top of page

Seguir a WCAG ajuda a fidelizar clientes?


Ilustração minimalista enfatizando a relação entre a conformidade com as WCAG e a fidelização de clientes, por meio de símbolos de verificação, coração e ícones de acessibilidade, utilizando as cores da marca Perto Digital.


Como seguir a WCAG pode fazer com que sua marca esteja no coração dos consumidores? 


O texto de hoje é dedicado a mostrar como a acessibilidade digital e inclusão podem agregar no seu marketing! O seu propósito empresarial pode ser comunicado com maior critério e estratégia, atraindo e fidelizando a clientela.


Portanto, você vai entender a definição de WCAG e o poder do acesso online em fornecer uma proposta comercial irresistível.


Para tanto, será apresentada a diferença entre marca e propósito, o que vai gerar muitas ideias para seu marketing. Afinal, atrair clientes e fechar novas vendas é um investimento.


Sua empresa gasta com propaganda, equipe de vendedores, espaço em redes sociais e assim por diante.


Estratégias focadas em fidelizar clientela geram uma economia para o seu empreendimento. Ofereça uma solução tão única capaz de transformar curiosos em consumidores apaixonados!


Sites, blogs e produtos digitais adaptados para pessoas com deficiência oferecem uma experiência online inesquecível para o público em geral!


Isso porque a acessibilidade digital incorpora princípios e estratégias que beneficiam todos os perfis de pessoas e audiências! São várias as razões para sua presença digital incorporar a acessibilidade e seguir a WCAG pode fornecer um norte.


Siga lendo o texto e saiba o porquê!


Um caso extremo de fidelização!


Um livro de Carmine Gallo oferece uma história fantástica de conexão entre propósito empreendedor e mercado. A obra é “Storytelling: aprenda a contar histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e outras lendas da liderança”.


No ano de 1981, no Texas, o nível do rio Shoal ultrapassou 2,50 metros. Assim, ele cobriu diversas partes de Austin.


Foi uma enchente violenta! Treze pessoas morreram. Caíram 150 milímetros de chuva durante quatro horas. O quarteirão 900 do North Lamar Boulevard foi muito castigado pelas forças naturais.


A loja de alimentação Whole Foods Market sofreu perda total. Os donos não tinham reservas econômicas ou seguro contra enchentes.


Nesse contexto de total desolação, colaboradores e clientes começaram a limpar e reerguer a loja. Muita limpeza foi feita com esfregões, baldes e pás.

Uma foto incrível foi tirada depois da enchente.


Mais de 50 pessoas ajudaram nessa empreitada e posaram para a foto.

Será que seus clientes e fornecedores fariam o mesmo pela sua empresa?


Como o WCAG pode gerar a conexão entre seu mercado e seu sonho empresarial?


O WCAG ativa uma performance melhor do seu site!


As Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) 2.2 fornece recomendações para tornar a web mais acessível. Tais diretrizes democratizam o acesso para um maior número de pessoas com deficiência.


São acomodações para:


  • cegueira;

  • baixa visão;

  • surdez;

  • baixa audição;

  • limitação de movimentos;

  • incapacidade de fala;

  • fotossensibilidade;

  • combinações dessas características.


Além disso, foca no acesso para pessoas com dificuldades de aprendizagem e limitações cognitivas.


O conteúdo web ficará mais acessível para os usuários em geral. A WCAG é dividida em camadas. Inicialmente, temos princípios globais, os mais gerais. Depois, aparecem as subdivisões em diretrizes gerais, critérios de sucesso testáveis e assim por diante.


O que interessa neste texto são apenas dois princípios e algumas diretrizes. 

Os princípios são perceptíveis e operáveis.


Seu site deve ter um conteúdo facilmente perceptível e com comandos bem operáveis. Dentro do “perceptível”, há a diretriz “alternativa de texto”. É o fornecimento de alternativas textuais para conteúdo não textual.


Assim, essas alternativas textuais podem ser transformadas de acordo com as necessidades dos usuários.


Fotos podem ser transformadas em elementos com maiores fontes, brailes, fala, símbolos ou linguagem simples. Com esse mecanismo, o conteúdo não-textual pode ser percebido e entendido com mais facilidade.


Da mesma forma, o conteúdo perceptível deve obedecer à diretriz de “adaptável”.


A criação de conteúdo deve ser apresentada de maneiras diferentes sem que a informação ou estrutura se perca. As formas de se apresentar um layout de site é um exemplo.


Se o layout for simplificado, a qualidade estética não pode ser perdida!

Desse jeito, o site conserva a característica de “perceptível”.


Pessoas com deficiência sensoriais podem se beneficiar enormemente disso. Até mesmo pessoas sem deficiência podem ter uma experiência digital mais agradável e fácil.


Já o parâmetro de “operável” tem uma diretriz bem específica. É “fazer com que toda funcionalidade fique disponível a partir de um teclado.” 


Pessoas com limitação de movimentos podem acessar a web mais facilmente com essa diretriz. Do mesmo modo, a navegabilidade e o manuseio podem se tornar mais fácil para qualquer público. 


Com essas estratégias, sua proposta de valor e ofertas comerciais podem ser compreendidas com maior simplicidade.


Obedecendo esses parâmetros e diretrizes, seu propósito pode ser melhor comunicado e consolidar uma comunicação verdadeira!


O WCAG como amplificador da sua paixão empreendedora!


A sua marca é diferente do seu propósito. A marca é o modo como seu produto e serviço interagem com a persona. É a sua promessa entregue para o mercado. 

Um site que segue a WCAG pode propagar sua marca e sua solução.


Posteriormente, o cliente acessa o seu propósito. É algo bem mais profundo, são valores e a mudança que você quer deixar no mundo.


Se seu cliente se sentir contagiado com seu propósito, ele estará fidelizado! Paixão comunica e desperta a sensibilidade!

Agora, como você pode seguir a WCAG?


Conte com a proposta da Perto Digital para alinhar sua empresa com a WCAG!


A Perto Digital oferece um conjunto de plugins, recursos e funcionalidades para que seu site siga o WCAG.


Promovendo a acessibilidade digital, sua marca vai conseguir comunicar sua promessa. A partir disso, a satisfação do cliente gera conexão com seu propósito.


Uma solução que prioriza a excelência vem empacotada com seus valores corporativos e a missão de impactar o mundo!


Converse com nossa equipe de vendas e consultores para conhecer mais dos nossos diferenciais.






























Opmerkingen


© 2022 Perto Digital. Todos os direitos reservados

bottom of page