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Saiba mensurar o sucesso da inclusão digital em seus times diversos!


Ilustração minimalista que destaca a inclusão e o equilíbrio entre dispositivos digitais e a diversidade humana através de uma balança, dispositivos eletrônicos e pessoas.

Como mensurar o sucesso da inclusão digital?

Aliás, essa questão levanta duas outras perguntas.


A acessibilidade no universo online é e será relevante para sua equipe? Quais as maneiras de identificar se a pauta da diversidade está sendo incorporada na sua empresa?


A conexão entre diversidade e marca precisa ser autêntica e legítima. A maneira como uma empresa lida com os colaboradores diz muito sobre o jeito de tratar com clientes. 


Tudo está alinhado e gira em volta de se relacionar com pessoas.

Afinal, seus colaboradores são “clientes”.


Eles “compraram” o propósito da sua organização e estão alinhados com os seus objetivos empresariais. Por isso que a inclusão digital é mais do que um diferencial competitivo.


É uma maneira de contemplar as necessidades dos seus colaboradores com deficiência.


Até porque um site acessível, por exemplo, é obrigação definida pela legislação.

O propósito deste texto é pontuar sobre boas práticas em se tratando de mensuração do impacto da inclusão digital. 


Para isso, as seções a seguir citam o decreto que exige o acesso digital.


Posteriormente, serão citadas estratégias para mensurar o desempenho de um projeto que visa alinhar empresa e diversidade.


A finalidade é aproveitar essas estratégias para identificar o impacto da inclusão digital nos times empresariais.


Inclusão digital como direito da pessoa com deficiência!


Inclusão digital pode ser um potente motor para acelerar o alinhamento da diversidade e as empresas. O Brasil é um Estado Parte da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu protocolo facultativo.


O documento foi assinado em Nova York, em 30 de março de 2007. Além disso, foi promulgado pelo Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009.


Em termos práticos, normas definidas na Convenção foram incorporadas na nossa Constituição pelo Decreto. O artigo 9 intitulado “acessibilidade” fornece insights sobre inclusão digital, pois há um trecho que menciona explicitamente acessibilidade na web. 


O trecho cita que Estados Partes tomarão medidas apropriadas para promover o acesso digital. Esse acesso inclui sistemas, tecnologia da informação e internet.


Como mensurar o sucesso da inclusão digital na sua empresa?


A próxima seção é focada em apresentar maneiras de mensurar o desempenho da sua inclusão digital. Esta seção menciona formas de medir a performance da inclusão da diversidade no geral e de qualquer minoria.


As ideias apresentadas sobre inclusão de minorias podem ser úteis para o caso da inclusão digital das pessoas com deficiência.  


O texto “Qual a importância de criar práticas de diversidade e inclusão dentro das empresas” oferece insights. A autora, Thalita Gelenske Cunha, cita os fundamentos da gestão da diversidade.


Empresas contribuem para promover a transformação cultural e socioeconômica, adotando uma postura mais inclusiva.


São programas de diversidade cujo propósito é facilitar a inclusão de gênero, raça, LBGTQIA+ e pessoas com deficiência. Para tanto, o refinamento de estratégias para alcançar objetivos inclusivos incluem:


  • treinamento interno;

  • ações de comunicação;

  • eventos para o público interno;

  • realização de censos;

  • canais de ouvidoria e denúncia.


A implementação de projetos focados na inclusão da diversidade é só uma etapa inicial para a promoção de mudanças empresariais. 


Assim, medir os resultados desses projetos e avaliar o impacto no cotidiano são ações imprescindíveis. A mensuração pode acontecer através de metodologias quantitativas e metodologias qualitativas.


Realizar um censo é uma boa prática. Com ele, é possível ter métricas qualitativas (percepção das equipes e pessoas colaboradoras).


Além disso, o censo revela métricas quantitativas de representatividade (composição e diversidade do time). A partir desses resultados e diagnóstico, sua empresa poderá entender o impacto da estratégia com foco na inclusão.


Como identificar o desempenho da inclusão digital?


O mesmo princípio vale para para a inclusão digital. 


Uma pesquisa de opinião pode revelar se seus colaboradores com deficiência estão conseguindo trabalhar com as tecnologias da sua empresa. 


Essa pesquisa de opinião funcionaria como um censo, expondo as percepções e sugestões de melhorias. Um exemplo seria descobrir se recursos de acessibilidade do seu blog atendem às necessidades de um colaborador com deficiência visual.


Essas formas de identificar como seus times usam a tecnologia e recursos de acessibilidade podem criar sinergias poderosas!


Afinal, é uma maneira de adequar as tarefas e o modo de trabalhar às necessidades dos colaboradores. Novas combinações de talentos podem ser geradas entre pessoas das suas equipes empresariais, redefinindo tarefas, rotinas e gerando maior produtividade.


Além disso, a inclusão digital sempre prioriza a simplicidade. Levar em consideração as opiniões de pessoas com deficiência e utilizar recursos de acessibilidade podem gerar bons insights.


Dessa forma, esses insights podem fornecer um bom direcionamento para você simplificar a experiência de navegar no seu site.


Essa navegabilidade mais alinhada com a acessibilidade digital pode atrair mais clientes. A inclusão digital e a opinião de equipes são motores para potencializar a relevância da sua marca.


Inclusão digital é uma ferramenta para impulsionar sua empresa!


Inclusão digital sempre é uma oportunidade para ampliar a performance dos seus talentos e fechar mais vendas.


A Perto Digital oferece diversas soluções para incrementar a acessibilidade no seu modelo de negócio. Converse com nossos consultores e equipes de vendas para conhecer mais da nossa tecnologia.










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