Com a oferta de uma experiência digital acessível, sua marca empreendedora vai causar um poderoso impacto no mercado!
Tudo está conectado nessa economia 4.0 que demanda cada vez mais inovação empresarial
Assim, contar com um site acolhedor fará com que seu empreendimento esteja mais perto do cotidiano do cliente.
Afinal, um marketing que oferece uma experiência de compra para todos os públicos tem uma maior relevância no online.
É importante mencionar que a acessibilidade digital é mais do que uma ferramenta.
Ela é uma oportunidade para ativar o seu melhor resultado.
Em função disso, este texto vai explorar os seguintes aspectos e temas:
Vantagens da acessibilidade digital para o seu negócio;
Definição da acessibilidade digital;
as principais tendências e os nichos potencializados pela acessibilidade digital;
conexão entre a acessibilidade e o conceito de ESG;
nossos selos que validam a acessibilidade em sites.
Confira tudo isso e muito mais no nosso conteúdo!
Ative os benefícios da acessibilidade digital e garanta sua performance empreendedora
A exclusão digital provoca dores, problemas e consequências para uma variedade de audiências e stakeholders.
Por exemplo:
Sua empresa perde público, visitantes de sites e oportunidades de fechar vendas se não oferecer um site acessível;
As pessoas com deficiência estarão excluídas do mercado de consumo.
A entrega de um uso e de uma navegação alinhada com as necessidades do seu público é um duplo ganho. A personalização e a adaptação é o caminho para sua marca empreendedora ter maiores oportunidades de fechar vendas.
Até porque o número de visitantes no seu site será maior, o que significa acréscimo em visibilidade e notoriedade.
Além disso, sua marca terá um melhor desempenho e um posicionamento mais efetivo nos motores de busca.
O que é a acessibilidade digital?
Recursos de acesso no online são, antes de tudo, um investimento em relacionamento e diferenciação estratégica.
Assim, a acessibilidade digital é uma experiência fácil e intuitiva de uso e manuseio de informações digitais.
Apresentar um site acessível significa colocar informações perceptíveis, compreensíveis e interativas à disposição.
O acesso pleno à informação consiste em tomar medidas para transformar seu site em um espaço mais acolhedor. Essas medidas podem ser a incorporação de recursos para transformar conteúdo em áudio. Incluir legendas ou tradução de libras é outra boa prática.
Agregar simplicidade no seu conteúdo pode fazer com que seu site seja mais atrativo para pessoas com deficiência intelectual.
Esse tipo de conteúdo pode ser mais atrativo para pessoas com baixa escolaridade, também.
Além disso, plugins estratégicos podem facilitar o uso e manuseio de pessoas com deficiência motora, noutro exemplo.
Um mesmo recurso de acessibilidade pode ser usado por diferentes perfis de pessoas.
É o caso da ferramenta “ouvir sobre o site” que beneficia pessoas com deficiência visual e pessoas cegas.
Como as tendências em acessibilidade digital vão moldar os nichos de mercado?
O progresso da tecnologia deve garantir a equidade no modo como as empresas atendem demandas.
A equidade e a igualdade são fatores imprescindíveis para a inclusão de várias pessoas no mercado consumidor.
Em virtude disso, as tendências em acessibilidade digital ativam consistentes mudanças em várias áreas da economia digital.
A inteligência artificial que otimiza processos precisa estar alinhada com recursos acessíveis, por exemplo.
Pessoas participando de experiências interativas usando Realidade Aumentada (RA) e Virtual (RV) é outro caso de aplicação de acessibilidade.
Plataformas online, tecnologias vestíveis, gamificação, comunicação digital e arquitetura são outros contextos que demandam do acesso online.
Em virtude disso, a tecnologia vai trazer uma mudança radical em muitos nichos e situações mercadológicas.
São nichos como:
Direitos sociais: a regulamentação trazida com a acessibilidade gera demandas pela criação de culturas empresariais inclusivas. Os escritórios de advocacia podem atuar com apoio às pessoas com deficiência ou ajudar empresas a serem acessíveis.
Criação de conteúdo: com recursos acessíveis, a divulgação de vídeos, produtos, transmissão ao vivo e comunicação ganham maior visibilidade.
Educação à distância: a acessibilidade digital representa uma oportunidade educacional que se alinhe com ritmos e necessidades de aprendizagem.
Tecnologia: neste caso, a acessibilidade digital incorporada na inovação representa um ganho em muitos aspectos para as empresas. Um exemplo seria a criação de sites e aplicativos acessíveis.
Lojas online: elas podem alcançar mais mercado. A acessibilidade elimina muitas restrições dos e-commerces.
Bem-estar e saúde: a acessibilidade digital incorporada em serviços e tecnologias médicas garante maiores resultados.
