniciantes ou empresas consolidadas precisam de um bom marketing inclusivo para validar novas soluções mercadológicas.


investir em projetos que não contemplem as necessidades da audiência significa gastos desnecessários. Portanto, ações de marketing que combinam estratégias digitais e acessibilidade podem gerar maior conexão com seu público.


Por que marketing inclusivo é tão importante para coletar feedbacks e aperfeiçoar novas soluções mercadológicas?


Qual tipo de história é divulgada por sua marca que atrai a atenção das pessoas e críticas construtivas? Sabendo dessas respostas, a apresentação da sua oferta será suficientemente impactante para fechar vendas, validar a solução e coletar opiniões.


Tudo depende de como os benefícios da sua solução são comunicados através de um marketing envolvente e cativante. 


Este texto vai apresentar dicas fundamentais para você aprimorar sua comunicação, apresentar sua solução inovadora e iterar com a audiência. O foco será descobrir oportunidades de melhoria e constantes avanços.


Esses direcionamentos funcionam tanto para Startups, quanto para empresas já consolidadas ou negócios convencionais.


Qual história que seu marketing inclusivo conta?


Quais os elementos de marketing inclusivo capaz de prender a atenção do mercado?



A obra apresenta a história do palestrante motivacional Tony Robbins que conseguiu escapar de uma infância pobre e difícil. Na conclusão da narrativa, Robbins supera todos os desafios para abraçar a fama e a fortuna.


Os principais aspectos do storytelling de Robbins são resumidos nesses pontos específicos: 


  • Robbins compartilha uma dor pessoal, o que cria uma conexão emocional com as pessoas. As palavras são poderosas ativadoras de emoções;

  • O público se importa e se comove com a história de superação de Robbins. A identificação é imediata;

  • O momento de “dar a volta por cima” é comum para todas as histórias de superação. É a promessa de redenção. Pessoas que lidam com grandes desafios podem se identificar com a história de Robbins, mesmo que o contexto seja diferente. Afinal, compartilhar histórias de redenção é ativar a esperança nas pessoas. Um jovem de classe média que lida com problemas para escolher um curso superior pode se inspirar em Robbins. Até porque todo o futuro profissional pode ser profundamente impactado pela decisão do jovem de classe média. As palavras de Robbins fornecem a coragem que o jovem necessita para lidar com esses desafios. 

  • A história que você conta para si mesmo fornece a firmeza de espírito e a resiliência. Imaginar um bom futuro ativa a esperança.

  • A reviravolta é o momento em que o protagonista assume o controle da própria vida e triunfa. É como se o final feliz fosse a promessa do storytelling. 

  • Essas situações de conflito e vitória pessoal agrega relevância para a sua narrativa e conquista a confiança das audiências. As pessoas precisam se importar com as suas palavras.


Como adaptar essa linguagem para o seu marketing inclusivo?


Imagine que sua empresa seja um restaurante que venda somente comida saudável e cultivada por agricultores locais sem agrotóxicos.


Como validar esse serviço com sua clientela com uma mensagem forte e tocante? Adaptando os elementos do Storytelling de Tony Robbins para o seu marketing, temos:


  • O compromisso de estudar a dor do cliente para criar uma intensa conexão emocional através de uma promessa forte. Nesse contexto, muitas dores podem ser atacadas. Foque numa específica para agregar foco. Algumas dores podem ser:

  1. falta de espaços para socializar com os amigos e usufruir de boa comida;

  2. a ameaça representada por comidas pouco saudáveis e valor nutricional quase nulo;

  3. a dificuldade em adotar hábitos alimentares saudáveis.


  • Se você vive a mesma dor que sua clientela, será muito mais fácil entender o contexto do mercado. Seu modelo de negócios pode ser a promessa de vida melhor que seu consumidor espera. 

  • O modo como seu marketing apresenta os diferenciais da sua proposta de valor pode soar como um protagonista triunfando numa narrativa. Além disso agregar autoridade para a sua marca, gera uma maior identificação com o mercado e os clientes.

  • Com palavras direcionadas para o coração do mercado, as pessoas vão se importar com sua solução. Será muito mais fácil estabelecer o ciclo de melhoria do produto com feedbacks de clientes apaixonados pela sua marca.


Por que o marketing inclusivo pode facilitar a validação da sua solução?


No caso do restaurante que serve refeições saudáveis, se ele contar com um marketing inclusivo, ele atingirá um mercado maior. 

Um blog post sobre a saúde nutricional pode apresentar uma poderosa promessa para o público, por exemplo. Agora, imagine que esse blog post conte com recursos para converter textos em áudios e vice-versa.


Pessoas com deficiência visual e auditiva podem ser contempladas com essa promessa e essa acessibilidade em seu site.


Isso significa que seu negócio atrai maior atenção do mercado. O resultado é uma maior chance de contar um feedback de consumidores, o que ajuda no aprimoramento da sua oferta.


O que a sua marca promete para seus clientes?


Agora que você já conhece a importância dos elementos emocionais para sua narrativa, como seu marketing pode incorporar a acessibilidade?

 

A tecnologia da Perto Digital fornece funcionalidades e plugins específicos para agregar acessibilidade em muitos aspectos da sua comunicação. Abrace a causa da inclusão das pessoas com deficiência e conecte sua promessa com fatias maiores do mercado!


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