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Saiba como planejar e criar conteúdo acessível com 4 passos estratégicos


 Ilustração vetorial minimalista apresentando quatro ícones representando os passos estratégicos para criar conteúdo acessível: pesquisa (lupa), planejamento (calendário ou lista de verificação), criação (pincel ou lápis), e avaliação (gráfico ou lupa sobre um documento), organizados sobre um fundo gradiente que transita do azul marinho ao verde fresco, utilizando a paleta de cores da marca.

Você e sua equipe de marketing estão sem inspiração ou ideias para criar conteúdo acessível?


Neste texto, você vai conhecer 4 passos fundamentais para ter ideias e inspiração. Crie uma comunicação que traga informação e agregue valor através de critério técnico e acessibilidade digital!


Seus posts nas redes sociais, blog e a mensagem comunicada pelo seu site são a essência da sua marca empreendedora.


Pense nesses elementos como uma vitrine. Quais são as boas práticas para sempre ter assuntos e temas? Como tanta informação pode atingir o coração do seu público e apresentar sua proposta comercial sutilmente?


Cada aspecto do seu marketing deve estar integrado numa estratégia capaz de cativar o mercado.


Agora, se esse conteúdo incorporar a acessibilidade digital, sua marca estará conectada com mais perfis. Ser uma empresa alinhada com as demandas das pessoas com deficiência tem muitos ganhos.


Possibilidade de abocanhar mais mercado e estar melhor posicionado nos motores de busca são alguns desses benefícios.


Oferecer uma navegabilidade fácil e prática através de um site acessível é um fator atrator de mais clientes. A oferta de uma experiência digital memorável aproxima marcas e pessoas, facilitando propaganda boca a boca.


Por isso, a partir das linhas abaixo, você terá acesso a 4 passos para criar conteúdo acessível. Você nunca mais ficará sem inspiração, ideias ou insights!


1. Tudo pode começar com uma ideia simples


Você precisa criar diversos tipos de conteúdo. Ofereça informações para agregar credibilidade e autoridade na sua marca. Posts com dicas sobre algum assunto alinhado com seu modelo de negócio e proposta de valor são indispensáveis.


Apresente seu conhecimento para a internet. O blog da Perto Digital, por exemplo, apresenta textos para sermos referência no nosso nicho.


Portanto, dialogamos sobre acessibilidade, inclusão digital, direitos das pessoas com deficiência e estratégias comerciais. O propósito é conquistar a confiança das pessoas demonstrando nosso profissionalismo.


Todos os temas são cuidadosamente selecionados para estar alinhados com a nossa proposta de valor.


Tudo o que colocamos na nossa rede “conversa” com nossa oferta. As suas ideias precisam estar conectadas com um todo. A comunicação empresarial perpassa todos os pontos de relacionamento com os mais diversos públicos.


Cada palavra dita aponta para a sua marca, mesmo de forma sutil e elegante.


2. Conexões que geram conteúdo acessível!


A partir de um simples material postado estrategicamente nas redes sociais, você pode começar a fazer derivações. Você pode pegar trechos de um vídeo postado no seu canal de youtube e transformar em posts para instagram.


Nesse caso, um post para rede social está sendo derivado do youtube. Assim, esse fato abre a possibilidade de você explorar o mesmo tema por outra perspectiva.


A estratégia da derivação apresenta duas vantagens:


  • Você pode estudar seu próprio conteúdo para buscar inspirações, novos modos de apresentar informações e novas perspectivas;


  • Tudo o que você criar e produzir estará dentro de uma linha de raciocínio e numa lógica específica. Assim, toda a sua comunicação estará apontando para sua marca e seus diferenciais. O marketing é um tema transversal. Todos os elementos da sua mensagem estão vivos e conectados! 


O marketing da Perto Digital dialoga com o mercado sobre inclusão e acessibilidade de muitas maneiras diferentes.


Mesmo assim, no final, cada ponto apresenta um benefício da nossa oferta de um jeito específico e diferenciado. Nossa economia 4.0 demanda inovações constantes.


Dessa forma, empreendimentos estão sempre buscando conquistar a atenção das pessoas!


Um marketing com elementos alinhados é uma mensagem comunicada de um jeito mais leve e suave. Sutileza deve ser o ponto de partida sempre. Por isso, mesmo um conteúdo somente interessante ou post com uma dica aponta para a sua oferta de valor.


3. Acessibilidade no conteúdo que gera vendas!


Agora, um empreendimento com uma comunicação tão acessível e profissional não é reconhecida apenas pelas ofertas e propostas de valor.


Na verdade, você estará expondo a filosofia, os valores, a cultura e a essência da sua marca. A Perto Digital é mais do que uma startup, por exemplo. Nossos times adotaram a causa da acessibilidade e a pauta da pessoa com deficiência como nossa base.


É o nosso “porquê”, nossa justificativa, que está sendo apresentada nas redes sociais.


O sonho de derrubar barreiras por um amanhã melhor está muito associado com a nossa Perto Digital. A tecnologia e o marketing são somente meios para comunicar esse sonho.


São narrativas que estão em jogo! Esse modo de combinar conteúdo, ofertas de valor e essência empresarial agregam maior efetividade e autenticidade.


Ser um empreendimento autêntico posiciona seu modelo de negócio como único no mercado. Você consegue apresentar seus diferenciais competitivos com maior facilidade.


4. Conteúdo e acessibilidade que impactam de maneira única


Seu site e conteúdo precisam incorporar a acessibilidade para contemplar diferentes públicos. Abrace a diversidade! A Perto Digital oferece um conjunto de funcionalidades que transformam suas páginas web num lugar de acolhimento e conexão.


Ofereça um manuseio e interações mais fáceis para contemplar as necessidades das pessoas com deficiência.


Dessa maneira, seu conteúdo web terá maior relevância e atingirá o coração dos fãs da sua marca. Comunique sempre! Converse com nossa equipe de vendas para conhecer mais sobre os diferenciais das nossas soluções.



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