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Saiba como ativar a acessibilidade no marketing da sua empresa


Ilustração minimalista vetorial de um interruptor 'ligado' integrado com símbolos de acessibilidade, representando a ativação simples e crucial da acessibilidade em estratégias de marketing

No dia 30/05/2023, João Santos do time da Perto Digital e a consultora Camila Renaux protagonizaram uma live para fornecer doses de informação, acessibilidade e marketing.


  • Camila Renaux contribuiu com know-how em marketing efetivo e estratégico. Citou sobre métricas, ESG, impacto real da comunicação na vida das pessoas;

  • João Santos apresentou a Perto Digital.


Conheça os principais insights:


Os passos iniciais para a acessibilidade


Inicialmente, ambos começaram com as  respectivas audiodescrições.

A audiodescrição já é uma estratégia para acolher pessoas com deficiência visual ou usuários que não dispõe de recursos de acessibilidade naquele momento.

Essa ação foca em apresentar um conteúdo digital que interage melhor e amplia a percepção do cliente. As informações repassadas ficam ainda mais atrativas, ampliando a efetividade do marketing.

Essa simples atitude apoia a pessoa com deficiência visual a construir mentalmente a cena do que está sendo transmitido pelas palavras e audiodescrição. 

Depois dessa introdução, João falou do propósito da Perto Digital e da responsabilidade da equipe em entregar uma proposta diferenciada. 


A Perto Digital é uma startup de soluções em acessibilidade digital para a área de comunicação e está dentro do Grupo Vex.


Já o Grupo Vex é focado na entrega de experiências memoráveis para o público.

Assim, João contou a trajetória da startup. No começo, foi lançada a solução BlogPlay que transforma conteúdo de marketing em áudio.


É um áudio marketing com forte viés de acessibilidade e sem narração feita por voz robótica.


Isso gera conexão imediata com a audiência pela entrega de uma boa experiência! Até porque as pessoas com deficiência constituem um mercado bastante expressivo e desassistido dentro do ambiente web.  


Assim, a solução da Perto Digital foi prototipada e validada. O foco está em experienciar um marketing e conteúdo online com muito nível de detalhamento para aproximar pessoas com deficiência das marcas.


Todas as equipes da Perto Digital combinaram esforços para conscientizar as empresas sobre a pauta da acessibilidade. 


Os diversos times da Perto Digital tem variadas skills complementares para oferecer uma experiência digital acolhedora. Dessa forma, a startup Perto Digital iniciou uma constante coleta de feedbacks de usuários e instituições parceiras para proporcionar uma experiência completa para o público.


Até porque se trata de um mercado com números bem expressivos! 


Marcas têm uma relevância social!


Por isso, os empreendimentos precisam ter um cuidado muito criterioso com o viés de marketing.


Marcas corporativas que não entregam conteúdo acessível fecham as portas para o consumidor e perdem dinheiro! Esse fato é um erro do ponto de vista do propósito e do pragmatismo econômico.


Logo, a Perto Digital combina acessibilidade, equidade e experiência!


Como impactar essa persona?


Recursos de acessibilidade significam sites que garantem acesso, compreensão de conteúdo e interação com recursos de forma independente.  


Investir em marketing acessível não é só uma questão legal ou obedecer normativas. Esse investimento significa maior rentabilidade, pois atrai mais público consumidor. 


São sites que simplificam a vida de todas as pessoas, já que a pessoa usuária com deficiência não vai mais depender de outros para acessar o ambiente web.


Um exemplo do cotidiano pode apresentar melhor a importância da acessibilidade em sites.


Em processos seletivos, é natural que o candidato analise o site da empresa para saber mais sobre o modelo de negócios. Se o candidato tiver alguma deficiência e o site não tiver acessibilidade, a empresa corre o risco de perder um grande talento, por exemplo!


Além disso, um marketing mais acessível consegue posicionar melhor os sites nos motores de busca e no ranqueamento do Google.


Até porque os 3 primeiros colocados no Google recebem, em geral, 80% dos cliques dos usuários. Acessibilidade é um diferencial para o seu marketing!

Os plugins da Perto Digital garantem que seu site esteja acessível para uma ampla gama de pessoas com diferentes deficiências. 


São soluções mais gerais, completas e que oferecem uma experiência de uso mais autônoma, exigindo um mínimo de cliques. Afinal, o próprio site se ajusta às preferências do usuário. 


Sites mais acessíveis seguem a WCAG (conjunto de recomendações de acessibilidade). Por isso, é um marketing que abrange todo o potencial de mercado.


Além disso, a Lei Brasileira de Inclusão, o estatuto da pessoa com deficiência, cita a obrigatoriedade dos sites brasileiros terem recursos que garantem a acessibilidade.


Fora isso, a tendência é que políticas públicas sejam atualizadas para garantir que mais sites obedeçam essas normativas e determinações legais.


A inclusão digital está relacionada com o ESG, uma importante tendência de mercado. Empresas alinhadas com o ESG estão conectadas com as preferências dos clientes, o que reduz o esforço mercadológico em vender e apresentar propostas de valor.


O marketing se torna mais barato e eficaz! 


Inovação e tecnologia para se conectar com a diversidade


Os plugins da Perto Digital ainda oferecem métricas para saber quais os tipos de perfis de pessoas que usaram cada recurso específico.


Essas métricas compõe um quadro de informações que pode ser acessado do dashboard. Acessando o dashboard, as empresas poderão gerar uma comunicação mais acessível e mais acolhedora com base em dados e métricas.


Conclusões finais


Até mesmo as redes sociais apresentam a opção de inserir textos alternativos para fazer com que conteúdos sejam mais atrativos. 


Legenda para vídeos é uma outra boa alternativa para atrair maior audiência.


Bem, esses foram os insights mais relevantes da live.


Gostou do nosso conteúdo?


Converse com nosso time para adaptar seu site, seu marketing e sua comunicação para as demandas específicas das pessoas com deficiência.

Não perca essa importante oportunidade mercadológica! 


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