top of page

Saiba o que é um comitê da diversidade e como alinhá-lo com inclusão digital


Imagem com fundo verde claro. No canto inferior esquerdo, Pertinho, o mascote robô da Perto Digital, sorrindo. No centro da imagem, um grupo diverso de pessoas sentadas em cadeiras formando um círculo, incluindo uma pessoa em cadeira de rodas. Eles estão em um ambiente de escritório, com balões de fala ao redor deles, indicando uma conversa ou discussão em grupo. Ao fundo, há elementos como uma planta, uma janela e prateleiras.



Sua empresa é um espaço de respeito e equidade? Uma cultura empresarial acolhedora tem tudo a ver com a inclusão digital. O mercado muda e exige que as empresas se adaptem.


Assim, o papel do RH é imprescindível para fomentar atitudes inclusivas. O comitê da diversidade é uma dessas estratégias.  Esse tipo de ação inclusiva pode:

  • gerar vantagens culturais e bons relacionamentos interpessoais;

  • agregar na credibilidade da marca empregadora;

  • aperfeiçoar os processos de atração e desenvolvimento de talentos.


Nesse aspecto, você vai aprender os passos fundamentais para implementar um comitê de diversidade na sua organização.


Posteriormente, você vai entender a função da inclusão digital nesta estratégia. Siga nosso texto e implemente estes insights no seu negócio para se diferenciar no mercado. 


Boas práticas para um Comitê de diversidade


Um comitê de diversidade é uma comissão formada por diversos colaboradores. Tal comissão tem governança, lideranças e liderados. O propósito é desenvolver transformações culturais na empresa para deixá-la mais inclusiva e diversificada.


Assim, é possível atrair talentos e proporcionar qualidade de vida para as equipes colaboradoras.


O comitê é composto por pessoas de variadas comunidades como: Pessoas negras; Mulheres; Pessoas acima dos 50 anos; Pessoas com deficiência; Pessoas imigrantes e estrangeiros; Pessoas da comunidade LGBTQIA+; 

Todos os colaboradores devem se sentir convidados a ingressar no comitê. Dessa maneira, é possível debater as ideias de todos.

Os passos para iniciar um comitê de diversidade são:

  • Fazer uma pesquisa interna: Assim, o RH vai descobrir o quanto a sua organização é diversa. Esse fato é importante para compreender a representatividade na instituição. É o contexto ideal para coletar opiniões dos colaboradores sobre a criação do fórum. Havendo resistência, o RH poderá implementar eventos específicos para fomentar a pluralidade;

  • Ative um plano de ação: a escuta das opiniões gera muitos insights práticos. A partir disso, o RH deve estruturar um comitê como um projeto que auxilie a empresa. Já os 4 pilares deste projeto são: recrutamento e seleção; critérios para promover; política corporativa de benefícios; canal para denunciar.

Cada um desses pilares reforça a diversidade na cultura da sua empresa. Já a governança corporativa consolida a organização do comitê, assim como mensura a efetividade dele. A empresa consegue contar com uma nítida divisão de trabalhos, planejamento e setorização.


A busca por novas ideias para implementar no seu comitê possibilita que ações sejam compartilhadas por toda a empresa.


Com essas boas práticas, todos evoluem suas percepções sobre a diversidade e a pluralidade.


Benefícios do comitê da diversidade alinhados com a inclusão digital


Esta seção do texto explora as conexões entre os ganhos do comitê da diversidade e da inclusão digital. Em se tratando do comitê da diversidade, os colaboradores podem usufruir de vantagens como:


  • qualidade de vida no trabalho;

  • atuar em um ambiente de trabalho em constante acesso a novas ideias;

  • local de trabalho respeitoso;

  • clima organizacional estimulante;


Já a corporação usufruir de benefícios como:

  • melhor performance econômica;

  • desenvolvimento de talentos;

  • redução do índice de turnover;

  • fomento da inovação;

  • conexão com clientes.

O acesso ao trabalho é um direito! No caso da pessoa com deficiência, este direito é assegurado pela Lei 8.213, de 24 de julho de 1991. Além disso, a Lei 13.146 exige que sites empresariais e governamentais sejam acessíveis. Sites acessíveis oferecem uma jornada fácil e intuitiva para a pessoa usuária. Com isso, a inclusão digital tende a agregar muito valor para as pessoas com deficiências acolhidas pelo comitê da diversidade. Recursos de acessibilidade digital só tendem a reforçar essa inclusão da diversidade de talentos. Soluções assim incluem:

  • comunicação acessível e simplificada;

  •  textos alternativos para imagens;

  • ferramentas de audiodescrição;

  • Arquivos em PDFs acessíveis;

  • Navegação por teclado;

  • destaque de conteúdo;

  • monitoramento de erros.


Enfim: cada deficiência, condição e contexto requerem ferramentas adequadas e adaptadas.


Além do mais, tecnologias de inclusão web agregam diferenciais no seu negócio, melhoram a imagem e ampliam seu desempenho empresarial.


Até porque você alcança maior número de vendas com um site acessível e acolhedor!


Mensure os resultados do seu comitê de diversidade


Há quatro fatores fundamentais para mensurar a efetividade do comitê.


  1. Representatividade: faça uma pesquisa interna para identificar a porcentagem de colaboradores que fazem parte de alguma comunidade impactada pelo comitê. Por exemplo: mulheres ou pessoas com deficiência.


  1. Retenção: mensure a taxa de rotatividade anterior e posterior a implementação das ações decididas pelo comitê. Essa atitude permite comparar e descobrir se houve retenção de talentos.

  2. Recrutamento: analise sobre o índice de candidatos diversos recrutados nos últimos tempos. Dessa forma, seu empreendimento pode constatar se as contratações estão sendo inclusivas.

  3. Promoção e desenvolvimento: mesure a taxa de progresso profissional dos colaboradores. Esta ação permite identificar o sucesso de programas de capacitação e promoção.


Conte com a Perto Digital para acelerar sua diversidade


A Startup Perto Digital oferece um conjunto de soluções para agregar acessibilidade digital no seu negócio. Com nossos serviços, seu comitê da diversidade terá ações muito mais efetivas para acolher pessoas com deficiência.


Ofereça uma jornada digital descomplicada e adaptada para todas as pessoas usuárias. Conte com a nossa proposta de valor. Converse com nossa equipe de vendas para conhecer nossos diferenciais. 


Comments


© 2024 Perto Digital. Todos os direitos reservados

bottom of page