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Textos de links e inclusão digital: como alinhá-los?


Ilustração de uma rede de conexão entre silhuetas de pessoas.

Textos de links e a inclusão digital formam uma combinação vital para tornar seu site mais acessível. É essencial que os links em sua página sejam facilmente navegáveis por todos os usuários, incluindo aqueles com deficiência, para proporcionar uma experiência digital positiva.


Além disso, os links estrategicamente posicionados em seu site facilitam a navegação do usuário para novas páginas, promovendo uma jornada contínua pelo conteúdo.


Os textos associados a esses links servem como indicadores do que o usuário encontrará ao seguir o link. Por exemplo, em um blog sobre receitas, um artigo sobre pastéis de frango pode concluir com um convite para explorar uma receita de pastel de palmito, com um link diretamente relacionado.


Um texto de link mal elaborado pode levar a confusões sobre o destino do link, dificultar a navegação para pessoas que utilizam tecnologias assistivas e criar barreiras no acesso à informação.


Este artigo visa esclarecer os benefícios de utilizar textos de links acessíveis e oferecer dicas práticas para implementá-los, melhorando a direção dos usuários pelo seu site.


Qual é a definição do texto do link?


O também conhecido como link âncora ou hiperlink, é um elemento clicável que direciona o usuário outra página, seção ou recurso da mesma página.


Se o texto do link for relevante, seu site oferece uma experiência acessível e alinhada com a acessibilidade digital. Esse elemento precisa atender o Critério de Sucesso 2.4.4 da WCAG: Finalidade do link. O objetivo desse critério é apoiar usuários a entender o destino dos links e ajudar os visitantes do site a tomarem decisões melhores sobre onde clicar para buscar informações.


Fora isso, o uso de um texto de link acessível melhora o SEO de sites. Afinal, o texto de link comunica a relevância do link para os motores de busca.

Os motores de busca só usam texto âncora se ele for relevante! Assim, seu espaço web é indexado e classificado, o que aumenta o tráfego do seu site. 


Quais os benefícios da conexão entre textos de links e inclusão digital?


O texto de link deve fazer sentido sem nenhum acréscimo de palavras ou explicações. Assim, ele agrega acessibilidade para o texto como um todo.


Esses links devem transmitir sua função numa linguagem clara e objetiva para proporcionar uma navegação tranquila. Pessoas com deficiências cognitivas podem ser amplamente beneficiadas por esse tipo de estratégia. 


O texto do link escrito de forma direta ao ponto beneficia pessoas que usam navegação por teclado.


O mesmo princípio se aplica a pessoas que usam tecnologias assistivas como leitores de tela. 


Algumas pessoas com deficiência motora podem preferir acessar conteúdo digital apenas com o teclado. Isso acontece porque elas sentem dificuldade para usar touchpad e segurar mouse.


Os usuários que apenas usam o teclado dependem da tecla “tab” para interagir com o conteúdo web.


Desta forma, um texto âncora descrito é fundamental para usuários selecionem links relevantes com agilidade. Já pessoas com deficiência visual navegam pela internet usando leitores de tela, tecnologia que converte texto da tela em fala.


Os textos do link escrito corretamente permitem que usuários de leitores de tela conheçam o destino de cada link.


Esse fato gera economia de tempo e simplifica a navegação. Além disso, links acessíveis melhoram a experiência digital dos usuários como um todo. Essa boa prática agrega valor para proprietários de site, porque aumentam métricas como tempo no site e taxa de conversão.


Com as boas práticas para conectar texto do link com inclusão digital?


  • Comunique o propósito e o direcionamento dos seus links: não use frases de links genéricos e vagas demais como “clique aqui”, “mais”, “aqui”, "informações” ou “leia mais”.

  • Não use expressões como “link para”: É que os leitores de tela convertem texto em fala e dizem “links” antes de ler links. Usuários de leitores de tela não precisam ouvir “link link para mais conteúdo”. A redundância pode causar frustração.

  • Os verbos não devem ser incluídos no texto do link: Não escreva “Saiba mais sobre as soluções da Perto Digital”. O correto deve ser “Saiba mais sobre as soluções da Perto Digital”. Até porque o foco está nas soluções da Perto Digital e não no ato de ler.

  • Jamais use URL como texto de link: Uma URL comunica pouco significado para a audiência.  Use “visite o site da Perto Digital” em vez de “visite o site em https://www.pertodigital.com.br/.

  • Diferencie links de outros textos usando cores e palavras sublinhadas: Sublinhar links pode ser uma alternativa para usuário que não percebe cores. O sublinhado deve ser usado somente para links. O uso do sublinhado numa palavra que não contenha um link pode confundir o usuário.

Seu usuário merece uma boa experiência alinhada com inclusão digital


O Perto Digital oferece um conjunto de soluções digitais que transformam seu site em um espaço web inclusivo.


Além disso, temos recursos para:


  • Transformar arquivos em PDFs acessíveis;

  • Converter conteúdos em áudios;

  • Melhorar a qualidade dos seus textos;

  • Gerar textos alternativos;

  • Realizar um diagnóstico sobre a acessibilidade do seu e outros sites.



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