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Suas redes sociais abraçam a pauta da inclusão digital?


Arte em 2D com diversas logomarcas de redes sociais e um homem sentado mexendo no celular

Existem muitas organizações sociais que impactam positivamente a vida das pessoas com deficiência. A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) é um exemplo. Agora, com tantas informações nas redes sociais, como essas organizações podem atrair a atenção do público alvo, as pessoas com deficiência? Além disso, como um bom post pode estimular o usuário das redes sociais a acessar o site organizacional?


Afinal, muitas vezes, o acesso virtual é o primeiro passo para que a pessoa com deficiência entre em contato com os serviços ofertados pela instituição.  


Qual é a melhor forma de atrair visitantes para o seu site? O mesmo princípio se aplica na hora de engajar stakeholders, parceiros e investidores quando se deseja executar um projeto de inclusão. Por isso, o post vai trazer os seguintes tópicos:


  • AIDA: Um modelo de post perfeito, simples e eficaz para chamar a atenção nas redes sociais;

  • Como a AIDA pode ser usada para atrair a atenção de stakeholders ou pessoas com deficiência?

  • Se eu consegui chamar a atenção do usuário e ele acessou meu site, como garanto a melhor experiência de inclusão digital para ele?

O modelo de um bom post


As redes sociais são um universo de informações e postagens dos mais variados tipos! São muitos empreendimentos e modelos de negócios disputando a atenção dos clientes. Ao mesmo tempo, instituições que priorizam o bem-estar social e a inclusão das pessoas com deficiência devem chamar a atenção com posts bem elaborados e provocativos.


Com um modelo certeiro de post, a sua organização social pode:


  • chamar a atenção do usuário e convidá-lo para conhecer o seu site;

  • conseguir se diferenciar no mundo virtual de ofertas e propostas de valor;

  • apresentar a relevância do seu projeto social focado em inclusão;

  • alinhar interesses com stakeholders e parceiros-chave;


Por isso, suas palavras devem atingir o coração das pessoas para “vender” sua ideia.  Marketing é sobre estimular as emoções, gerar engajamento, conquistar confiança e agregar credibilidade.


Assim, existe um modelo de texto básico que realiza todas essas tarefas supracitadas. Esse modelo pode ser usado em posts, e-mail, anúncios, vídeos no youtube, conversas presenciais e muitos outros formatos. A essência não muda! Esse modelo é chamado de AIDA. 


A AIDA é um modelo que segue uma ordem lógica que estimula a pessoa a tomar uma decisão. Essa decisão pode ser comprar um produto ou entrar num site, por exemplo.


Escrever usando a AIDA demanda que você conheça as dores da sua audiência e se os benefícios da sua solução estão adequados para essas dores. 


A escrita da AIDA consiste em seguir um conjunto de etapas:


Atenção: crie um título chamativo para o seu post. Ele pode demonstrar um benefício claro, citar o problema da audiência ou gerar desejo de ler mais sobre o conteúdo.


O propósito dessa etapa é somente atiçar a curiosidade. Não queira apresentar sua ideia apressadamente.


Interesse: demonstre uma dor ou problema do seu público. 


Desejo: apresente a sua solução.


Ação: é o “CTA” (call to action). É a sigla inglesa para “chamada para a ação.” É quando mensagem dita uma ordem para a pessoa como:


  • envie uma mensagem no nosso direct para conhecer nossos serviços;

  • curta, comente e compartilhe;

  • ligue para nós.



A AIDA sendo usada pelas instituições que acolhem pessoas com deficiência


Veja um exemplo de um breve texto fictício segundo o modelo AIDA para apresentar os benefícios de uma instituição que oferece tratamento psicológico para adultos com deficiência. Esta instituição é sem fins lucrativos. 


Ser diferente faz parte da vida. Recupere a alegria de viver e pratique a autoaceitação.


Ser uma pessoa com deficiência não é um obstáculo para uma vida satisfatória e feliz! Naturalizar as próprias diferenças e entender que as deficiências não passam de características como qualquer outra encorajam uma melhora na autoestima.


A Associação Wayne oferece tratamento psicológico gratuito para adultos com deficiência. 


Nossa equipe é altamente especializada em lidar com diferentes públicos e usar a psicologia positiva para boas autorreflexão.


Acesse nosso site e entre em contato.


Além disso, o post nos moldes de uma AIDA pode ser usado para atrair a atenção de stakeholders e apresentar a relevância do seu trabalho focado na inclusão. Observe esse exemplo da mesma fictícia Associação Wayne criando um e-mail marketing focado em pedir doações empresariais:


Investir no terceiro setor é um excelente diferencial empresarial.


Os consumidores estão cada vez mais exigentes e críticos! O mercado espera que as corporações assumam papéis sociais e um protagonismo cada vez mais relevante na mudança do nosso planeta.


Por isso, muitos negócios estão investindo em instituições do terceiro setor que abraçam a pauta da pessoa com deficiência. É um enorme ganho em credibilidade e marketing muito poderoso.


A Associação Wayne oferece serviços psicológicos gratuitos para pessoas com deficiência. Para garantir nossa sustentabilidade financeira, empresas investem em nossos projetos de alto impacto social e são citadas em nosso site. 


Acesse nosso site para conhecer mais nossa proposta, nossos públicos atingidos e negociar conosco.


Inclusão digital


Se alguma pessoa com deficiência se interessou por um post e acessou algum site, ela terá todos os recursos necessários para consumir o conteúdo e conhecer mais sobre os serviços dessa instituição?


Os sites precisam incorporar a acessibilidade virtual para acolher todos os tipos de deficiência.


Mesmo que uma instituição atenda um público com uma deficiência bem específica, ela precisa apresentar recursos para acolher essas diferenças. 


Além disso, um site mais acessível passa uma maior credibilidade para empresas, stakeholders e investidores.


A Perto Digital oferece plugins e funcionalidades capazes de melhorar a navegação do seu site. Ele ficará mais intuitivo e adaptado para receber usuários com qualquer tipo de deficiência.


Optamos por abraçar toda a diversidade humana. Bons e atrativos posts nada adiantam sem um site acessível. Por isso, converse com nossos consultores para conectar a nossa tecnologia com suas demandas e impacte a vida das pessoas com deficiência.


Acessibilidade digital em cooperativas


As cooperativas impactam positivamente a vida das comunidades. Com o avanço da digitalização, é possível oferecer muitos serviços online para o cooperado, priorizando a qualidade e a satisfação do consumidor. Isso acaba estimulando um círculo virtuoso que combina justiça social, eficiência econômica e inclusão no universo web.


O Perto Digital oferece recursos que adequam a comunicação digital das cooperativas às necessidades das pessoas com deficiência.


A nossa tecnologia simplifica o manuseio dos sites e agrega na navegabilidade. Propostas de valor das cooperativas apresentadas pelos sites podem ser assimiladas de uma maneira mais fácil e intuitiva pelas pessoas com deficiência.


A transformação socioeconômica depende muito da acessibilidade. Por isso, venha conhecer soluções do Perto Digital e entenda como elas podem ajudar a sua cooperativa.




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