A inclusão digital pode incrementar a conquista de consumidores, após a introdução do seu produto e/ou solução no mercado?
Depois que sua solução empresarial conquistou os adotantes iniciais, como seu marketing vai atingir demais clientes? Há um abismo entre os amantes da novidade e a grande massa de consumidores!
Os neófitos amam soluções novas e são os primeiros a abraçar a causa defendida pelo seu modelo de negócio.
Por outro lado, seu marketing precisa adotar uma postura e um posicionamento diferentes para lidar com uma audiência maior. Nessa etapa do amadurecimento empresarial, você pode expandir sua base de clientes usando efeitos de rede e inclusão digital.
Essas duas forças combinadas podem impulsionar a performance da sua corporação! Então, o propósito deste texto é definir o que é “o efeito de rede”.
A partir dessa definição, será explicado como o acolhimento de pessoas com deficiência nas suas páginas web otimiza resultados.
Siga lendo a leitura do artigo para descobrir mais sobre esses temas.
Crie pontes com a inclusão digital
A combinação entre inclusão digital e efeito da rede pode ampliar o potencial do seu modelo de negócios!
Sucesso conecta pessoas. Basicamente, sua solução empresarial deve gerar um impacto para unir pessoas. Sua empresa é uma ideia. Assim, ideias podem ser difundidas, tal qual um serviço é usado por um número cada vez maior de clientes.
Inicialmente, você foca em oferecer seu produto ou serviço para os adotantes iniciais, neófitos. Esse perfil de cliente gosta de novidade e inovação! Eles são os primeiros a defender a sua ideia.
Esse mínimo mercado valida sua solução através da compra.
Agora, depois que sua empresa já é um sucesso nesse mínimo mercado viável, chegou a hora de atingir as massas. É o chamado efeito de rede resumido nestes passos:
O mercado de massa quer algo diferente do que os adotantes iniciais: São pessoas que imitam hábitos de consumo umas das outras. Priorizam uma solução que funcione minimamente, padrões e segurança.
O mercado de massa dificilmente inova os próprios hábitos de consumo: não se apaixonam pela inovação tão rapidamente quanto um neófito.
A ponte para conectar neófitos e mercado de massa: o efeito de rede é quando uma solução é conhecida e usada por todas as pessoas. Para que sua ideia se dissemine, sua oferta deve responder duas perguntas simples:
O que os seus clientes vão contar para os amigos deles?
Por que esses clientes contariam sobre sua solução para os amigos deles?
Motivos para potencializar as engrenagens do seu marketing
Pessoas compartilham e falam sobre sua solução porque elas têm uma razão específica para isso. Imagine uma associação local que quer promover um projeto socioambiental.
Tal projeto consiste em estimular que pessoas da comunidade participem de um dia de plantio na horta escolar.
Os responsáveis pelo projeto até realizaram modificações arquitetônicas para mitigar barreiras naturais do terreno. Assim, pessoas idosas, o público com deficiências visual e motora vão poder participar. Isso é acessibilidade natural.
De repente, a ideia de colaborar num projeto na horta escolar se espalha de boca em boca.
Pessoas falam sobre os benefícios e os impactos positivos que esse projeto entregará para a comunidade. Essa é uma boa razão para dialogar e indicar soluções. Esse é o chamado “efeito em rede”!
É combinar as percepções dos neófitos com o mercado de massa!
Todos os seus clientes devem ser estimulados a falar sobre os ganhos trazidos com sua proposta de valor.
Sua clientela inicial devem ser embaixadores conectados com sua marca que farão as engrenagens do seu marketing funcionar.
Redes sociais funcionam da mesma forma. Após ela atingir o mercado de adotantes iniciais, ela atinge o mercado de massa.
Até porque quanto mais amigos você tiver numa rede social, maior será seu status e sua popularidade. Eis uma grande razão para compartilhar a novidade e convidar outras pessoas a ingressar na rede social.
É desse modo que novas tecnologias se espalham pelo mercado.
Como a inclusão digital pode potencializar os efeitos de rede?
No exemplo da horta escolar, o orgulho de fazer parte da mudança socioambiental disseminou o projeto por todo o território.
Essa mudança de status e de percepção movimentou as engrenagens do marketing e do efeito em rede. Os responsáveis pelo projeto priorizaram muito com a acessibilidade natural.
Como a horta escolar não apresentava barreiras naturais, pessoas com deficiência puderam participar da ação.
A ideia se disseminou com muito mais facilidade! Da mesma forma, seu site, incorporando acessibilidade digital, poderá ser acessado por qualquer audiência.
É assim que a inclusão em páginas web potencializa o efeito em rede! Mais pessoas acessando seu site significa mais clientes comprando sua oferta e espalhando a notícia.
Agora, como sua marca pode atender todas as necessidades, considerando que existe tanta diversidade de deficiências?
A Perto Digital maximiza a ideia do seu negócio!
A proposta da Perto Digital consiste na oferta de plugins que agregam acessibilidade para seu site.
Com esses recursos, seu site poderá conquistar um mercado cada vez maior! A inclusão digital posiciona seu negócio como sinônimo de avanço cidadão e oferta de qualidade para todas as pessoas.
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