Qual é a conexão entre a acessibilidade e o conceito de ESG?
O mercado é uma organização onde vários empreendedores interagem numa interdependência dinâmica.
Por isso, as tendências se combinam e se reforçam.
A acessibilidade digital é uma tendência mundial, assim como o ESG. Este último conceito, o ESG, é caracterizado pelos seguintes pontos:
O ESG é uma abreviação de Environmental, Social and Governance. São boas práticas em se tratando de questões ambientais, sociais e estratégias de governança.
Dentro do aspecto social, o ESG pode ser aplicado em casos como promoção da diversidade e inclusão nas empresas. A segurança do trabalhador e a relação com a comunidade fazem parte das questões trabalhadas pelo ESG, também.
Dessa forma, a acessibilidade digital está alinhada com o ESG! Sendo assim, ambos se complementam e se reforçam mutuamente. Afinal, a promoção de um bom lugar de trabalho para a diversidade perpassa pela inclusão digital. A acessibilidade digital pode ser alcançada com medidas como desenvolvimento de aplicativos acessíveis e treinamento para colaboradores sobre o tema. Testes de acessibilidade para averiguar a qualidade de produtos e serviços, assim como suporte para pessoas com deficiência são outras práticas.
Seguir padrões do ESG reduz riscos reputacionais e regulatórios. Essa atitude melhora a imagem da marca e o relacionamento com investidores. Empresas com esse perfil de impacto conseguem atrair e desenvolver talentos.
Mercados podem ser acessados, bem como oportunidades de negócios podem ser desenvolvidas. Investimentos sustentáveis são um nicho bem promissor. Empreendimentos alinhados com o ESG conseguem alcançar Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O mesmo acontece com a acessibilidade digital. Em virtude disso, negócios inovadores estão sempre alinhados com a ESG e a inclusão no online.
Seu empreendimento conectado com as tendências ESG e ferramentas acessíveis consegue um incrível diferencial competitivo.
Por exemplo:
Um modelo de negócios que vende para pessoas com deficiência atende o critério de “Social” do ESG. Ele agrega qualidade de vida através de soluções mercadológicas.
Quais são os nossos selos que atestam a acessibilidade digital de instituições sem fins lucrativos?
As nossas soluções que posicionam seu negócio como inclusivas e acessíveis são bem mais do que uma tecnologia diferenciada.
Isso porque nós oferecemos nossa tecnologia para instituições sem fins lucrativos incluídas no nosso programa "Trazer para Perto".
O propósito é fortalecer comunidades locais e entregar valor social para todas as partes interessadas do ecossistema de negócios.
Dessa forma, essas instituições sem fins lucrativos conquistam o selo “compromisso com acessibilidade digital - em conformidade com a LBI”.
A estratégia de atestar instituições com selos reforça o nosso comprometimento em associar acessibilidade digital com diversos tipos de organizações.
O que sua marca ganha com isso? Com este selo, a acessibilidade estará cada vez mais associada com impacto e propósito social.
Assim, o dinâmico equilíbrio entre negócios, lucro e transformação social é alcançado. O selo serve para educar o mercado sobre essa conexão e equilíbrio.
De forma indireta, seu sonho empreendedor estará associado com acessibilidade digital, tecnologia e instituições que aceleram mudanças sociais.
Essa partilha de credibilidade serve para agregar em muitos contextos.
Nós oferecemos bem mais do que plugins.
Nossa comunicação serve a muitos modelos de negócios e organizações que querem fazer a diferença na vida das pessoas.
Esse marketing em rede serve para ampliar resultados e facilitar o posicionamento de propostas de valor.
Por fim, cabe dizer que cada empresa compartilha uma história de conexão com outras marcas e clientes.
Sendo uma organização digitalmente acessível, você será uma marca empresarial incluída numa história de conexões e relacionamentos.
Sua inclusão no ecossistema de negócios pode fazer uma grande diferença para a sua reputação, credibilidade e autoridade.
Esteja mais perto da transformação online e seja parte da web inclusiva!
A informação é o petróleo do Século XXI. Por isso, ela precisa estar acessível para diferentes públicos, condições e contextos.
Sua proposta de valor pode ser melhor compreendida por todas as pessoas se seu site oferecer uma navegação e usabilidade acolhedores.
Tendências como o ESG, ODS e a própria acessibilidade digital podem ser incorporadas em qualquer nicho mercadológico.
Afinal, todas as empresas podem e devem oferecer uma jornada digital fácil e prática para as audiências.
Por isso, conte com o nosso apoio e nossas ferramentas.
Venha fazer parte do nosso universo diverso e agregue recursos acessíveis em seu modelo de negócio.
Converse com nossa equipe de vendas.
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